#Big Data – Um passo a frente de você

Sabe quando você pesquisa por um produto e logo aparecem sugestões similares do item procurado? Quando você curte uma página no Facebook e surgem conteúdos similares na sua linha do tempo? Isso te lembra aquela frase: “estou a um passo de você?” Então, esse é um dos princípios e funções do Big Data para o uso principalmente das grandes empresas.

Calma ainda não entendeu o que é o Big Data? Lhe respondo pequeno gafanhoto, TUDO, sabe quando você preenche alguns dados básicos como: nome, telefone, e-mail, são exemplos, ou até mesmo uma pesquisa. Sabe quando você compra algum produto na internet e depois você responde um questionariozinho? Big Data está ali. Todas informações que você deixa na rede são como rastros, esses dados ficam por ai circulando.

Netflix e o Big Data

Vou exemplificar de outra forma. O Netflix é um serviço de transmissão de filmes online em que ele cruza informações do seu Facebook e do seu cadastro nos bancos de dados da empresa. Além do cadastro tradicional, você responde à alguns questionários sobre filmes, marcando em categorias e subcategorias. Acompanhado de informações já adquiridas do cadastro inicial e páginas curtidas do Facebook, o Netflix faz um levantamento no banco de filmes/séries e cruza os dados para apresentar sugestões para o cliente.

Vamos supor que você assistiu ao filme “Harry Potter e a Câmara Secreta”, foi lá deu sua nota pro filme e tudo mais, e você curtiu a fanpage de “O Senhor dos Anéis”, nesse momento o Netflix vai cruzar essas informações e te sugerir um filme no estilo saga similar: “Jogos Vorazes”, por exemplo.

Conseguiram entender melhor como é o Big Data, é meio difícil de visualizar porque não é algo concreto ou que podemos tocar, né?

O Big Data tá por ai, sejam informações de questionário básico ou até mesmo posts que você faz no seu blog, página do facebook e por aí vai. Quando se cruza as informações, quem as usa está a um passo na frente de quem vai receber o algo entende?

Big Data e um teste de gravidez?

A rede americana de lojas chamada Target fez um estudo e acabou descobrindo como fazer um teste de gravidez. Eles perceberam os hábitos de consumo das mulheres grávidas nos primeiros meses de gestação, onde havia um alto consumo de produtos hidratantes e produtos similares. A partir dessas observações, a loja começou a enviar mala direta para essas clientes. Levando ao curioso fato de que a Target descobriu que uma jovem estava grávida antes do pai dela saber.

Todas nossas informações estão ai circulando, e como havia sido dito, elas podem e estão tendo um impacto imenso na ecomimia e nos negócios mundiais. Se você ficou boquiaberto com a história da Target ou até mesmo a do Netflix, imagina o que não está acontecendo nos bastidores.

Existem poucos livros e estudos a respeito sobre o Big Data, já que é um assunto extremamente recente, tanto na tecnologia como na economia e negócios.

Um dos principais livros a respeito sobre o tema é o Big Data: A Revolution That Will Transform How We Live, Work, and Think dos autores Viktor Mayer-Schönberger e Kenneth Cukier.

O livro retrata como é feita a coleta e a “trituração” das informações e como são analisadas de forma rápida. Além disso, os autores tiram conclusões que podem nos surpreender, retratando como esse movimento pode impactar de forma positiva e negativa em vários meios como: comunicação, economia, saúde…

Viktor Mayer-Schönberger é o professor da Universidade de Oxford e sua pesquisa se ​​voltaa no papel da informação em uma economia em rede. Kenneth Cukier é o editor de dados do The Economist e é um dos membros do Conselho de Relações Exteriores.

Se interessou mais sobre o assunto? O livro só está disponível em inglês, mas encontramos um e-book, então rapidinho vai lendo e traduzindo sobre o assunto, o livro é praticamente o único que trata do assunto em diversas vertentes, vale a pena ler.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s