Por Trás do Tumblr

Tumblr foi criado em 2006, e lançado em fevereiro de 2007, pelos web developer David Karp e Marco Armet, com objetivo de ser uma plataforma para hospedagem de micro blogs e uma mídia social que possibilitasse conectar pessoas a partir dos seus interesses em comum. Em 2013 foi comprado pela Yahoo! Inc. e hoje conta com mais de 225.1 milhões de blogs hospedados.

É possível encontrar dentro desta comunidade os blogs de mais variados tipos: humor, pessoal, portfólio, moda, empresarial e também de dicas de blogueiros e de escritores para públicos específicos. A plataforma possibilita a criação de um novo blog em segundos, manutenção online e offline, interação com outras redes sociais, como o Twitter, a um toque e edição do layout a partir da criatividade do dono. Essa simplicidade atrai seu público, que engajados, torna-o, de acordo com a Global Web Index, a Rede Social com o crescimento mais rápido de 2014, com 120% de aumento de usuários ativos em seis meses.

screen-shot-2014-11-25-at-16-57-16

Formada por um público em sua maioria adolescente/pré adulto, 38% sendo de idade entre 16 e 24 anos, é considerada como a plataforma com a audiência mais jovem entre as grandes redes (Facebook, Pinterest, Instagram, Twitter, Youtube, LinkedIn e Google+). De acordo com a Global Web Index, esse público tem um perfil de pessoas que procuram motivações, principalmente em perfis de celebridades, com medo de estar por fora, de não estar fazendo aquilo que seus amigos estão fazendo – F.O.M.O. – Fear Of Missing Out.

Além disso, a plataforma é utilizada para procurar informações/conteúdos mais alternativos, onde os usuários fazem uma busca diferente realizada pelo Google, por exemplo. Enquanto que nos buscadores, procuramos respostas mais concretas, as buscas realizadas no Tumblr objetivam um conteúdo mais diversificado e inspirador sobre o tema. Uma pergunta para o Google seria: “Como montar uma festa infantil?”, já uma pergunta para o Tumblr seria “DIY Bolo dos Vingadores”.

Com design interno minimalista, procurando facilitar a vida do blogueiro, o Tumblr, possui a possibilidade de customizar totalmente cada blog a partir da função desejada.  Além de ter seu próprio sistema de tags, sendo possível taggear uma frase inteira, incluindo espaços.

Para Designers e Fotógrafos, a possibilidade de uma organização de forma a focar nas imagens e não em textos, com ferramentas externas que auxiliem o contato com seus clientes.

betype blog2

Para blogueiros: uma layout em que você tenha o seu perfil de Facebook, Twitter, Instagram, Bloglovin’ no mesmo local.

blog fashion2

Também tem aquele Tumblr pessoal, em que pessoas criam para postar e reblogar pensamentos, fotos que acharam legais ou outras coisas, sendo o céu o limite, ou não. Além de claro, aqueles tumblrs de humor que fazem sucesso como o “Como eu me sinto quando“, primeiro da lista “As páginas de Tumblrs brasileiros mais conhecidos” da Veja e os blogs com layout de graça dos diversos tipos e modelos.

pessoal tumblr2zoella tumblr2tumblr humor2layout tumblr2

Para artistas a plataforma é um ótimo local para se conectar com seus fãs. Seja na Ask Box, em que seus seguidores podem te perguntar qualquer coisa, anonimamente ou não, ou mesmo em suas postagens: em texto, imagem ou vídeos, curtas ou longas, em que pode se expressar opiniões da forma mais pessoal, considerando o fato de seus usuários considerarem ela uma comunidade, e não apenas um site.

beyonce tumblr2

Falando em interação com fãs e como esta plataforma é uma comunidade, no ano de 2014 a cantora Taylor Swift deu um Show aos marketeiros de como bem utilizá-lo. Mas o que ela fez, e continua a fazer, certo? Ela pediu ajuda aos seus seguidores, logo no início sobre como usar, rebloga fotos e posts legais de seus fãs, além de respondê-los. Ela não tem medo de ser engraçada, ou mesmo pessoal, além de possuir um blog simples, sem firulas.

taylors tumblr2

tumblr_inline_mjynvy8yNa1qz4rgp Quem também deu um Show no Tumblr foram as produtoras de Cinquenta Tons de Cinza e Insurgente, como discutimos no post 50 tons de pixel, que montaram o site oficial dos filmes na plataforma. tumblr 50tons2 tumblr insurgente2

Algumas curiosidades sobre o Tumblr:

– Encontra-se na 34º posição no Ranking Alexa, subsidiária do Amazon, responsável por coletar dados e ranquear sites registrados;

– De acordo com a Mashable, o ano de 2014 da plataforma foi cheio posts sobre arte, ativismo social, e MUITOS .GIFs da Taylor Swift.

– Segundo Jayson DeMers, contruibuidor do Forbes.com, é uma das 6 redes sociais secundárias que todo marketeiro deveria usar, junto com Pinterest, Instagram, Sulia, Bubblews, Snapchat. Ainda de acordo com autor não é necessário ter conta em todas elas, porém se você marketeiro quer ter uma audiência relevante e melhor potencial em resultados é importante pensar fora da caixa do Facebook, Twitter, LinkedIn.

Saiba mais:

09 Tumblrs brasileiros mais conhecidos, Veja.com

– GWI Social Q4 2014: the latest social networking trends, Globalwebindex.net

– Tumblr Overtakes Instagram As Fastest-Growing Social Platform, Snapchat Is The Fastest-Growing App, Techcruch.com

2014 Tumblr Year in Review, Tumblr.com

Anúncios

Um comentário sobre “Por Trás do Tumblr

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s