Taylor Swift – Um Case de Sucesso nas Redes Sociais

Mesmo quem nunca escutou uma música da cantora Taylor Swift, já ouviu falar sobre ela. Seja por causa de uma fofoca ou de algum evento importante, ela sempre está na mídia. Já escrevemos aqui um post em que comentamos sobre sua postura no Tumblr, porém não é apenas nesta plataforma que ela tem se mostrado exemplo nas redes sociais.

Antes de mostrar alguns acontecimentos interessantes, vamos falar um pouco sobre seus números:

Em suas plataformas sociais Taylor possui hoje:

Twitter: 63.2 milhões seguidores

Facebook: 72 milhões curtidas

Instagram: 45,5 milhões seguidores

Youtube Oficial: + 1 milhões de Inscritos – + 103 milhões de visualizações

Youtube Vevo: + 15 milhões de Inscritos – +6 Bilhões de visualizações

O mais impressionante não são os números em si, mas como ela conecta com estes seguidores. Diferentes de muitos artistas que usam sua rede social apenas para a divulgação de seu trabalho, Taylor se diz, e vemos isso, ser bem presente nas plataformas. Seja apenas para reblogar coisas fofinhas em seu Tumblr, ou para reconhecer o trabalho de um colega de trabalho, Swift sempre tenta novas formas de se conectar e agradecer pelo apoio recebido de seus fãs. Exemplos são:

  • #Swiftmas: Em 2014, a cantora comprou e entregou presentes, ou mandou por FedEx, para alguns fãs sortudos nas vésperas do Natal. E claro, que tudo foi documentado:

  • Turnê 1989: Para os shows da turnê do álbum 1989, a cantora traz a cada apresentação presenças ilustres, como artistas que participaram do clipe da música Bad Blood, ou outros cantores amigos íntimos, alguns nomes são: John Legend, Justin Timberlake ou mesmo a Phoebe, de Friends, para cantar Smelly Cat.

  • Reblogagem com respostas aos posts de seus fãs:

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  • Respostas aos virais da internet, como exemplo O Vestido (sim, o vestido que causou tanto alvoroço);
  • #taylorlurking: Parece um stalk, mas é uma ideia genial. Para o lançamento de seu álbum novo, Taylor criou a hashtag taylorlurking, a junção de Taylor e Lurking, para que os fãs postassem fotos com o objeto e ela repostava. A hashtag tornou-se tranding topics mundial, além de chegar a quase 50 mil tweets (tweets e retweets) por hora. Hoje a cantora continua a usá-la e repostar diariamente vários tweets e tumblr posts.
  • A cantora preparou uma festinha para 89 dos seus maiores fãs, em uma de suas casas, afim de escutar seu disco novo, semanas prévias ao lançamento, comendo pizza e tirando fotos com a mesma. E claro que tudo foi documentado.

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  • Uma questão sobre a Taylor Swift é que TUDO que é importante, ou não, é documentado e compartilhado, seja sobre sua vida profissional ou pessoal. Momentos entre amigas, ou com seu afilhado são alguns dos que aparecem várias vezes no seu perfil;
  • Alguns outros momentos importantes, que foram compartilhados, porém vão além das redes sociais:
    • A doação de US$1.989,00 dólares para uma fã poder pagar seu empréstimo da faculdade;
    • A doação de US$15.000 dólares para um bombeiro, para pagar dívidas após o acidente de carro da mulher dele e o filho, que ele mesmo respondeu.
  • Além de postagens e mais postagens sobre seus gatos

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É com esses exemplos, e vários outros, que profissionais de empreendedorismo, marketing e outras áreas, mostram como as plataformas sociais devem ser usadas além da conexão entre pessoa e marca, mas também para causar uma diferença. São inúmeras as reportagens sobre como ela impacta e como essa deve ser usada de modelo para várias marcas seguir,

Alguns outros dados importantes:

– Taylor faturou 33 milhões de dólares em contratos publicitários com marcas. Diet Coke, CoverGirl, Keds, Sony e Elizabeth Arden são algumas delas.

– Em sua atual turnê, do álbum 1989, a cantora fatura mais de US$4 milhões de dólares por show.

– Taylor encontra-se hoje na 97º posição na lista dos 100 maiores compositores do século da Rolling Stones. Sendo assim a artista mais nova da lista, e a única diva pop da geração atual;

– Fechando com chave de ouro esses números, Swift entra para o Guinnes Book 2016 como a única cantora da história com três semanas de estreias bem sucedidas. O álbum “1989”, acumulou 1,2 milhões em sua primeira semana, “Red” fechou a primeira semana com 1,2 milhões e “Speak Now” com 1.04 milhões.

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