Os links mais protestados da semana

Em uma semana intensa para o brasileiro, protestos e links não faltaram. E para o seu governo, selecionamos alguns desses links. São atitudes questionáveis de empresas, cartografias dos protestos entre outros.

 Hashtags e perfis das manifestações mapeados via Tweets

As manifestações do dia 13 desse mês mobilizaram um número muito maior de pessoas do que as manifestações anteriores, não só nas ruas, mas também na rede. Analisar e interpretar os dados produzidos por esses usuários, é, também, investigar dois mais óbvios motivos para se manifestar no Brasil, às mudanças nos padrões de pensamento e de ideologia nos protestos.

Nesse sentido o Doutor, Mestre e Professor do Departamento de Comunicação da UFES, Fabio Malini, com o auxílio do Labic (Laboratório de estudos sobre Imagem e Cibercultura) o qual ele coordena, desenvolvem cartografias baseadas nas hashtags e termos mais utilizados pelos usuários no Twitter durante os dias de protesto.

coxinhapetralhas

Fabio Malini post

A partir das palavras mais mencionadas é possível fazer reflexões gerais sobre os ideais dos manifestantes. Malini salienta ainda o uso de bots para retweetar as mensagens e dar a falsa impressão de que o assunto tem relevância geral. Tudo muito interessante, vale a pena conferir.

Fábio Malini

Labic

Habib’s e “polêmica” participação nos protestos

No dia 13 a rede restaurantes Habib’s e Ragazzo (o fast-food italiano do Habib’s) declarou o apoio às manifestações utilizando a hashtag “#fomedemudança”. As lojas foram decoradas com uma temática verde e amarela e foram distribuídos cartazes, fitas e bottons.

habibs

Empresas preferem a neutralidade à por suas imagens sob discussão. A polêmica que se desdobrou nas redes carrega a mesma lógica da incompatibilidade entre os partidos criticados na manifestação.

Clique no título e saiba mais.

AdBlock mostra anúncios no Dia Mundial Contra a Cibercensura

pussy riot

ai weiwei

Os usuários do AdBlock ao redor do mundo foram surpreendidos no Sábado quando receberam no lugar dos seus agradáveis espaços vazios, uma propaganda da anistia internacional. Isso porque no Sábado dia 12 de março é o Dia Mundial Contra a Cibercensura. O ativista e artista Ai WeiWei, a banda ativista russa Pussy Riot e o ícone contra censura e espionagem Edward Snowden foram os protagonistas da campanha que exibia citações das respectivas personalidades em favor da liberdade de expressão.

Anistia Internacional

As mudanças do novo algoritmo do Instagram

instagram photo

O novo algoritmo do Instagram irá reordenar as fotos e vídeos no feed do usuário com base nos seus interesses. Não se sabe ainda de que forma eles irão decidir qual post é mais importante. De acordo com o Instagram as pessoas veem apenas 30 por cento do conteúdo das páginas que seguem. A nova configuração supostamente alteraria as características essenciais da rede e a deixaria com uma cara de Facebook, reduzindo o alcance dos posts e forçando as empresas a fazer anúncios mais refinados.

Nike irá lançar tênis de De Volta Para o Futuro

Para você que acompanhou os filmes ou para você que quer apenas um conforto extra, o tênis HyperAdapt 1.0 da Nike apresenta o famoso sistema que “se amarra sozinho”. O tênis na verdade não possui cadarço como explica o vice-presidente de design da Nike, John Hoke, em entrevista para a Wired, o tênis funciona com o suporte de uma bateria e várias polias que irão apertar a “garganta” do tênis. Além disso o calçado será capaz de reconhecer o peso e ler a posição do pé na sola do tênis, apertando mais de um lado ou de outro. A versão do De Volta Para o Futuro tem, de quebra, incríveis luzinhas na sola e, sim, você teria que “recarregar” o seu tênis da mesma forma que recarrega seu celular.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s