Interação com fãs e seguidores – #oqueNÃOfazer

Depois de aprender que sua fanpage deve refletir a personalidade de sua empresa, Seu Joãozinho, o dono do bar De Frente Pro Futuro, enfrenta um novo dilema: como interagir com as pessoas que agora acessam sua página?

Como seus clientes são todos do bar, ele decide que uma abordagem descontraída é a forma ideal de interagir com seus seguidores. Para isso, Seu Joãozinho posta diariamente piadinhas sobre bêbados.

Seu Joãozinho costuma postar piadinhas de bêbado em sua fanpage.
Seu Joãozinho costuma postar piadinhas de bêbado em sua fanpage.

Os posts sobre bêbados de Seu Joãozinho, acabam ofendendo os frequentadores de seu barzinho que, revoltados, começam a se manifestar negativamente por meio de comentários na fanpage do bar. Ele não tem paciência com seus clientes, então criou uma resposta padrão (“Obrigado pela opinião, trabalharemos para melhor atendê-lo (a).”) para copiar e colar para os clientes quando não os ignorar.

Grande erro do Seu Joãozinho².

Dessa vez, ele não seguiu à segunda regra:

Quando as pessoas interagem com uma marca ou instituição, de certa forma se sentem interagindo com alguém importante, portanto, toda interação surte efeitos aumentados: uma resposta seca ofende em dobro.

Todo cuidado é pouco na interação com as pessoas em uma fanpage; ninguém vai culpar o estagiário ou a agência. A conduta quando fria e impessoal é associada à marca. A não ser que o objetivo seja perder fãs, nunca é uma boa ideia ignorar os seguidores ou  tratá-los com ignorância.

Com isso, não estou dizendo que as páginas devem babar seus seguidores e responder à todas as solicitações e comentários. Nem que a relação com as pessoas que consomem o conteúdo deva ser de amizade. A fanpage precisa manter sua personalidade e pode o fazer simplesmente usando de cortesia no trato com essas pessoas.

Todos gostam de se sentir bem atendidos, independente do meio.

Vale lembrar que a simples interação direta com as pessoas gera mídia espontânea. Quem não iria querer mostrar pros amigos que interagiu com a fanpage do bar do Seu Joãozinho? Ao fidelizar seguidores e identificar os formadores de opinião, fica muito mais fácil saber como produzir e direcionar os posts, e dessa maneira, melhorar o engajamento dos seguidores e a visibilidade da página.

Por mais clichê que seja dizer isto, lembre-se: qualidade é melhor quantidade.

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