Detox digital?!

Você já imaginou sua vida sem tecnologia por alguns minutos? E por alguns dias? Se você não consegue se imaginar sem, tenta pensar nos seus acontecimentos mais legais desta semana, ou deste mês, você consegue lembrar algum?

Para você que ficou refletindo sobre isso, e ainda está tentando lembrar de algum momento, este post é para você!

2c219c10-23b8-0131-ce91-3e2fd5af062a.gif

Você já parou para prestar atenção quanto tempo você fica conectado? Seja no computador ou no celular nós, brasileiros, gastamos em média, 84 minutos gastos no Smartphone. Além de:

  • 20% dos usuários de smartphone do Brasil são “viciados em internet”.
  • 70% das pessoas que já trabalharam diante de uma tela possuem Síndrome da Visão de Computador (olho seco, dor de cabeça e dificuldade de focar objetos próximos)
  • 32% dos jogadores de Candy Crush admitem ter ignorado amigos ou família para jogar mais.

Aos que se identificaram, não entrem em pânico…55fa93139d93817092015101651.gif

Respire. Podem ficar tranquilos, a dependência da tecnologia, ou a nomofobia, tem cura.

O movimento ‘detox digital’: desconectar para reconectar, inventado por Levi Felix, já possui vários adeptos, inclusive hotéis, campings, pousadas e retiros. Hotéis de países como Estados Unidos, Irlanda e Ilhas Cayman já possuem pacotes de desintoxicação tecnológica. O hóspede no check-in deixa todos seus eletrônicos e em seu quarto possui apenas um telefone, em que só liga para a recepção. Para passar o tempo possuem aulas de respiração, Yoga, maquiagem, para as mulheres, e outras atividades que tenham o objetivo de diminuir o stress e ter maior contato com a natureza e com o EU.

Botar como prioridade a tecnologia, além de causar stress e a dependência da mesma, pode causar ansiedade, cansaço, além de dificuldade de concentração.

“Chega um momento em que a pessoa não assimila, nem memoriza o que está lendo. Acostumadas com coisas instantâneas, as pessoas perdem a capacidade de concentração”

Sylvia van Enck, Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP)

Aqui no Brasil já possuímos serviços semelhantes àqueles países, no Hotel Le Canton, em Teresópolis, as mulheres foram convidadas a a desligar celulares e aparelhos eletrônicos, para que possam relaxar e aproveitar atividades como yoga e curso de maquiagem.

Além disso existem programas no Instituto Delete, ligado ao Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em que o tratamento de ‘digital detox’ dura dois meses e os pacientes aprendem a  como contornar a ansiedade com respiração e pensamentos positivos. O instituto, que começou a atender em 2012, já recebeu mais de 300 pessoas.

Quer entender um pouco mais? Confira a experiência das meninas TechInsider.

Identificou-se com algo? Com o sentir o vibrar, mesmo sem estar perto do celular? Comece a pensar… Você consegue fica algumas horas sem?

Que tal começar a tentar agora?

Disconnect-to-Reconnect

Fontes para saber mais:

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s