A mina de ouro da internet

Não é mais novidade pra ninguém que o Youtube é hoje uma das plataformas mais consolidadas (e adorada pelos jovens) da internet. Todo mundo tem um canal ou youtuber favorito pra chamar de seu. Mas, peraí: Você não sabe do que eu tô falando? Bom, se você esteve em coma pelos últimos 10 anos ou fazendo cosplay de Ariel e morando (em uma caverna, só pode!) nas profundezas do mar e NÃO sabe do que eu tô falando…

Ariel-gifs-the-little-mermaid-35279056-426-228

Vem comigo que eu te explico: O Youtube nada mais é do que um site de compartilhamento de vídeos enviados pelos usuários através da internet. O significado do termo em inglês “youtube” (“você + tubo/canal”) pode ser traduzido como “você transmite” ou “canal feito por você”. A ideia é idêntica à da televisão, em que existem vários canais disponíveis. A diferença é que os canais são criados pelos próprios usuários que podem compartilhar vídeos sobre os mais variados temas.

YouTube-TV

A plataforma cresceu tanto que o Google decidiu remunerar os produtores dos vídeos através dos AdSenses. Trata-se de um serviço de publicidade que permite a inserção de anúncios nos vídeos, gerando lucro baseado na quantidade de cliques ou de visualizações. Não demorou muito pra moda pegar e os jovens decidirem botar a cara no sol para ganhar uns trocados. Trocados…? rs, ledo engano! Pessoas ao redor do mundo tem feito verdadeiras fortunas às custas dessa tecnologia e do crescimento cada vez mais latente do ciberespaço.

Um adolescente sentado no quarto, uma câmera ligada e opinião. De sobra! Sobre tudo e sobre todos. Eles falam o que dá na telha, sem cortes e nem pudor. Foi assim que garotos e garotas comuns se tornaram verdadeiras (web)celebridades da noite pro dia com a febre do Youtube.  Alguns destes jovens, vistos por milhões de pessoas ao redor do mundo, chegam a faturar como estrelas internacionais. Isso mesmo que você leu! Youtubers como a Curitibana Kéfera, de apenas 22 anos, chegam a ganhar, por mês, (PASMEM) valores na casa dos 6 dígitos (dentro e fora da internet), segundo sua própria assessora.

dinheiro_criança

Kéfera Buchmann é hoje, segundo os adolescentes, a mulher mais influente da internet. Com mais de 15 milhões de seguidores somando todas as suas redes sociais, o fenômeno Kéfera começou com o canal 5incominutos aos 17 anos, logo depois de terminar o Ensino Médio. Ainda sem saber o que fazer com o futuro e um sonho de ser atriz, a garota resolveu gravar o primeiro vídeo na intenção de ganhar visibilidade no meio artístico. Hoje, com quase 6 milhões e meio de inscritos em seu canal do Youtube, ostenta a 4º posição na lista dos maiores canais do país, ficando atrás apenas de canais “coletivos” como o Porta dos Fundos (1º lugar com quase 11 milhões), Parafernalha (7.3 milhões) e Galo Grito (7.2 milhões ), além de ser a única mulher no top 10 dessa lista.

Os números de Kéfera são tão impactantes que, nesses 5 anos de canal, a vlogger já foi apresentadora na Mix Tv, VJ da MTV, fez ponta em filme nacional, dublou animação da Disney (Big Hero 6), além de passar por diversos programas famosos de entrevista, incluindo o Jô Soares.

kef jô

10

Além do faturamento com as visualizações de seus vídeos (mais de 496 milhões em todo o canal), Kéfera ganha muito dinheiro ainda fazendo publicidade de produtos em seus vídeos, campanhas, peça de teatro que roda o Brasil com outra amiga youtuber (lançada por ela!), loja de roupas e itens de decoração com a marca do canal, livro best-seller (na semana do lançamento!) e em breve uma linha já anunciada de esmaltes e batons. Ufa! Só eu perdi a conta, o folego e a vontade de viver com essa lista de feitos aos meros 22 anos? “Por que não eeeeu, aaah aaah, por que não eeeu?”#todoschora

Eu-sou-rica-gif

E se você já está tão chocado quanto eu só até aqui, fica calmo! Não sai ainda pra comprar sua câmera, não. Continua comigo porque a lista de sortudos que mal saíram do colegial e já faturam mais do que levaremos uns 50 anos pra sonhar em conseguir, não para por aí!

Veja o exemplo desse garoto, que, aos 9 anos já faturou milhões de dólares com o seu canal em que simplesmente ABRE e avalia BRINQUEDOS!

evantubehd

Outra webcelebridade que vem ganhando espaços inacreditáveis dentro e fora da internet é garoto Christian Figueiredo. Dono do canal Eu Fiko Loko, com apenas 21 anos, quase 4 milhões de inscritos em seu canal principal e pouco mais de 2 milhões de inscritos em seu vlog diário. Christian já lançou dois livros este ano e revelou recentemente estar na produção de um filme autobiográfico! É mole ou quer mais? Até alguns anos atrás, desconhecido e desengonçado, Chris é hoje um dos youtubers mais cotados para aparições e publicidade. Recentemente esteve em Cancún, em Orlando para promover o filme “SOS Mulheres ao Mar”, e no México promovendo o último 007 lançado. Além de propagandas pra Coca-Cola e uma turnê de lançamento de livro pelo Brasil, o jovem também já fez diversas participações televisivas no Pânico na Band, CQC, entre outros.

christian_1

Mas Kéfera e Christian são apenas dois grandes exemplos desses fenômenos teen que descobriram no Youtube a mina de ouro da internet. A lista de jovens que está lucrando alto com a plataforma é assustadoramente extensa. Com “salário” de youtuber, meninos e meninas, cada vez mais jovens, já tem uma estabilidade financeira que seus pais jamais sonharam em toda a vida. Compram apartamentos, carros, bancam viagens internacionais e quaisquer outro desejo com a popularidade que conquistaram na web e as visualizações das besteiras que falam para a câmera. Muitas vezes ultrapassando o faturamento de canais maiores, pelo simples fato de serem literalmente idolatrados por uma legião de fãs pré-adolescentes, que segue e faz escândalo aonde quer que eles estejam. E a fidelidade desse tipo de público é maior, o que faz com que as visualizações por vídeo possam ser maiores do que a de alguns grandes canais.
parischris demi

E você deve estar se perguntando “o que eles tem de tão especial”. Pois bem, eu te conto o segredo: empatia. Pura e simples. Essa geração de espectadores infantis se satisfaz em ter alguém para se espelhar. Ver que esses jovens são “gente como a gente”, que botam a cara à tapa e contam os problemas, as angústias e as dificuldades de forma zoeira e alto astral, cria um laço realmente forte com esses adolescentes.

As web celebridades são para esses meninos e meninas muito mais significativos do que um cantor ou atriz que, teoricamente, não tem nenhum traço em comum. “Não sabe pelo que eu passei” e por isso não serve de inspiração. Essa geração quer alguém que possa contar o que vive(u) e como se pode viver com todas as turbulências dessa fase. Quem tem desenvoltura, zero inibição e muita vontade, vale a tentativa. Vai que você não vira o próximo jovem milionário da internet do Brasil?

(e quem conseguir, não esquece que eu quem dei a dica, hein? pfvr, eu nunca te pedi nada!)

1_1440065013

Anúncios

2 comentários sobre “A mina de ouro da internet

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s