O poder/alcance das fan pages da zoeira na era digital

A era digital tornou-se palco para muitas pessoas. Entre os vários caminhos existentes para “aparecer” na mídia, encontra-se a Fan page, ferramenta disponível pelo Facebook que serve para representar na rede social uma empresa, marca ou até mesmo uma banda ou um artista.

O número de criação de páginas no Facebook vem aumentando, e essa é uma ferramenta importante para quem pretende divulgar um serviço ou produto, pois permite uma comunicação mais direcionada de suas novidades e qualidades. ( Número de usuários no Facebook1,23 bilhão de usuários mundiais; 61,2 milhões  são  do Brasil )

As páginas colecionam fãs e não amigos e tem como objetivos: o aumento da audiência (número de curtidas), a interação com o consumidor (engajamento) e o alcance da comunicação (quantidade de pessoas que visualizaram a comunicação)

Devido a facilidade da criação e disponibilidade para qualquer pessoa que possua um perfil no Facebook, a ferramenta começou a ser usada para outras funções, não apenas divulgação de marca ou artista, mas também para difundir conteúdos e ideias. Fruto disso é a diversidade de páginas em rede que vão desde uma página de humor ao de defesa de uma causa.

Vejamos as páginas de “zoação” que existem no facebook como: Gina indelicada, Irmã Zuleide, Não Salvo entre tantas outras que alcançam um enorme número de pessoas. Caracterizadas por uma linguagem simples, clara  e transformando sempre situações atuais em humor, essas páginas vem alterando  a comunicação devido a forma descontraída que abordam assuntos. Nada é tão sério que não renda uma piada.

Seja  pela ironia com assuntos sérios, ou pela forma como tratam questões do dia-a-dia , as páginas vem alçando o seu público e tirando boas risadas dele.

Essa brincadeira tornou-se também negócios para alguns, exemplo disso é a página Dilma Bolada criada por Jerfeson Monteiro que devido a  notoriedade do perfil tornou-se consultor da campanha da presidente, além de ganhar o prêmio de melhor twitter falso pelo Shorty Awards (premiação internacional que seleciona os melhores perfis do microblog).

As fan pages estão aí, gerando novos conteúdos e influenciando esse universo digital, agora é atualizar a timeline e curtir as novidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s