Arte, cultura e tecnologia – Tudo em uma só rede

Viva la arte!

A arte com o passar dos anos foi se construindo com a sociedade, trazendo em suas características traços da realidade da época. Onde os artistas buscam meios mais relevantes para se criar e expor,tanto as obras feitas digitalmente,online, como obras feitas offline,graffites,esculturas etc. Não seria diferente nos anos 90, com a chegada da internet e dos computadores, ela logo se deu conta da novidade e já foi criando novas formas de ver o mundo.

Me lembro muito bem de quando eu era apenas uma criança, que adorava colorir, pintar, brincar, me divertir etc.. E em 1997, meus pais resolveram comprar um computador. Recordo-me que na época era tudo novidade, poucos softwares existiam, não era esse universo de possibilidades que existe hoje. Aquilo era tão novo e tão legal, que passamos o dia juntos, descobrindo a mais nova “ferramenta do homem”. Inicialmente, logo quando meus pais compraram o computador, não tínhamos nada, nem internet (Ainda era discada rs) , então nos restou explorar o que havia disponível naquele momento. O que tinha?  Jogos, calculadora, bloco de notas e outros acessórios e ele, O PAINT!

Ah, O Paint…

Featured image

Vai me dizer que você nunca usou ele? Não acredito… Nem pra cortar aquela sua foto de perfil pra usar no Orkut?  E o mapa da sua casa pra festinha de sexta à noite?  Rs sabia! Pois é, difícil achar alguém que não o conheça.

Featured image

O Paint é basicamente uma releitura das ferramentas que utilizamos quando éramos pequenos , na escolinha, logo quando aprendemos a desenhar ,pintar, cortar, colar, rabiscar a folha de papel…  Quando vi aquele programa pela primeira vez  fiquei doida. O que era aquilo, uma telona conectada a um caixote onde através de um mouse podia-se desvendar milhares de possibilidades criativas com alguns cliques.E apesar da falta de jeito, eu com meus poucos 6 anos de idade consegui manusear ,criar e me divertir com aquilo. Tomei tanto gosto pela coisa, que aos 10, resolvi produzir meu primeiro convite de aniversário, todo feito no Paint (muito luxo, né?).

Esse foi meu primeiro contato com um software voltado para criação, desenho e arte. Hoje as possibilidades de softwares são infinitas, tanto via web como em sua área de trabalho.  O que mudou foi a forma de produzir e consumir arte, com a internet, a conexão em rede, tornou-se possível a democratização da arte. É possível  ter acesso a arte digitalizada, obras originais de museus famosos, a web arte, a arte digital, pintura digital etc… São inúmeras as opções.

Featured image

Um exemplo do acesso a grandes museus,obras de artes famosas e artistas,  é o Google Art project. A ideia é disponibilizar arte de todo o mundo para todo o mundo. Sim, parece redundante, mas essa é a ideia do Google Art projetc. Como já foi falado, a arte carrega em si parte da história, da época, da cultura de um local.É um reflexo representativo de um momento presenciado. E poder ter esse sensação, apreciar e saber mais sobre artes obras de todo o mundo é o que esse projeto do Instituto Cultural Google vai te proporcionar. Basta entrar e escolher por onde quer começar a explorar as reproduções imagéticas e tridimensionais, Palácio de Versalhes na França ou Museum of Modern Art (MoMA) em Nova Yorque?  Que tal os dois?

“TECHNOLOGIES THAT MAKE THE WORLD’S CULTURE ACCESSIBLE TO ANYONE, ANYWHERE.”

Featured image

Mas se engana quem pensa que tudo isso é Web arte. Existe uma diferença entre o que foi gerado na rede para a rede e o que foi gerado fora da rede e inserido na rede. A web arte é a forma mais pura dessa novo movimento artístico moderno.

O que é Web Arte?

 “Web arte ou webarte é uma categoria de arte computacional que só pode ocorrer em redes de computadores. Sua principal característica é a interatividade, por meio da qual o interagente, atuador ou usuário modifica o conteúdo do trabalho, em tempo real, de modo a transformar o evento em função de sua participação.”  Resumindo, Web arte é a arte criada em rede que possui como principal característica a interatividade.

Separamos uns sites sobre o assunto para você:

WebArte.BR

Esse site brasileiro é um exemplo de Web arte, são 10 artistas que fazem arte a partir das informações e dados que a rede fornece. São obras

Featured image

Brendan

Brendan é um designer e artista intermídia do Reino Unido,que consegue nos enfeitiçar com seu trabalho. Através da programação combinada com o design e a criatividade,ele cria diferentes interações. Não se fecha somente a Web arte, como na descrição dele, em seu site, ele busca uma união do digital e do analógico.  É difícil escolher qual é o mais legal.

Featured image

FILE

Outro exemplo bem legal é o site do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. Esse site reúne diversas criações de diferentes artistas que já participaram dos festivais ao redor do mundo. São vários tipos de interações artísticas de todo o globo terrestre, que vão de pisos interativos a comandos de voz que reproduzem uma imagem abstrata ao serem usados.

Featured image

Um exemplo pescado do site é o NerdHerder – Que “é um um novo tipo de jogo de quebra-cabeça envolvendo realidade aumentada e o controle de movimentos. Junte nerds em um escritório perturbador e ajude-os a driblar os gerentes, a lidar com a papelada chata, a superar o medo de esportes e a achar donuts, café e brinquedos tecnológicos!”

ISM

 O ISM busca colocar essa temática da criatividade em rede e a inovação em debate a fim de utilizar esses meios como desenvolvimento social. “O Instituto Sergio Motta é um centro de projetos e debates voltados ao uso criativo da tecnologia e à inovação. Efetiva ações que unem as tecnologias de telecomunicação com o setor cultural e social, fazendo com que essas novas tecnologias ajudem no desenvolvimento da sociedade, em consonância com as exigências do nosso tempo.”

Deu pra ver que a arte não tem limites, não é mesmo?

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s