Post do Seu Joãozinho

Personalidade da Página – #oqueNÃOfazer

Seu Joãozinho, empresário, tem um barzinho no bairro X, muito frequentado durante a semana por aposentados e desempregados.

Seu Joãozinho decide criar uma fanpage no Facebook e divulgar seu barzinho, porém, ele não lê o #NCDFAESA e não sabe como agir nas redes sociais. Graças a isso, Seu Joãozinho cria de qualquer jeito a fanpage de seu bar “De Frente Pro Futuro” e começa a convidar clientes para conhecer seu bar.

Post do Seu Joãozinho
Bar do seu Joãozinho, empresário que não sabe usar as redes sociais a seu favor

A atuação digital de Seu Joãozinho, não funciona. Ele tenta se comunicar com o público de forma errada: muito sério e sofisticado.

Grande erro do Seu Joãozinho.

Como descrito antes, ele não seguiu a primeira regra de uma série que veremos a partir de agora aqui no NCDFaesa:

Todo mundo adora a fanpage da Prefs e do Guaraná Antarctica. As duas páginas alcançaram tamanha notoriedade usando de bom humor e linguagem informal para interagir melhor com seus seguidores, mas será que essa fórmula funciona pra todo mundo?

É claro! Que não. Por mais óbvio que possa parecer, é sempre bom lembrar que a fanpage é uma extensão da marca/empresa no meio digital, sendo assim, não faz sentido uma página de um escritório de advocacia interagir por meio de memes ou “zuera” (clique aqui para entender o que é zoeira).

O planejamento de como será desenvolvida a estratégia de atuação digital antes mesmo da existência da fanpage é fundamental. Objetivos muito bem definidos devem ser traçados e os posts da página devem seguir essa linha de raciocínio.

É normal que com o tempo a página vá se adaptando ao seu público e naturalmente evolua para um estilo que agrade ao seu consumidor sem se desalinhar com a imagem da marca. Isso pode acontecer de médio a longo prazo, mas não deve acontecer de forma brusca nem forçada, deve ser natural.

Os objetivos da página devem ser muito bem traçados, mas nada impede que novos objetivos sejam definidos e antigos sejam descartados com o tempo.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s