DUELO NO STREAMING

O tão amado e gratuito, diga se de passagem, aplicativo de reprodução musical foi lançado em outubro de 2008 por uma startup sueca, mas só chegou ao Brasil em maio de 2014. Em junho de 2015 o aplicativo alcançou a marca de 75 milhões de usuários, entrando na lista dos quatro aplicativos mais baixados do M U N D O. O Spotify pode ser acessado em computador, celular, smartTv e até Playstation.

Basicamente funciona assim, o usuário pode assinar a versão free(todos amam) que disponibiliza listas temáticas de músicas, é possível criar sua própria playlist personalizada, buscar por um artista e curtir seus hits, porém com uma possibilidade limitada de pular a música (acreditamos que são 5), é necessário WiFi para reproduzir as músicas e ainda vem de brinde, algumas propagandas, entre uma música e outra.  Já a versão Premium, o assinante paga por mês, mas tem direito a tudo, sem propaganda, pode escutar aquele som sem estar conectado ao WiFi e pode pular de uma música para outra, quantas vezes quiser. (Ouvir 15 segundos da música e pular, quem nunca?!)

 

Commute7

O Spotify paga as gravadoras em forma de direitos autorais, este valor é referente a cada vez que a música é reproduzida no aplicativo e também varia de artista para artista e o contrato com a gravadora e a distribuidora, o valor é proporcional a quantidade de vezes que a música é reproduzida naquele mês. O valor varia entre 0,06 até 0,80 centavos.  Apesar de parecer bem pouco, o Spotify faturou um bilhão de dólares em 2013!!!

 

giphy

 

Artistas como; Pharrell Williams, Rita Ora, Meghan Trainor, John Legend, até a Sony e o Uber apóiam o aplicativo. Porém, alguns não ficaram tão satisfeitos assim com o Spotify e resolveram tirar suas músicas do aplicativo, por exemplo; Neil Young, Taylor Swift (polêmica) e até a Beyoncé, disponibilizou apenas quatro singles do seu novo álbum.

Por falar em Queen Bey, não é coincidência que a própria não apóie o Spotify, seu marido, o rapper Jay-Z, é o atual dono do aplicativo musical TIDAL. (Quem é rico, sempre aparece).

beyonce-jay-z-tour

TIDAL?! Você nunca ouviu falar? Não se preocupe muita gente também não faz idéia do que seja, vou te explicar tudo.

Diferente do que poucos sabem, o TIDAL foi lançado em 2014 por uma empresa sueca e somente em 2015 que o rapper Jay-Z adquiriu a empresa entre mais uma das suas aquisições milionárias. O relançamento do aplicativo não foi nada humildade, reuniu toda a impressa, contando com a presença de grandes artistas que apóiam o serviço de streaming e conseguiu botar toda a internet comentando. Quem apóia o TIDAL? Beyoncé, Madonna, Daft Punk, Rihanna, Taylor Swift, Kanye West e muitos outros artistas de peso.

madonna-tidal21

O TIDAL pode ser usado gratuitamente por um mês, mas após esse período o aplicativo é pago, a mensalidade varia entre R$ 14,90 a R$ 29,80, sendo este o plano mais caro. Um valor tanto quanto caro para um serviço de streaming, porém o TIDAL oferece material exclusivo dos artistas, além de vídeos, a qualidade da música é superior aos concorrentes e funciona mesmo sem acesso ao WiFi. O serviço está disponível para iOS, Android e também na web.

Muitos artistas envolvidos no projeto alegam que a qualidade musical é um dos maiores fatores para se unirem ao TIDAL. E apesar de não informar o valor pago aos artistas, promete remunerá-los diretamente.

 

gifs-infância-16

Após seu lançamento, o aplicativo não deslanchou como o esperado, nem chegando à lista dos 700 aplicativos mais baixados, diferente do Spotify que cresce cada vez mais. O assunto virou piada na internet, o que levou Jay-Z a rebater os rumores sobre o pouco sucesso, via Twitter.

Recentemente o TIDAL realizou um evento em Nova York, com apresentações de alguns de seus colaboradores. As performances deram o que falar na mídia e os usuários do aplicativo tiveram acesso exclusivo ao show, na plataforma online. O fator de exclusividade tem sido bem trabalhado pela empresa, alguns vídeos e até álbuns muito esperados tem sido lançados somente no aplicativo, o que deixa os fãs enlouquecidos.

54a78a9ab8345_-_cryinggifs_02

E agora? Ficou difícil decidir qual destes serviços de streaming é o melhor para você? Bom, vou te dar mais uma ajudinha. Para os que procuram um aplicativo simples, fácil de usar, um preço mais camarada e só quer ter uma trilha sonora ao decorrer do dia, o Spotify é o seu match mas para os que presam por alta qualidade musical, são fãs de exclusividade, esperam por um serviço mais sofisticado e consideram justo pagar um preço maior por isso, go ahead, o TIDAL é o seu cara.

Claro que com todo o sucesso dos aplicativos streaming, a galera esperta do mundo da tecnologia, não podia ficar de fora dessa. A Apple veio com o Apple Music que é direcionado para os donos de Iphone, o Youtube anunciou o lançamento do seu próprio serviço e até a Globo entrou nessa (demorou, viu?!) ao criar o Globo Play .

PARA SABER MAIS

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s