O homem máquina, econômico e tecnológico.

Em homenagem ao dia do administrador (dia 09/09/2015), falaremos sobre as empresas modernas e as mudanças que as tecnologias permitiram.

A tecnologia sempre transformou o funcionamento das organizações desde a Revolução Industrial. Devido ao aumento populacional e das demandas, o processo de manufatura (trabalho manual) deu lugar para as máquinas industriais com motor a vapor criado em 1765, também a máquina de fiar criada em 1768 e o descaroçador de algodão em 1793.

Nesse período a Administração Científica de Frederick Taylor deu início à busca de maior produção em menor tempo. Ele queria lucrar mais!

Em sua busca por maior produtividade, Taylor redesenhou os movimentos dos trabalhadores e reduziu os movimentos desnecessários esperando que produzissem mais e fossem recompensados por isso, mas tornou o trabalho muito repetitivo e cansativo gerando doenças ocupacionais nos trabalhadores. Como mostra o trecho do filme “Tempos Modernos”.

Enquanto F. Taylor (Administração Científica – “homem como máquina”) pensava apenas no trabalhador, no processo produtivo e nas técnicas específicas de trabalho, Henri Fayol da Administração Clássica (conceito do “homem econômico”) pensou na administração a partir do topo da hierarquia da empresa, preocupando-se com a separação da empresa em departamentos e suas funções para aumentar a eficiência organizacional. Estes sujeitos aí foram considerados os pais da administração!

Na segunda metade do século XX a invenção do computador permitiu que as organizações apresentassem mais características de automatização em suas atividades, aumentando a capacidade para lidar com grandes demandas e diferentes negócios simultaneamente com maior rapidez, confiabilidade e custos mais baixos.

A tecnologia entra forte na Administração a partir da Cibernética que é uma ciência interdisciplinar que relaciona todas as ciências. Essa interconexão preenche espaços vazios não pesquisados por nenhuma delas.

Assim, cada ciência pode utilizar os conhecimentos desenvolvidos pelas outras. É como preparar um bolo. Os ingredientes são específicos e tem suas características, mas juntos e misturados, se completam e dão uma composição perfeita em uma nova forma. Surge assim o bolo ou a Cibernética.

O campo principal de estudos da Cibernética são os sistemas que se tornam integrados por meio da COMUNICAÇÃO e essa, permite não só a integração entre os sistemas da empresa, mas também o controle, a regulação e coerência dos comportamentos. Assim as empresas são sistemas abertos, isto é, são influenciadas pelo meio interno e externo e por isso classificadas também como ambiente complexo e dinâmico.

Nesse meio complexo as tecnologias entraram como facilitadoras aos processos das empresas bem como modificaram as estruturas clássicas dos antigos modelos.

A TI representa a convergência do computador com a televisão e as telecomunicações. Isto provoca profundas mudanças nas organizações atuais.

O trabalho passou a ser em maior parte intelectual.

O espaço das empresas foi modificado, os arquivos eletrônicos acabaram com o excesso de papelório e com a necessidade de móveis, liberando espaços para outras finalidades. Surgiram empresas virtuais conectadas eletronicamente, dispensando prédios e reduzindo despesas fixas que se tornaram desnecessárias.

Você com certeza já deve ter ouvido falar de Home Office?!

A compressão do tempo agora é em segundos! 1, 2, 3 já!

As comunicações tornaram-se móveis, flexíveis, rápidas, diretas e em tempo real, permitindo contato próximo (de até 24h diárias) e dedicação total ao cliente.

As mercadorias agora têm data e hora de saída e chegada. As produções passaram a ser contínuas (funcionando 24h por dia) controladas por maquinas automáticas e sistemas computacionais operados por trabalhadores de escala com horários cronometrados.

A conectividade fez com que as pessoas trabalhassem juntas, embora distantes fisicamente, graças aos aparelhos de comunicação que possibilitam a troca de informações on-line.

A tecnologia trouxe um novo modelo de empresa como você pode ver abaixo:

Viu?

A tecnologia permitiu que o trabalho promova não só recompensas financeiras como também diversão, qualidade de vida e satisfação das pessoas e desenvolveu melhorias a todo processo administrativo de cada área da empresa.

Tudo bem,  nem tudo é uma grande maravilha, mas não podemos negar:  que grande avanço a tecnologia permitiu, não é?

Um salve para a tecnologia que está melhorando as empresas e a vida das pessoas.

Referências:

http://fabricio.aldeia.info/download/materialdidatico/material/sig/04_TecnologiaEAdministracao.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cibern%C3%A9tica

https://pt.wikipedia.org/wiki/Frederick_Taylor

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_cl%C3%A1ssica_da_administra%C3%A7%C3%A3o

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s