O que o Netflix, Narcos e a Cibercultura tem em comum? TUDO.

O Netflix chegou, trazendo muitas mudanças na maneira que assistimos as séries e os filmes. Os fãs atualmente, além de assistirem a todos os episódios, buscam nas redes sociais por mais informações e interação com outros internautas, criando memes e discutindo sobre os acontecimentos mais importantes dos episódios. Para saber mais veja nossa postagem sobre o Netflix.

Até mesmo eu, conheci Narcos de uma maneira diferente, através de um vídeo no Snapchat, sabe o aplicativo queridinho do momento?! Então, esse mesmo, a menina simplesmente comentou, nos breves dez segundos do snap, o quanto a série era interessante enquanto assistia a um dos episódios e nos dias de hoje, quando alguém diz “To VICIADO nessa série” já é motivo suficiente pra ir correndo assistir.

As fan pages se tornaram ponto de encontro, não somente dos fãs mas também das marcas com seu público. A página oficial de Narcos interage constantemente com o público, é como se fosse o próprio Pablo Escobar, respondendo a comentários e criando postagens em um perfil pessoal.

Captura de Tela 2015-10-16 às 15.51.45Captura de Tela 2015-10-16 às 15.51.32

A Cultura da Convergência é exatamente isso, ter a possibilidade de acessar um grande número de informações simultaneamente  e interagir, modificar, reagir e comentar ao que ocorre ao nosso redor, tudo isso acessível por um simples clique.

Toda essa interação entre o consumidor e produtor é um exemplo da Cultura Participativa, onde os espectadores não são mais passivos, passamos a interagir e a emitir opinião, nós ganhamos voz graças a internet! E as marcas perceberam o quanto essa relação mais dinâmica, pode ser positiva.

A série Narcos teve grande repercussão na internet. Diversos sites, tais como: Omelete, Adoro Cinema e Nerdnews falaram sobre a sua estréia, o público registrava a cada episodio, suas reações e opiniões. Algumas cenas até se tornaram memes como a famosa fala de Pablo Escobar “Plata o plomo”.

its-over

A série Narcos, original do Netflix, foi lançada em 28 de agosto, dirigido por José Padilha e estrelado por Wagner Moura, atuando como o narcotraficante Pablo Escobar.

A história da série não é uma biografia sobre o famoso traficante e sim sobre a criação do narcotráfico e o seu ápice com a grande contribuição de Pablo Escobar no papel de chefe do Cartel de Medellín, até se tornar o maior e mais procurado traficante na historia. A série é narrada do ponto de vista do agente Steve Murphy, enviado pelos EUA para capturar Escobar.

Captura de Tela 2015-10-16 às 15.51.04

Pablo Emilio Escobar Gaviria cresceu e morreu em Medellín na Colômbia, cidade que foi cenário de muitas atrocidades cometidas por ele, várias delas são apresentadas na série. Os negócios de Escobar chegavam a movimentar mensalmente mais de 100 milhões de dólares, eram produzidas cerca de 20 toneladas de cocaína por mês e sua fortuna pessoal chegou a 13 bilhões de dólares, sendo reconhecido pela Revista Forbes como o terceiro homem mais rico do mundo. Ele também foi responsável por quase cinco mil mortes.

A produção conta com dez episódios de quase cinqüenta minutos cada e a segunda temporada já foi confirmada para 2016.

810

E depois de ler sobre o quanto o Netflix mudou as nossas vidas e que Narcos é mais uma série para ocupar o nosso fim de semana, ficou claro como participamos ativamente dentro da Cultura da Convergência. Assistir a um filme e simultaneamente postar um comentário sobre ele na rede, buscar mais informações sobre uma nova série e ter acesso a diversos conteúdos de uma só vez já se tornou parte do nosso cotidiano. Somos parte integrada da Cibercultura, não é só um privilégio do querido amigo nerd. E diferente da famosa frase “A internet é terra de ninguém” aqui podemos afirmar que a internet é terra de todos nós.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s