A Linguagem dos Vloggers

Já conversamos aqui no blog sobre as blogueiros/vlogueiros, que tanto fazem sucesso com seu público, e que hoje tem alcançado muito mais que as plataformas sociais. Esses tem expandindo para a literatura, com o lançamento de livros bibliográficos, fictícios ou de humor, artigos de papelaria, parcerias com marcas de roupa e maquiagem ou até lançamento de sua própria marca ou produto, o que mais pode ser encontrado desses exemplos.

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Hoje vamos conversar como são apresentados os conteúdos das postagens (posts, vídeos ou fotos), as experiências de marcas com os blogueiros, a utilização das redes sociais, a periodicidade e a característica da linguagem usada.

Não há blogueiro que não tenha planejado uma periodicidade de postagens, seja pensando no acesso ou numa organização, e com grandes espaços de tempo sem postar, podem ser facilmente esquecidos. E eles sabem muito bem disso. Entretanto há alguns blogueiros, comum no Brasil, que apresentam os dias e horários das suas postagens principais, seja nas capas do YouTube, no Instagram ou Facebook. Como toda série e novela que sabemos os dias e horários que elas serão transmitidas, essa organização tem o efeito de nos deixar esperando por esses, saber que naquele dia tem vídeo de tal pessoa para assistir.

Outros blogueiros, em grande maioria estrangeiros (EUA, Canadá ou Países Baixos) , afirmam nos seus primeiros vídeos/posts ter pelo menos uma postagem semanal, porém não exibem seus horários, e por isso, muitas vezes o vídeo é uma agradável surpresa ao seguidor. Para substituir este calendário utilizam das redes sociais para reportarem aos seus seguidores que estão fazendo o upload, ou que farão no dia seguinte, pois o YouTube está atrapalhando. A rede serve também para eles verem as reações de seu público com o conteúdo, o que deu certo, o que não deu, e sempre, os melhores momentos (que normalmente viram memes). Além disso, com o Snapchat, plataforma que também já falamos aqui, eles mostram o backstage das filmagens, conversam com seus seguidores, e respondem perguntas, em vídeos, que foram mandados para eles – Vídeo muito comum entre os vlogueiros.

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Outra coisa comum aos vloggers estrangeiros são os snaps em que eles mostram os produtos que as marcas mandaram para eles conhecerem, e divulgarem. Enquanto alguns montam vídeos específicos para os recebidos do mês, e muitas vezes não mostram novamente o que ganharam, esses mostram os produtos, e swatches deles, no snap, em vídeo normalmente estes produtos aparecem nos Hauls (todos os novos produtos, comprando ou ganhando), e caso gostem do produto mostram no Instagram e usam nos looks (maquiagem, acessórios, óculos, e etc) ou mostram nos Favoritos, em vídeo ou foto. Em caso de publicidade paga demonstram com a hashtag #ad ou a própria palavra no título ou no final da descrição. É importante também observar que na postagem de publicidade, o produto está adequado ao tema, a pessoa e ao momento, e não colocado ali só porque ele foi pago. Sendo assim, tornando-a relevante ao blog e público.

Recebidos do Mês

Haul

Seja um vlogger de lifestyle, makeup, looks, ou todos ao mesmo tempo, a linguagem utilizada para escrever, falar e se comunicar tem que ser verdadeira, passar entendimento no assunto, e aproximar o público, para que a pessoa esteja confortável para responder, opinar e claro, sentir vontade de compartilhar. Para as postagens que essas marcas aparecem não pode ser diferente.

How To: Half Up-do Top Knot | Zoella ad

Imagina que você nunca usou, demonstrou não gostar de brincos longos e do nada aparece uma foto com um brinco enorme, com a @marcadobrinco e a tag #publi. Rs. Alguma coisa está errada. Outra coisa também é quando você sempre usou o mínimo e do nada começa a tirar foto com uma abundância de produto. Cadê a sutileza amiga?

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Não existe regra para se comunicar com seu público, principalmente se o modelo que está sendo utilizado dá certo (não se mexe em time que está ganhando), porém é interessante entender essas diferenças, características de países e de nichos, entender que as marcas estão te procurando pois você fala a mesma língua que elas e que seus consumidores, e que a experiência, reações, likes e etc,  que seu consumidor tem com seu canal/blog é o que deve guiar o seu conteúdo e como você o apresenta.

Nós apresentamos alguns pontos que diferenciam esses vloggers, e vocês, conhecem mais algum? Contem aqui nos comentários.

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