O Leitor e Sua Experiência

Cada narrativa é escrita tentando se adaptar a um certo público. A história de um livro pode ser escrita na primeira pessoa ou na terceira, escrita no passado ou no presente, além de algumas vezes ser escrita por dois pontos de vistas diferentes, tendo assim cada leitor uma experiência única de leitura.

Pensando em levar essas experiências a um nível mais complexo, autores buscaram na música, nos vídeos e nas redes sociais formas de complementarem suas histórias e aproximarem-se de seu público por um período que vai além da leitura.

824508

Neste post analisamos as ações da autora Coolen Hoover, para a divulgação do livro Maybe Someday, publicado em 2014. Muitas dessas ações foram feitas em parcerias com os book blogueiros, porém todas elas podem ser encontradas na página do Goodreads de cada autora e nos sites e demais redes sociais. Muitas das ações que esses autores realizam, são “copiadas” por outros autores.

08539305356c9bd03229a33b955f6f9e

– Antes do livro ser publicado:

Nos meses que antecederam a publicação oficial de seu livro, a autora disponibilizou teasers em imagem para a contagem regressiva do evento, afim de que os interessados e apaixonados começassem a ficar instigados a ler e saber mais dos personagens.

Na semana anterior a publicação os blogueiros conhecidos e que possuem contato com a editora e estão no seu mailing receberam o ARC Edition, uma edição anterior a final para que eles pudessem ler e postar sua opinião no dia oficial a divulgação ou na mesma semana.

– Livro publicado:

05997bf4d12dcd649d38622d8b967d53A autora neste livro fez uma surpresa aos seus leitores. Além de compor todas as músicas, letras disponíveis ao longo da história, em parceria com o cantor Griffin Peterson, na compra do livro o CD com as composições vinha de brinde e também podiam ser escutadas no site oficial do livro.

Tendo grande parte do seu público, que estavam ansiosos para o dia, lido a história, começam a aparecer os gifs e imagens mostrando reações à narrativa ou a partes desta.
8846957

– Relacionamento contínuo nas redes sociais:

8871545Passando todo o fogo e os primeiros lugares nas listas de mais vendidos, a autora buscou no seu Facebook e Twitter Oficial postar pedidos aos seus seguidores de imagens e nomes de artistas “ideais” para interpretar a história, caso virasse filme, montagens de imagens que lembrasse momentos do livro e etc.

Mesmo esta semana, tendo o livro completado 1 ano, há giveaways, imagens e etc constante deste e dos demais livros da autora.

8901672

Extra 1: The One (The Selection Series #3) por Kiera Cass

A autora Kiera Cass, meses antes do lançamento de cada livro da série A Seleção, postava um trailer em que podiamos ter uma ideia do mundo e dos personagens.

Extra 2: Fuel The Fire (Calloway Sisters #3) por Krista e Becca Ritchie

13778497Para Fuel The Fire, que será publicado no dia 03 de Abril deste ano, já pode ser encontrado, como forma de divulgação, os teasers, cover reveals e gifs de fãs desesperados.

Seja com música, vídeo ou outras mídias são infinitas as formas que editores e autores estão aproximando e fidelizando seu público nas mídias sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s