Medalha de ouro para o Brasil na categoria interação com marcas no Facebook

Quem nunca curtiu uma página/postagem de alguma marca ou celebridade nas redes sociais? Não adianta negar, temos feito isso sim e muito.

Um estudo realizado pelo Facebook com o apoio do Instituto Ipos  (Instituto Pesquisas de Opinião) revela que nós brasileiros temos dedicado uma boa parte do tempo em páginas comerciais. Curtir, comentar e compartilhar são verbos em total atividade na nossa vida virtual.

De toda a América Latina o Brasil é o país que  mais interage com perfis virtuais na rede. Na pesquisa os brasileiros ainda levam a medalha de prata no quesito influência por marcas, na diferença apenas de 1% em relação ao Chile (Chile 68% – Brasil 67%). As ações das marcas e amigos no Facebook tem influenciado no comportamento do consumidor e isso ultrapassa o meio virtual.

A interação é analisada por atos como: ler conteúdos, olhar páginas com celebridade/figuras públicas, curtir marca ou empresa, comentar ou compartilhar conteúdo.

Entenda melhor abaixo com o gráfico:

                          Sem título

Confira todos os gráficos aqui.

 

A pesquisa ainda revela que 3 em cada 5 brasileiros interagem com as marcas na rede social. Segundo o  levantamento que mostra o perfil de interação dos latinos americanos, 67% do brasileiros são influenciados por marcas ou ação de amigos no Facebook; 44% curtem uma marca ou empresa na rede social e 41% leem continuamente conteúdos de marcas no Facebook.

De acordo com esse estudo pode-se concluir que existe sim o interesse do público em interagir com as marcas (brand content). As pessoas estão consumindo as informações disponibilizadas, mas obviamente quando o conteúdo fornecido se alinha aos interesse particulares do consumidor e não são apenas propagandas e comunicações institucionais.

Surge então um grande desafio para as empresas: atender na comunicação as expectativas do consumidor virtual para que a interação seja mantida.

Para alcançar esse objetivo as empresas estão traçando diferentes tipos de estratégias. O Facebook tem apostado no storytelling, especialmente em vídeo. Acredita-se que o vídeo é hoje uma das mais poderosas ferramentas de envolvimento da audiência e sua mensagem pode ser entregue em qualquer dispositivo (celular, tablet..) no lugar onde ele passa mais tempo: o feed de notícia.

Antonio Barczinski, gerente de pesquisas do Facebook para a América Latina.

 

Fontes:

Brainstorm9

G1

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