Criando Novas Ilhas

O mercado musical atual vem sofrendo muito com a queda nas vendas e até mesmo na repercussão dos singles (músicas de trabalho), talvez seja pelos moldes tradicionais ou até mesmo com o advento da era digital, esse mercado vive há um bom tempo o engessamento dos artistas e seus trabalhos. Mas ainda existe uma luz e nem tudo está perdido, muitos artistas buscam através de experiências, em conjunto com seu trabalho musical, um diferencial e uma outra forma de chamar a atenção do público.

O inicio e conceito

tumblr_ndi1ma4VIu1r5rbqmo3_500

O projeto musical e visual iamamiwhoami vem mostrando a cada álbum lançado um novo jeito de se renovar numa era onde as pessoas ainda fazem o download ilegal de músicas. A prova de que o projeto se torna atual, de uma maneira peculiar, vem desde o seu inicio em 2009, quando a plataforma YouTube se concretizava, eles lançaram vídeos virais para chamar a atenção das pessoas para a proposta que eles queriam apresentar.

Uma série de vídeos nos quais não faziam muito sentido, por apresentarem cenas aleatórias que envolviam cenários naturais, misteriosos e uma linha de roteiro “aleatório”. Como parte do suporte, os vídeos virais eram mandados para blogs especializados na área musical para que eles postassem tais conteúdos como forma de difundí-los.

Enquanto isso os vídeos eram liberados como pistas do que estava por vir, criavam especulações de que seria parte do projeto novo da cantora Christina Aguilera e até da Björk. Com o andar dos vídeos, foi-se apresentado o primeiro episódio (videoclipe) da serie multimídia de iamamiwhoami.

A partir da revelação da experiência multimídia e o uso massivo do YouTube tornou parte do projeto um grande atrativo e diferencial, a cada música lançada funcionava como episódio do universo criado  por Jonna Lee e co-produzida por Claes Björklund. Ocorrendo de forma independente, ou seja, sem apoio de uma grande gravadora por trás, você deve se perguntar: Como eles conseguem produzir vídeos e músicas sem o apoio delas?

Para que tudo isso possa acontecer e sem apoio de uma grande gravadora, iamamiwhoami usa a proposta de crowdfunding (financiamento coletivo), onde os fãs ajudam com contribuições financeiras para que as música e produções de vídeos sejam feitos. Um ponto muito importante, pois o fã ou colaborador se sente parte do projeto, fica aquele sentimento de “tem uma ajudinha minha ai”.

Tudo Azul tumblr_neliivvJaF1r5rbqmo1_r1_500 Nesse ano de 2014, foi lançado o episódio fountain e logo em seguida começou-se a especular de que o projeto estava a todo, e que uma nova fase (a terceira fase e terceiro cd) estava por vir. Na mesma linha dos álbuns anteriores, vídeos/episódios foram lançados ao decorrer do ano de 2014 até chegar ao lançamento do álbum. Intitulado de Blue, o terceiro álbum do projeto, apresenta músicas com sonoridades que te lembram do mar e cenários dos clipes carregados de natureza e muito mistério.

que tem de tão inovador nesse projeto?

tumblr_neoc9tBPXb1roalv2o1_500 Como citado, ele caminhou juntou com a plataforma YouTube, o que já gera um interesse e até um acesso mais facilitado para o grande público. Na sua terceira fase, foi apresentando a cada episódio uma musica nova, disponibilizando os singles em diferentes plataformas como o recente Spotify e até o iTunes, e continuando pelo YouTube.

Com o lançamento mais próximo foram anunciadas as plataformas que seriam utilizadas: CD Fisico, Vinil, Download no iTunes, transmissão ou stream (Spotify, Deezer…), e o island. O uso de diversas plataformas mostra que iamamiwhoami está atenta aos acontecimentos no mercado musical, mesmo que seja com plataformas que estão em ascensão como o Spotify.

A diversidade de plataformas proporciona diferentes experiências. Por exemplo, quem compra a versão do iTunes ou escuta a transmissão do Spotify vivencia uma experiência comum do CD, diferente de quem compra a versão física e o Island, onde você tem uma versão intitulada de “Nonstop” onde as músicas possuem transições e você tem a nítida impressão que elas ligadas umas a outra. Proporcionando diferentes formas de você vivenciar o projeto, iamamiwhoami vem também com a ideia de atiçar a curiosidade das pessoas, pois cada versão do projeto pode vir de forma diferente, mesmo que seja uma experiência para lado musical ou visual diferente. O “Blue – Island” é uma plataforma criada em um site para que quem comprasse essa experiência vivenciasse uma nova visão do projeto. Você compra essa versão e é disponibilizado para você um login e senha para que tenha acesso ao site. Lá você encontra o seguinte mapa: tumblr_netlmilsYM1qb7k1zo1_1280 De forma interativa com a história conceitual do álbum e as musicas, você tem acesso a inúmeras coisas apresentadas para que tenha uma interação maior com o projeto, ou seja aquilo vai além do simples fato de escutar música. De acordo com tempo, mais conteúdos para os usuários serão disponibilizados de acordo com o andamento do projeto.

Projetos como esse e de forma tão independente mostram que o publico ainda compra música, porem se busca novas maneiras de escuta-las, o ouvinte quer fazer parte do projeto, quer aquilo como algo tátil mesmo num universo digital. O projeto Iamamiwhoami não é o único que buscou plataformas diferenciadas para alcançar fãs e públicos diferentes, temos a cantora Björk que junto com seu último álbum Biophilia lançou um aplicativo que você poderia interagir com instrumentos usados por ela no álbum, ou até mesmo  Radiohead com seu recente aplicativo psicodélico.

As plataformas tradicionais da música ainda funcionam no mercado, porém quando se busca inovações e interatividade principalmente na era digital, como já dito, o público busca fazer parte daquele momento, ele quer se integrar ao artista, hoje em dia estamos mais próximos dos nossos artistas com plataformas sociais (twitter, facebook, instagram…) mas fazer parte daquele projeto musical dele pode tornar a experiência mais vívida e com maior interação com público. Hoje existem infinitos meios de se produzir a interação com público, que vão desde a plataforma website como até mesmo aplicativos para smartphones e tablets cabem a cada artista vincular seu projeto à plataforma que melhor lhe cabe. tumblr_n9si63U6en1r5rbqmo1_500

Ficou curioso sobre o universo iamamiwhoami? Que tal dar uma escutada no ultimo lançamento?

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s