Selfie – Mudando de ângulo

celular-1

Sabe-se que as tecnologias de informação e comunicação tem ocupado, cada vez mais, um papel de destaque na sociedade contemporânea. Ao longo da sua história a humanidade tem se transformado a medida que o homem desenvolve novas tecnologias e se apropria delas para modificar o ambiente a sua volta.

Modificando o ambiente
Você já deve ter tirado uma foto de si mesmo, ou fazendo biquinho, ou rindo, ou #chateado, enfim, não importa como. Aposto que já tirou, né?
Se você nunca tirou, pode ter certeza que já fizeram isso por você.

.Featured image

Mas afinal, o que é selfie?
Selfie basicamente é: Ato de tirar foto de si mesmo e depois (quase sempre) postá-la em uma rede social. Em 2013 ela foi considerada a palavra do ano pelos produtores do dicionário Oxford (dicionário de renome). Em 2014 ela continuou com tudo e mais ampla, com derivações como #shelfie, #gymselfie e outras. Até os animais já entraram nessa…

#Shelfie
Featured image

#dogselfie

Featured image

Relacionando
Semana passada tive a oportunidade de conseguir um ingresso para a peça SELFIE, que fez sua pré estreia aqui em Vitória/ES.

A peça, interpretada por Matheus Solano e Miguel Thiré é uma reflexão de como a sociedade da informação vem interferindo e influenciando as relações sociais em todo o mundo. A falta de diálogo interpessoal no mundo contemporâneo digital.

Cada vez mais temos um mundo voltado para nós, um exemplo disso é o o facebook e o google que fazem uso do filtro bolha para relacionar conteúdos que atendam aos nossos interesses. As lojas americanas se utilizam do Big data para saber o último produto que você pesquisou em seu site e te ofertá-lo mais tarde. Cada um tem um mundo virtual sob medida, o que você mais gosta, o site que você mais entra, produtos que você consome, tudo se torna individual.

O que nos faz esquecer do real, afinal o digital nos acompanha em qualquer lugar hoje em dia. Em casa estamos no computador. Na rua, estamos no celular. Na faculdade/trabalho, no computador e no celular. Não vamos tratá-la como um bicho de sete cabeças, a sociedade da informação pode ser mais positiva e democrática do que já está sendo, basta saber aproveitá-la.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s