SNAPCHAT: A intimidade das marcas com as celebridades

Acordar cedo, lavar o rosto, preparar o café da manhã e, vez ou outra, ler o jornal antes de sair para o trabalho. Vamos lá, faz algum tempo que nossa rotina não é exatamente assim. Nos dias de hoje, é quase impossível não consultar o celular logo depois do toque do despertador.

Conferimos as notícias em tempo real, damos bom dia para os amigos via Whatsapp, reclamamos de sono no Twitter, procuramos informações sobre o trânsito no Waze e parabenizamos os aniversariantes do dia pelo Facebook antes mesmo de sair da cama.

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As pessoas, as relações, as reuniões de trabalho e até as marcas parecem ter convergido para dentro de uma caixa que engloba o mundo. Assim como no Snapchat, percebemos um contexto cada vez mais pautado no instantâneo e no imediato. Estamos a todo minuto conectados, a todo minuto recebendo novidades que, com velocidade, se vão. Eu sei, parece difícil acompanhar todo esse movimento. Mas, acredite, estamos nos saindo muito bem.

Adaptamos nosso cotidiano rapidamente a esse ambiente tecnológico e já sentimos tédio ao observar uma mesma imagem por dez segundos. A tendência à recusa de tudo aquilo que foge das regras fez com que todos, inclusive as empresas, mudassem a forma de se comunicar e se adequassem a Era Digital. Nossos inseparáveis aparelhos eletrônicos tornaram-se o principal meio e as marcas, por desejarem estabelecer um relacionamento com o público, perceberam nas diversas redes sociais um veículo para transmitir a mensagem com eficiência.

Snapchat é, inegavelmente, a melhor ilustração das mudanças do cenário atual. Cada vez mais, o programa abriga internautas que se interessam pelo conteúdo postado por atrizes, modelos, blogueiras, profissionais da saúde, etc. A publicação de alguns fatos do cotidiano ou mesmo os rápidos conselhos dados são capazes de expor um estilo de vida com o qual alguns públicos e empresas se identificam.

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Não demorou muito para que a exceção à máxima da durabilidade de um anúncio desejada pelos publicitários fosse quebrada: as marcas passaram a entrar em contato com pessoas de influência e a estabelecer uma relação íntima a partir do conhecimento individual. Enviar presentes a pessoas de influência passou a ser uma ação recorrente, uma vez que o conteúdo das embalagens era apresentado a milhares de pessoas a partir de uma voz que seleciona o público e dita tendências. A exposição de determinada marca pelo indivíduo considerado modelo permite a transferência da afinidade, ainda que aconteça em poucos segundos.

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Comunicar algo relevante ao estilo de vida de um sujeito e oferecer uma possível resposta aos seus desejos, então, torna-se a principal regra nesse modelo. Gabriela Pugliese, uma das principais personalidades da rede social, recentemente esteve envolvida numa polêmica com a marca HOPE. A empresa, sabendo de uma festa que a blogueira realizaria com as amigas, decidiu presentear cada participante com seus pijamas. Alguns snaps foram gravados como forma de agradecimento e o papel da moça com a marca estava sutilmente cumprido. No entanto, pouco depois, uma das normas de conduta da chamada “Santa Ceia” foi publicada, comprometendo não só a imagem da moça, como também da marca envolvida. O item que fazia as integrantes prometerem “dançar igual a Madonna, mesmo que acabe saindo uma dança de alguém que acabou de fugir da APAE” permitiu inúmeras críticas pela discriminação.

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Ainda que as mensagens saiam do ar momentos depois, a repercussão é inevitável. O público ao qual essas personalidades se referem é grande e está conectado em todo lugar, a todo tempo. As notícias surgem num minuto, ganham intensidade, são compartilhadas, comentadas e discutidas até serem consideradas ultrapassadas. Para as marcas, é sempre bom lembrar da necessidade do cuidado: algumas imagens, apesar do contexto, não desaparecem tão rápido da mente do consumidor. Para deitar a cabeça em paz no travesseiro, como num outro dia qualquer, é preciso esforço. E depois, bem… depois a gente confere. O amanhã é sempre uma novidade.

Para saber mais:

Notícia Revista Glamour

Uma Era de Abas e Papadas Iluminadas

PS: A imagem desse post veio da coleção Celebridades Tatuadas da artista americana Cheyenne Randall.

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2 comentários sobre “SNAPCHAT: A intimidade das marcas com as celebridades

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