Os Campeões da Web

Webby Awards Logo

The Webby Awards

The Webby Awards é a principal premiação internacional da internet. Estabelecido em 1996 durante o início das atividades do mundo web, o site celebra o seu 19º aniversário de premiações anuais. Assim como o Oscar está para o cinema, o Webby Awards está para a internet.

O prêmio é apresentado pela International Academy of Digital Arts and Sciences, IADAS. A academia seleciona os nomeados e os vencedores tanto do Webby Awards como do The Lovie Awards, que é a maior honraria da comunidade web europeia similar ao Webby Awards, que através de boletins informativos, palestras, colaborações e eventos buscam fomentar o compartilhamento de ideias e informações. O corpo integrante dos jurados é formados por membros executivos, líderes do setor web, figuras de negócio, celebridades criativas, visionários e entendidos, além dos ganhadores e nomeados dos prêmios passados e outros profissionais da internet.

Seguindo o crescimento da internet, o prêmio aponta os destaques em cinco principais categorias cada uma, por sua vez, incorpora uma série de outras, são elas: Websites, Online Film & Video, Advertising & Media, Mobile Sites & Apps e Social. Em cada categoria existem dois tipos de premiação, The Webby Award e The Webby People’s Voice Award, que são basicamente os vencedores de acordo com os jurados e os vencedores conforme a votação do público. São acumulados milhões de votos durante cada ano na escolha popular.

Dentre os vários temas e categorias premiadas pelo Webby Awards selecionamos alguns para comentar né pow!

Google Art, Project Street Art

Webby Awards Street Art Project

A plataforma criada pela Google, ganhadora do prêmio People’s Voice na categoria de Website mais especificamente na subcategoria Arte, expõe e valoriza a arte urbana, especialmente o grafite. No site é possível ouvir breves histórias por trás das obras usando a própria ferramenta do Google Street View. Ver exposições online dos principais artistas urbanos. O site aponta as mais famosas obras de rua por meio de um mapa com a indicação da quantidade de trabalhos e pelo país onde a composição está. Em outra seção bem curiosa, as composições “ganham vida” quando são transformadas em Gifs, e em dois vídeos no site, apenas, podemos acompanhar o processo de produção de uma das obras de duas artistas. O recurso do Street View utilizado para mostrar a arte de rua parece óbvio, mas produz outro significado para a ferramenta, ela passa a atuar como parte integrante da arte.

How are Samurai Films Responsible for Star Wars?!?

A animação do canal CineFix no YouTube, Webby Winner na categoria Online Film and Video, conta como os filmes de samurai influenciaram a produção da franquia Star Wars. Os desenhos são no estilo “draw my life”, divulgado principalmente pelos youtubers. A animação apesar de objetiva, aproximadamente 8 minutos de vídeo, conta de forma resumida todo o contexto histórico do Japão pós-guerra e a influência dos Estados Unidos no desenvolvimento do país e principalmente a presença dos filmes americanos e sua interferência nos cineastas japoneses.

Acredita que no Japão houve uma época em que expressar qualquer forma de propaganda imperial era proibida? Ou seja, filme de samurai que é bom nada né.

samurai

Pepsi Max Unbelievable Bus Shelter

Campanha Webby Winner na categoria Advertising & Media de realidade aumentada foi desenvolvida pela agência britânica AMV BBDO para a Pepsi Max. Foram instaladas câmeras em um abrigo de ônibus para ver a reação das pessoas e um painel com a mídia DOOH, Digital Out Of Home, cujo principal objetivo é o de fazer a comunicação e publicidade das marcas. No caso, foram usadas câmeras que gravavam o lado externo do painel em tempo real e a imagem era exibida na parte interna, logo, quem estava no ponto de ônibus tinha a impressão de que o painel era transparente. Situações inusitadas eram inseridas no painel dando a impressão de que o que foi mostrado estava realmente acontecendo.

Two Dots

Two Dots

Ganhador do prêmio Webby Winner e o People’s Voice na categoria de Mobile Sites & Apps como melhor design visual estético. O TwoDots é um game gratuito no estilo de puzzle desenvolvido principalmente para smartphones. O jogo possui um visual bem simples, porém peculiar, não à toa foi ganhador. Durante a pesquisa para esse post foi com certa satisfação que vi que o jogo foi vencedor, de forma que assumo papel de fã.

TwoDotsGameplay3

No contexto de votação ou premiação como no Webby é fácil notar, especialmente na categoria People’s Voice, a participação do público e dos fãs no apoio à marca ou empresa nomeada. O engajamento na defesa daquilo em que acreditamos se faz presente neste processo. Mesmo “alheios” às tomadas de decisões das empresas assumimos o papel de defensores, como advogados espontâneos da marca. Ao relacionar este exemplo às teorias da comunicação notamos que os três princípios da cultura da convergência elaborados pelo pesquisador Henry Jenkins se aplicam bem a este contexto, a chamada cultura participativa, convergência midiática e a inteligência coletiva, este último termo desenvolvido por Pierre Lévy.

Talvez a categoria mais significativa para as empresas na premiação do Webby Awards não seja aquela definida pelo corpo de jurados conceituados, mas sim o de escolha popular. É na coletividade que se verifica o real impacto que o projeto possui.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s