Prefs: melhor pessoa!

Com certeza você conhece ou já ouviu falar da Prefs (melhor pessoa, rs), que é uma das fanpages mais amorzinho e bem humoradas da internet. O apelidinho carinhoso é da Prefeitura de Curitiba, e foi dado pelos próprios fãs da página. É ou não é muito amor?
large

Mas fique tranquilo. Se você ainda não sabe do que eu tô falando,  nesse post vamos falar tudo sobre e mais um pouco sobre essa lynda. A Prefeitura de Curitiba entrou para o Facebook em 2013 a pedido do Prefeito Gustavo Fruet, que iniciava seu mandato naquele ano. O principal foco era aproximação  com a população de Curitiba, mas acabou que a página ganhou tanta popularidade entre os brasileiros que deixou de ser um órgão público apenas responsável por prestar serviços à comunidade, passando a utilizar uma linguagem informal e divertida para manter um contato mais íntimo e direto com seus seguidores.

O conteúdo das publicações da página da Prefeitura Curitibana é livre. Sempre aproveitando o que está circulando e o que é viral na internet, voltando para a realidade da cidade, para os serviços e projetos culturais.  A poção mágica do sucesso da Prefs vem da simpatia, ousadia e alegria (como diria o famoso pensador contemporâneo Thiaguinho) dos posts.Também o fato de que a conta é completamente desvinculada da imagem do prefeito, evitando que o espaço seja usado para eventuais propagandas partidárias. Postagens de comunicação institucional se misturam com referências de vídeo games, séries de TV e vários tipos de memes. Hora Da AventuraHarry Potter e Pokemon são alguns exemplos dos elementos da cultura pop já utilizados na página. Como não amar?

prefs harry prefs hora da aventurapokemon

Um dos acontecimento mais fofos e esperado das redes sociais foi o “Casamento Vermelho”, que envolveu as prefeituras do Rio e de Curitiba, em setembro do ano passado. Os fãs da pagina paranaense se juntaram com o intuito promover um casamento entre a Prefeitura do Rio e a Prefs, porém, não foi tão simples assim. (ela fez um charminho) Os administradores da página chegaram a falar: “Gente, a prefeitura não pode casar. Mas isso não quer dizer que não amamos e cuidamos de todos. Obrigado pelo carinho e pedidos de casamento”. Mas a Prefeitura do Rio de Janeiro não desistiu do romance e passou a “investir” na união. Pediu  em noivado, fez diversas postagens e ganhou o apoio dos internautas com a hashtag #aceitacuritiba. A ideia se espalhou e cresceu entre as prefeituras. Curitiba respondeu ao Rio que “Precisavam se conhecer melhor”.

Até a prefeitura de Palmas entrou no meio! Pediu para ser a “madrinha” do casal: “Aceita! A gente pode ser madrinha e de presente oferecer uma viagem para os “pombinhos” rs. A galera da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis recomenda nossa city como destino turístico e agora romântico”. A prefeitura de Mariana, em Minas Gerais, também apareceu e ofereceu suas belas igrejas para o casamento: “Gente, o casamento pode ser aqui em Mariana, Minas Gerais! Igreja barroca é o que não falta para celebrar essa união. rs”.

prefs3-650x404

A consequência da grande repercussão do caso foi, finalmente, o “Casamento vermelho” (referência a um episódio da série Game of Thrones), em que as prefeituras marcaram a “cerimônia” em hemocentros.

10336742_767247399985733_7126645539440089999_n-650x650

A Prefs conseguiu voltar, da melhor forma possível, todo o engajamento das pessoas para uma causa nobre. Segundo a prefeitura de Curitiba, naquele sábado, a doação de sangue na cidade triplicou. Algumas empresas ajudaram na causa dando “presentes de casamento” para o casal. Teve empresa que doou, por exemplo, 150 picolés com garrafas de água para os trabalhadores expostos ao sol, além de outras contribuições. Arrasou na criatividade e cidadania, né?

Infelizmente a união não durou muito tempo. Depois de um ano de casamento, a Prefeitura de Curitiba “terminou o relacionamento” que teve até foto rasgada do casal. O anúncio da separação foi aproveitado para o lançamento de uma campanha na qual a Prefs pedia a doação de ração para ajudar os abrigos de animais carentes da cidade: “Sei que a separação é dolorosa, mas se não for pedir muito, eu cuido dos cachorros e gatos”, disse Curitiba ao Rio. “Foi bonito fooooi, foi intenso foooooi Verdadeiro, mas sin-ce-ro”…

 prefsfinal de paixão

prefs final de romance

Mais um casal lindo que não deu certo, né? Mas o importante é que a amizade continua. A Prefeitura de Curitiba é a pioneira nesse tipo de posicionamento nas redes sociais. A inovação em prefeituras aqui no Brasil começou com ela e hoje já são mais de 700 mil fãs no Facebook e 137 mil seguidores no Twitter. A Prefs só queria passar informações institucionais para a população Curitibana que tem 1.752 habitantes (2010).

Prefeituras de outros estados vêm investindo nessa técnica. Viram que realmente há um resultado e uma participação ativa da população, afinal, o aumento nas curtidas, nos números de fãs e nas interações são realmente significativos, principalmente para uma página de órgão público que, teoricamente, é mais séria e informativa, sem grandes espaços para espontaneidade.

prefisal prefmanus prefirio

Em comparação a outras capitais, Curitiba supera até mesmo o Rio de Janeiro, que tem o triplo da população, mas apenas 147 mil fãs. Uma diferença e tanto, né? #nuncaserão. São Paulo, até ano passado, nem possuía página oficial centralizada no Facebook, já hoje vem tentando entrar na pegada da Prefs e ser “engraçadinha“ apesar de do tom ácido que usa nas respotas do seu jeito.Já aqui em Vitória ainda está tudo no padrão tradicional, e pelo andar da carruagem, não sairemos dele tão cedo,rs.

Apesar da grande aceitação a pagina também recebe criticas, mas é algo pequeno em relação aos que gostam.

77235d0f40146155e99cca00aff469241a09703

LEIA MAIS

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s