Porque eu não quero 1 milhão de fãs no Facebook

Quem nunca viu isso no Facebook?

Graças a algumas mudanças no algoritmo da rede social, cada vez mais se torna um desafio real atingir pessoas no Facebook. Métricas antigas como quantidade de curtidas, compartilhamentos ou comentários não são completamente abandonadas, lógico, pois são ainda a fonte de propagação de um post. Por outro lado, a palavra do momento é engajamento.

Mas o que seria isso afinal? Onde eu meço o engajamento da minha página?

O engajamento não é mensurável diretamente como curtidas ou comentários. O engajamento depende de uma série de fatores subjetivos, entre eles: envolvimento (número de visitas ao site, tempo médio gasto por página, etc.); interação (comentários em blogs e fan pages, comentários, discussões em fóruns, etc.); intimidade (o sentimento que a pessoa nutre pela marca, positivo ou negativo) e influência (probabilidade da pessoa recomendar a marca).

Para conseguir e manter o engajamento o blog do Scup separou 10 de 25 regras do engajamento em social media escritas por Brian Solis:

  • Defina um tom e uma personalidade que combine com o propósito, a missão e as características da marca;
  • As pessoas esperam interagir com outras pessoas. Por isso, seja agradável, consistente e prestativo;
  • Direcione as conversas de modo que elas reforcem a personalidade e o valor da marca;
  • Agregue valor a cada engajamento, ou seja, contribua para o desenvolvimento e o legado da marca;
  • Respeite a todos e a comunidade de que participam;
  • Seja transparente e humano. Faça isso com base em propostas que gerem valor e soluções;
  • Peça desculpas se for o caso – de acordo com o código de conduta pré-estabelecido;
  • Saiba com quem você está falando e o que ele está buscando;
  • Descubra o máximo possível sobre as intenções que geraram a interação; e
  • Aproveite o tempo para interpretar o contexto de uma situação antes de partir para a resposta.

Mas ter 1 milhão de fãs não ajuda? Ajuda. Muito. Mas o foco não deve ser mais em quantidade, mas em qualidade. Faz muito mais sentido ter uma página com 50 mil pessoas onde 40 mil participam do que uma com 200 mil pessoas onde 10 mil participam.

O segredo é fidelizar seu público.

Fontes:
Fofo: Jair Kobe
Scup
MídiasSociais.net

Anúncios

Um comentário sobre “Porque eu não quero 1 milhão de fãs no Facebook

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s