Deadpool e o sucesso do marketing personalizado

Prepare seu coração e já vai separando o dinheiro da pipoca: o “herói” mais zoeiro dos quadrinhos chega hoje aos cinemas! #OsNerdPira ❤

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Saca só esse trailer f*d#!

Deadpool ou ‘Mercenário Tagarela’ (Merc with a mouth), como também é conhecido, é apresentado pela Marvel da melhor forma possível (oremos). Então, pra não dar muito spoiler e deixar a empolgação para o filme ainda maior, vamos dar uma breve introdução à vida do zoeiro mais famoso do momento.

Tudo começou em 1991, quando o personagem foi introduzido no quadrinho Os Novos Mutantes. Wade Wilson (real nome do anti-herói)  é diagnosticado com câncer em estado terminal e acaba indo parar em um desses programas loucos de criação de mutantes, O Projeto Arma X (Lembrou de algo?! X-Men, Wolverine…pois é).

Normalmente, ele seria apenas mais um coadjuvante dos quadrinhos, mas, sua capacidade de destruição, humor extremamente ácido e referências satíricas culturais, conquistaram popularidade e o personagem ganhou estilo próprio.  Outro diferencial de Deadpool é a quebra da Quarta parede, quando se comunica diretamente com o leitor, íntimo e hilário, como se soubesse que é um mero personagem fictício.

A Marvel, que não é nada boba, aperfeiçoou o personagem, trabalhando sua história e uniforme (que ficou ma-ra-vi-lho-so, por sinal).

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O Mercenário Tagarela é um assassino, sanguinário, zoeiro, anti-herói e que só faz o que quer. “Como assim anti-herói? no poster do filme tá escrito que é herói sim!”- você deve estar pensando. Pois te explico: Deadpool é um cara que não possui vocação heroica e que realiza a justiça por motivos egoístas, pessoais, vingativos, vaidosos ou por quaisquer razões que não sejam altruístas. Ou seja, o cara é o antônimo da ideia que se tem de herói.

Talvez você não esteja lembrando, mas nosso anti-herói esteve em Wolverine – A Origem (2009). No filme, ele aparece com um traje fajuto, acaba tendo a boca costurada – não mais tagarela – e ainda é morto pelas garras do Wolverine. Oi? Claro que acabou sendo um desastre total entre os fãs do personagem. Por esta razão, a FOX demorou a decidir investir em um filme só dele.

Passou a existir entre os fãs um boato que fariam um filme digno, a altura do personagem. Depois de “vazar” na internet um vídeo de um suposto trailer de Deadpool, os fãs ficaram enlouquecidos! E assim começou o investimento, avassalador em marketing para o filme.

A página do filme no facebook, que conta com mais de 3 milhões de curtidas, tem feito um trabalho totalmente personalizado, resultando em uma popularidade cada vez maior do personagem. A equipe de marketing do filme no Brasil e nos Estados Unidos não está poupando esforços (e muito menos dinheiro) na divulgação do longa.

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Teve adesivagem f*d% de metrô no Rio de Janeiro:

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Teve bloco de carnaval, em São Paulo e no Rio de Janeiro, valendo brindes pra quem fosse fantasiado de Deadpool!

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Teve parabéns especial no aniversário de São Paulo:

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Teve lançamento de emoji – trollagem – oficial do filme. Você instalava e até dava pra brincar, mas os emojis eram enviados como imagem e não como emoticons de fato.

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E falando em emojis, teve poster oficial (divulgado em outdoors no Estados Unidos) utilizando apenas essa linguagem:

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E no natal? Teve poster:

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Deadpool também esteve divulgando uma campanha cheia de trocadilhos e zoeira, porém sobre um assunto muito real:

Na campanha, o mercenário boca-suja dá instruções sobre como os homens devem realizar o exame em seus testículos. O vídeo faz parte da campanha do BallBoys.org sobre a prevenção ao câncer de testículo.

O marketing do filme tem se superado! Ao assumir uma postura totalmente personalizada para o personagem, a equipe dá as ações de promoção o tom zoeiro e descontraído característicos do tagarela, não perdendo uma chance de chamar a atenção para o personagem: natal, dia dos namorados, nas ruas, no metrô, nos aplicativos de relacionamento… onde quer que você vá, lá está Deadpool fazendo alguma graça e te convidando a rir mais disso tudo nos cinemas.

E a criatividade nas formas de aproximação com o público não para por aí: Nos Estados Unidos, a equipe tem investido no fato de seu lançamento cair justamente no dia dos namorados. Pensando nisso, o personagem ganhou até perfil no tinder!

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Ao dar match com o personagem, o usuário recebe uma mensagem (seguida de uma cantadinha ruim, hahaha) dizendo para aproveitar bem o aplicativo e, quando conseguir um encontro, levá-la(o) para assistir ao longa. #Fofo ❤

Também foi veiculado um “falso” anúncio do filme especialmente para o dia dos namorados. O poster, que contém uma imagem real do filme, foi produzido como se fosse uma produção de comédia romântica. Provando que #TheZueraNeverEnds mesmo quando o assunto é Deadpool.

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As técnicas de aproximação com o público trabalhadas pelo marketing do filme têm seu sucesso refletido nos números. Um bom exemplo foi o que rolou na pré-estreia da meia noite de ontem para hoje: Todas as salas de Vitória e Vila Velha que exibiam o filme, estavam lotadas já no dia anterior.

Deadpool vem sendo tratado como fenômeno pelos estúdios da Fox por ter sido um filme relativamente barato de produzir- tendo como base os gastos típicos de filmes de super-herói – e  por conquistar boas estimativas.

Mesmo com a classificação restrita (não dê bobeira, menores de 16 anos são SIM barrados na porta do cinema, viu?) por conta da linguagem chula e da violência sinistra (tipo, muito),  o faturamento esperado para o longa é de U$ 65 milhões durante seu fim de semana de estreia, o que fez com que a Fox já confirmasse uma sequência.  ❤

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#TodosDizemAmém

Agora é correr pro cinema pra conferir de perto o resultado de todo esse investimento que garante muuuuita risada e referências maravilhosas de cultura pop. ❤

E nós, claro, como bons nerds que somos, já estamos aguardando a sequência do filme e os próximos capítulos do show de criatividade dessa equipe de divulgação.

 

 

 

 

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2 comentários sobre “Deadpool e o sucesso do marketing personalizado

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