Uma Comunidade além das Postagens

São diversas as plataformas que pode-se criar um site, seja ela o WordPress, o Blogger ou até mesmo o Tumblr. Isso mesmo, você não leu errado. Algumas empresas, e artistas, usam da facilidade de manuseio e possibilidade de interação do Tumblr pra criar seus sites oficiais ou auxiliares.

O Tumblr, como já mostramos no post Por Trás do Tumblr, possui uma plataforma simples, minimalista, com blogs totalmente editáveis e com todas as necessidades básicas de postagens feitas em poucos cliques. Porém o que diferencia dos demais, que faz ele ser considerado uma comunidade e não apenas uma plataforma ou site, é a facilidade de interação com os demais usuários.

Pessoas conectam-se por interesses em comum, seja um do sul e o outro do norte do mapa, o Tumblr aproxima essas pessoas quando possibilita um seguir o outro, quando um conteúdo pode ser reblogado infinitamente por todos e quaisquer usuários, e quando mostra disponível a aba “Ask”. Aba simples, porém como o significado mesmo diz é a aba de perguntas (ou comentários). Perguntas essas, que podem ser feitas em anônimo ou não, e podem ser desde “Por que você entrou no Tumblr?” a “Adoro suas postagens, você é muito legal e muito divertida…”

Confira alguns exemplos de como essa conexão acontece:

rainbow rowell

As postagens mais comuns aos exemplos a seguir e aos demais usuários do Tumblr é a re-blogagem de conteúdo. Hoje pode-se encontrar por tags basicamente tudo e mais um pouco. As postagens possuem uma vida útil imensa, a não ser que o blog seja desconectado é possível encontrar as primeiras postagens do mesmo nos arquivos. Hoje um blogueiro de tumblr não precisa gerar conteúdo, apenas as re-postagens garantem postagens por muitos e muitos dias, meses e anos em alguns casos.

Gayle Forman – Na página da autora Gayle Forman encontra-se VÁRIAS re-blogagens de montagens de fãs, desafios fotográficos com seus livos e indicação de links de outros sites citando suas autorias.

gayle foreman1 gayle foreman

Nas páginas dos autores John Green e Rainbow Rowell, além das reblogagens comuns aos de Gayle, encontra-se algumas respostas a perguntas de seguidores, ou até mesmo, como no caso do John Green um comentário a pergunta feita por um anônimo ao seu irmão Hank.

john green rainbow rowell2

Oscar de La Renta e Glamour Magazine – Sketches, inspirações, novidades são as postagens mais comuns dessas duas páginas. Além do backstage do mundo da moda.

oscar de la renta glamour

Rolling Stones, The Huffington Post e Teen Vogue – Divulgações diferenciadas das postagens no site oficial. Seja com um .gif para falar sobre Máscara de Cílios à prova d’água, aos melhores alguns de 2015.

rolling stones huffingtonpost teen vogu

Cassandra Clare, Foo Fighters e Beyoncé – Backstage e Momentos Diva: são várias as fotos encontradas nessas páginas relacionada a um projeto, ao dia a dia e etc.

cassandra clarefoo fighters beyonce

Taylor Swift e Harper Collins – Após um usuário criticar o seu look, e vários fãs defenderem o ocorrido, a Taylor conseguiu revertê-lo fazendo humor de si. Defendendo o seu look como algo que ela estivesse pronta a descer de tirolesa ou subir uma montanha sempre. A Harper Collins, editora estrangeira, usou de .gif do filme Orgulho e Preconceito em resposta a reação seus posts de opiniões.

taylor swift 1taylor swift 2 harper collins

Além disso, empresas e artistas encontram no Tumblr uma forma de encontrar o seu público, entender o que eles estão postando, gostando, seus hábitos, suas dificuldades e como a marca deles pode encaixar nestes momentos. Reblogar conteúdo os aproxima, os responder os torna amigos e fieis. Não é por nada que a Taylor Swift é tão amada nas redes sociais, principalmente no Tumblr.

tumblr_inline_mjynvy8yNa1qz4rgp

Veja mais:

Anúncios

2 comentários sobre “Uma Comunidade além das Postagens

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s