A realeza invadiu as redes sociais… e nós amamos o resultado!

“Espelho, espelho meu: existe alguém com mais likes do que eu?”

2aj9pnt

Pois é, amigos… Os tempos modernos chegaram atropelando todo mundo com a febre das redes sociais. E acredita que nem mesmo as Princesas da Disney escaparam?

aurora mac book

Se em 1937 a Rainha Má se preocupava apenas em ser a mais bela do reino, em 2015, rainha mesmo é quem bomba mais na web!

Com a cibercultura a todo vapor, abrindo as portas da internet para um mundo de possibilidades, as tramas dos contos de fadas viraram uma ferramenta criativa e surpreendentemente atual para criação de conteúdo da cultura pop.

12341199_438032116399114_6168433910712505630_n

Foi no facebook que, através da humanização de personagens famosos, uma equipe de fãs da Disney – mais especificamente dos contos de fadas – viralizou e conquistou em pouco tempo uma legião de seguidores que amaram a ideia e, principalmente, a forma como está sendo executada.

12314057_417214915148391_8059010384410247598_n

As princesas (e quase todos os personagens de suas histórias – príncipes, madrastas e tudo o que tem direito) ganharam perfis na rede social e interagem entre si como pessoas reais!

principes
Quem nunca? rs!

A espontaneidade da Branca de Neve, os insultos da Rainha Má, os deboches da Malévola e a sonolência constante da Aurora logo chamaram a atenção e começaram a pipocar compartilhamentos das páginas dos personagens.

Rainha-Má
Sobre a Branca de Neve fazer um passeio a tarde. hahahahaha

E não demorou muito para a novidade viralizar e até mesmo virar noticia em vários portais  por aí. O público adorou o tom realista, leve e super bem humorado que as páginas deram aos personagens sem deixarem de ser fiéis às suas histórias, fazendo menções aos livros e ainda contextualizado com os dias atuais. É ou não é genial?

1782441_519170254866957_1770156303_o
Encontro de rainhas

 

1979963_518522001598449_508977325_o
Choque de monstro

Em um certo post, a Princesa Ariel faz referência ao desastre ambiental ocorrido em Mariana -MG e, em resposta, a Princesa Giselle (do filme Encantada) ainda joga aquela indireta e aproveita pra criticar o governo fazendo referência à Presidenta. #polemicas #and #contemporâneas

Ariel

Conforme foi ganhando visibilidade, mais personagens foram surgindo e hoje a equipe já conta com um grande número de páginas sob sua administração. Contemplando os principais personagens das histórias das Princesas, eles juram que fazem tudo por amor à Disney. #todosamam ❤

tumblr_n408ispzJK1sjhajoo1_500

Todo o figurino usado nas fotos é extremamente fiel aos filmes que marcaram nossa infância e de primeira qualidade. Porém, não há menção explicita a nenhuma empresa. Foi através da curiosidade (e a incontrolável sede de stalkear) dos seguidores, que descobrimos que uma loja de fantasias  é a responsável pelos looks impecáveis dos personagens.

A cultura da convergência trouxe para a web a migração dos públicos dos meios de comunicação tradicionais em busca de novas experiências de entretenimento e, é apostando nessa onda, que cada vez mais empresas têm investido nesse tipo de postura intimista e humorística para conquistar o público. Páginas como a Prefs (que citamos aqui no blog esses dias) e Ponto Frio são exemplos de marcas/empresas que fazem sucesso nas redes sociais por sua postura descolada e miga do público.

amigas

Em uma entrevista meiga (own) concedida pela Branca de Neve (principal página) à Folha Vitória, a responsável pela página da Princesa ‘rainha dos baixinhos’ (rs) revela um outro ponto muito interessante e que pode passar despercebido nessa história toda:

Acredito que não estejam faltando histórias, mas sim a atenção das crianças para esse tipo de educação. Elas estão muito ligadas à internet desde pequenas. Mais um motivo de estarmos aqui, para talvez despertar o desejo de ler as histórias, mesmo que virtualmente, com livros online. E talvez as histórias clássicas possam ser adaptadas razoavelmente para os tempos modernos: linguagem, escrita, etc.”

A reflexão da Princesa faz sentido e é de grande valia. Com a substituição da vida offline por horas e horas em jogos nos tablets e smartphones, as crianças hoje em dia muitas vezes não tem contato com essas histórias tradicionais. Este tipo de iniciativa acaba aproximando o público e tornando a experiência das histórias infantis um pouco mais reais e até mesmo mais interessantes para os jovens e crianças. A migração destes conteúdos para as redes sociais é consequência da convergência dos meios de comunicação que presenciamos atualmente.

As Princesas Disney realmente são um símbolo cultural bastante versátil e, frequentemente, ganham vida nas mais inusitadas situações por ilustradores ao redor do mundo. Já fizeram versões das personagens idosas, modernas, tatuadas, fashionistas… é estilo que não acaba mais!

Também já circularam na internet como seria o perfil no instagram das princesas! Se tratando desse assunto, a criatividade parece não ter limitações. É uma ideia mais legal do que a outra ❤

12351568_10156526020520556_2125267844_o

No facebook, a galera responsável pelas “princesas na vida real”(hahaha) atualmente já gerencia as páginas de vários personagens. Saca só a lista:

O Príncipe , Cinderela , Príncipe Encantado , Princesa Ariel , Príncipe Eric , Princesa Aurora , Príncipe Filipe , Rainha Elsa , Rainha Má , Rainha Narissa , Rainha de Copas , Princesa Rapunzel , Princesa Tiana , Princesa Jasmine , Princesa Giselle , Dunga Dengoso , Zangado , Feliz , Princesa Merida , Princesa Anna , Olaff , Soneca , Bela , Fera , Pokahontas , Madrasta , Princesa Mulan , Mãe Gottsha , Malévola , Alice Maravilha , O Chapeleiro , Gaston , Kristoff, Hans , Ursula , Cruella De Vil , Príncipe Naveen , Pombo Correio , Peter Panzinho , Wendy , José Bezerra

Porém, como não se tratam de páginas oficiais autorizadas pela Disney, pode acontecer de sairem do ar caso a empresa dona dos direitos autorais dos personagens reivindique o uso. (#oremos para que isso não aconteça!) Enquanto isso, os administradores usam de muita criatividade e imaginação para produzir conteúdo constante de acordo com a personalidade esperada para cada personagem. Afinal, não deve ser fácil imaginar como uma Princesa Disney agiria se fosse real e ainda interagir com milhares de pessoas a partir disso.

Quer dizer… não deve ser fácil pra vocês, mortais. Eu, como Bela Adormecida que sou, não só sei como estou terminando este post com um olho aberto e o outro já dormindzzzZ…

Sleeping Beauty asleep

Beijos de luz :*

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s