Ed Motta e a conversa nas redes sociais

Polêmica:
Ontem (09/04), às 8h04, o carioca Eduardo Motta, mais conhecido pelo nome artístico Ed Motta, se envolveu numa polêmica nas redes sociais. Pelo seu perfil no Facebook o cantor postou informações sobre a sua turnê europeia, intitulada Ed Motta Europe Aor Tour 2015. No momento em que este texto estava sendo escrito, o post tinha mais de 18,4 mil curtidas, 33 mil comentários e 11,5 mil compartilhamentos.

Conhecido por músicas com uma pegada para soul, funk e jazz (estilos que têm origem nas camadas mais populares do EUA) o cantor, declarou em sua página, que sua turnê não é para pessoas que não possuem fluência no inglês. Segmentando seu público como aqueles com um perfil culto e informado (mais abaixo você encontra o texto na íntegra).

É interessante analisar a repercussão e as diferentes interpretações que uma simples postagem pode ter. Vários sites de notícias abordaram o assunto, onde o Buzz Feed chegou a fazer uma lista com outras 10 polêmicas que o cantor se envolveu. Além disso podemos encontrar mensagens das mais variadas possíveis: apoio, repúdio, ódio, ofensas, pensamentos semelhantes, piadas etc.

Segundo Raquel Recuero, no livro A Conversação em Rede: Conversação Mediada pelo Computador e Redes Sociais na Internet o ambiente da conversação mediada pelo computador possui as seguintes características: o ambiente da conversação, unidade temporal elástica, conversações públicas e privadas, a representação da presença e migração e multimodalidade.

Dentre essas características, podemos destacar as seguintes:

Ambiente da conversação: a primeira mudança no processo de conversação mediada pelo computador é a utilização e a criação de um novo ambiente de conversação. Trata-se de um ambiente mediado, que possui características e limitações específicas, que serão apropriadas, subvertidas e amplificadas pela conversação. E, por isso, muitos rituais construídos no espaço digital perpassam várias ferramentas utilizadas para a conversação.

Isso significa que devemos ter cuidado com as informações que postamos nas redes sociais. Esse conteúdo pode ser alterado, interpretado fora do seu contexto e compartilhado de maneira diferente do seu significado original. No caso do cantor, na hora da postagem ele estava enviando essa mensagem para os mais de 390 mil internautas que o seguiam no Facebook, fora as pessoas que seriam atingidas pelo compartilhamento e repercussão desse comentário.

Outra característica, a das conversações públicas e privadas, dizem respeito ao poder que as conversas tem de migrar para diferentes públicos e plataformas. Assim, por exemplo, ao postar um comentário público em uma conversação que acontece em um fórum da Internet, um determinado ator toma parte em uma conversação pública, pois qualquer outro participante pode tomar o próximo turno e ter acesso ao que foi publicado.

E por último, mas não menos importante, a unidade temporal elástica. Uma coisa é você tropeçar na rua, cair no chão e ninguém presenciar isso. Você acaba passando vergonha sozinho, sem o constrangimento de uma pessoa assistindo isso. Outra coisa é um indivíduo fazer um vídeo desse vexame e subir ele para o Youtube. Essa informação pode ser acessada a qualquer momento de qualquer dispositivo. O mesmo acontece com a postagem do Ed Motta, mesmo que ele apague essa informação, diversos internautas já fizeram um print disso e armazenaram essa postagem para usos futuros.

tumblr_lwobcxs4xe1qghyiqo2_500

Veja abaixo o texto na íntegra, postado pelo cantor, e a repercussão do caso:

