YouTube apresenta: 180, 180…360

Além do dia a dia, em algum momento da sua vida você teve contato com o 360º, seja na matemática, girando no próprio eixo e até mesmo por meio de vídeos. Em algum verão em uma cidade do litoral ou ida em alguma comunidade no interior, onde pequenos parques de diversão se fazem presente, o cinema 360º estava lá.

pião-do-baú-o

E roda o pião!

A tecnologia começa a se fazer presente na nossa atualidade através principalmente dos vídeos clipes, com sua linguagem aleatória e curto tempo de duração, filmagens em 360º tem sido a cereja do bolo de vários artistas.

E como funciona?

No nosso cotidiano quando queremos ver a nossa volta, geralmente nós viramos no nosso próprio eixo, fazendo 360º. Nas telas e vídeos funciona basicamente da mesma forma, entretanto, troca-se o corpo humano por uma câmera que geralmente tem inúmeras outras posicionadas em vários ângulos e que filmam simultaneamente.

megumi_no_hito_gif_2_by_miisan-d49tu6l

A cantora japonesa Koda Kumi, recentemente lançou um dos clipes mais interativos da história da música. Em uma parceria com uma grande produtora e empresa ligada a tecnologia 360º, eles fizeram um vídeo clipe onde você coloca um capacete e conforme você faz os movimentos com seu corpo e rosto a câmera se mexe para todos os ângulos. Tal feito foi apenas mostrado numa feira de tecnologia, mas o clipe está disponível para todos.

Dance In the Rain – Koda Kumi

Os japoneses não param, e anos antes da Koda Kumi mostrar tal coisa, outra cantora japonesa também utilizou a câmera 360º como um meio de ter um diferencial. O vídeo clipe inteiro foi gravado com a câmera e é claro que não existe interação, os cortes são feitos pelo diretor, já que na época não possuía tecnologia de interação acessível.

NaNaNa – Ayumi Hamasaki

tumblr_m76uccQIBC1r31q91o1_500

Vendo o mundo em vários ângulos

O Google já faz uso dessa tecnologia a um bom tempo, e talvez você nem tenha se tocado disso com uma coisa que com toda certeza você já fez uso: o google mapas.

Anos atrás o Google rodou boa parte do mundo com seu famoso carro e a câmera, a diferença que ela fotografa ao invés de filmar. Caso não tenha utilizado é muito simples, digite qualquer endereço, por exemplo o da sua rua e nas opções de visualização vá em “Google Street View”.

Ele vai dar visão 360º da sua rua, onde você vê em primeira pessoa, ou seja, parece que você mesmo está enxergando.

O Google não para

Quem acompanhou o crescimento do YouTube, deve lembrar que a única funcionalidade dele era apenas mostrar vídeos, hoje em dia ele virou plataforma músical e até local para o aluguel de filmes.

Com a vinda de novas tecnologias mais alcançáveis ao grande público, ele liberou a execução de vídeos em HD que se iniciou com 720p e hoje em dia é possível subir vídeos de até 4K e caso você queira mais é possível ainda subir vídeos em 3D.

180, 180…360.

Candace_Rebolando_(Esquilos_na_Calça)

Em uma questão de tempo o YouTube apresentou o suporte para a tecnologia 360º. A ideia deles é transformar vídeos e principalmente shows numa coisa mais interativa para quem está na frente do computador.

O Google informou que em breve dará suporte para aparelhos da Apple como iPhones, iPad e afins, mas enquanto isso não ocorre vocês podem ver a playlist a seguir com vários vídeos em 360º.

No canto superior do vídeo existe um navegador, com setas para cima e baixo, direita e esquerda. Você executa o vídeo e vai apertando os botões conforme ele passa.

Ainda existem barreiras para que todos nós possamos utilizar tal tecnologia, uma delas é o equipamento que é muito caro e não está acessível aos bolsos dos meros mortais. O intuito disso tudo é tornar a experiência dos videos ainda mais interativas com público. Imagina em breve ver uma propaganda com o ambiente completo? Ou até mesmo marcar presença em um show sentado ou deitado no conforto do seu lar e observando tudo.

Esperamos que cada vez mais, tal ferramenta seja utilizada por diversos meios e trazendo o seu diferencial. E você, gosta da experiência proposta pelo YouTube?

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s