OBS = conforme venho avisando aqui nos últimos 3 anos, eu agradeço e fico honrado em ser prestigiado pela comunidade brasileira, mas é importante frisar, não tem músicas em português no repertório, eu não falo em português no show… Preciso me comunicar de forma que todos compreendam, o inglês é a língua universal, então pelo amor de Deus, não venha com um grupo de brasuca berrando “Manuel” porque não tem, e muito menos gritar “fala português Ed”… O mundo inteiro fala inglês, não é possível que o imigrante brasileiro não saiba um básico de inglês. A divulgação da gravadora, dos promotores é maciça no mundo Europeu, e não na comunidade brasileira. Verdade seja dita, que meu público brasileiro de verdade na Europa, é um pessoal mais culto, informado, essas pessoas nunca gritaram nada, o negócio é que vai uma turma mais simplória que nunca me acompanhou no Brasil, público de sertanejo, axé, pagode, que vem beber cerveja barata com camiseta apertada tipo jogador de futebol, com aquele relógio branco, e começa gritar nome de time. Não gaste seu dinheiro, e nem a paciência alheia atrapalhando um trabalho que é realizado com seriedade cirúrgica, esse não é um show para matar a saudade do Brasil, esse é um show internacional. Que desagradável ter que toda vez dar explicações, e ter que escrever esse texto infame…

A artista chegou a compartilhar uma postagem de sua esposa, defendendo o cantor:

As pessoas estão me perguntando como consigo conviver com opiniões tão diferentes das que prego por aqui, dadas pelo Ed Motta ontem…
Só mesmo quem não o conhece para ter esse tipo de questão. Justa, claro.
No entanto quem já esteve com ele sabe que é uma pessoa doce, amável, um brincalhão. Atento ao bem estar dos que o cercam. 
Quem o conhece, fica chocado e tenta defendê-lo por saber que algo de errado está acontecendo. 
Enquanto isso, muitos que o massacram estão no FB postando frases bonitas mas vivendo no esquema “não adianta fazer yoga e não cumprimentar o porteiro”. 
E eu digo mais: conheço muito militante de esquerda com essa atitude também. Pessoas que dizem uma coisa e fazem outra.
Infelizmente o Ed cai no oposto dessa conduta:
– Não adianta ser uma pessoa cem por cento com o próximo e atirar pedra nos que estão à distância.
Erra ao se colocar como vilão, coisa que está longe de ser na realidade.

Repercussão:
Logo após a publicação foi inundada por comentários e críticas, e Ed Motta, que estava com o tempo livre no dia, resolveu responder a muitos deles. As respostas mantinham o que ele havia afirmado em sua observação no post. O cantor continuava defendendo sua opinião e apontando outras críticas em relação a população brasileira.  

Untitled

Polêmica no passado:
Não é a primeira vez que Motta causa polêmica em sua página. Em 2011, postou que “o povo brasileiro era feio” e que “São Paulo é pertinho do Brasil, todo mundo fala português e não exigem visto de entrada”. Na época a reação dos internautas, foi crítica e imediata, ao que o artista respondeu que “vivia em uma cultura superior, melhor do que a da maioria dos brasileiros”. Dessa vez o cantor precisou se desculpar devido a péssima repercussão do post.

 Arrependimento:
“Apesar de ter sido brincadeira reconheço que fui infeliz nas declarações. Todo mundo erra e eu não sou diferente. Triste com isso”, disse em mensagem publicada no Twitter.

Esse acontecimento foi base mais comentários no atual post

 Untitled2

Indignação:
Brasileiros indignados com o tom de reclamação do cantor se manifestaram. 

Untitled3

A favor:
Outros apoiaram a atitude do cantor.

Untitled4 

Dentre os portais de notícias que repercutiram a postagem, podemos destacar.
(clique nos nomes para abrir as notícias)

O Globo, Terra, Veja, Folha de São Paulo, Pragmatismo Político, Revista Fórum e o Buzz FeedO BuzzFeed aproveitou e ainda “relembrou” 10 polêmicas a respeito do cantor.

Para refletir mais sobre o assunto, sugerimos que você leia a postagem do Alex Antunes no seu blog hospedado no Yahoo Notícias.

Nossa opinião sobre o assunto? Devemos sempre lembrar que a conversa em redes sociais é direcionada para os mais variados públicos. Qualquer vírgula fora do lugar, ou um comentário mais incisivo são motivos para grandes “polêmicas”. Você vai encontrar o amor e o ódio caminhando lado a lado. Ed Motta e os imigrantes brasileiros que o digam.

Ok.

ctfUI

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s