A Regionalização das Marcas de Maquiagem

Empoderadas pela internet, elas se tornaram formadoras de opinião e lançam diariamente tendências nas redes sociais. Estão na faixa dos vinte e poucos anos, adoram comprar itens de beleza e palpitar em seus blogs sobre produtos de maquiagem e a melhor forma de usa-los. Seguidas por milhares (ás vezes por milhões), as blogueiras revolucionaram a forma como o consumidor tem acesso às novidades do mundo da beleza.

Além de desfilarem o estilo de vida dos sonhos e serem pagas para testar cosméticos, serviços estéticos e comparecer a eventos, as blogueiras também são consumidoras influentes e descobriram que a publicidade pode virar um negócio rentável, quando aliada ao conteúdo de seus sites.
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            Mas como elas se tornaram uma ponte de comunicação entre as marcas e consumidor?

Para as grandes marcas, a parceria com blogs representa o vínculo com o público jovem, que busca nelas referência antes de comprar determinados produtos. Além disso, as maquiagens são vendidas com uma velocidade muito maior do que quando divulgadas em anúncios de revistas, que são vistos por um número selecionado de pessoas.

Com intuito de ganhar espaço na mídia, as blogueiras procuram se afiliar a lojas e marcas, por meio de resenhas, fazendo análise dos produtos, dando opinião e trazendo novidades para uma audiência de meninas da mesma idade, igualmente apaixonadas pelos assuntos de beleza e moda. Um exemplo claro de parceria entre blogueira e marca são os tutoriais de maquiagem que a Camila Coelho publica demonstrando produtos da Natura.

E quem seriam essas grandes Social Media Influencers?

Camila Coelho 

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Trabalhava como maquiadora nos Estados Unidos e em 2010 começou a postar vídeos no Youtube, com intuito de dividir dicas de maquiagem com suas clientes. Além do material em vídeo, suas seguidoras pediam com frequência, que a maquiadora criasse uma página para divulgar conteúdo, não só relacionado à maquiagem, mas também a seu lifestyle. Foi então que ela criou o blog Super Vaidosa. Em pouco tempo ela adquiriu milhares de seguidores e se tornou sucesso na internet. Camila passou a compartilhar dicas de moda e também se destacou nesse segmento. Hoje é considerada uma empreendedora do meio digital.

Instagram: 4 milhões de seguidores

Facebook: 2.566.116 de curtidas

Youtube: 2.477.907 de Inscritos

Bianca Andrade 

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A Bianca, do blog Boca Rosa, tem apenas 20 aninhos e já é sucesso em todas as redes sociais. Sempre foi apaixonada por maquiagem e a vontade de começar a fazer os vídeos surgiu assistindo tutorais no Youtube. Ela adorou a ideia e iniciou a sua saga compartilhando dicas de maquiagem usando produtos nacionais e com valores mais acessíveis. A blogueira conta que não tinha condições de ter produtos importados e seu vídeo mais visualizado (com mais de um milhão de acessos) foi ensinando a mesma técnica de maquiagem, com duas vertentes: uma usando produtos importados, e a outra improvisando com produtos mais acessíveis e que já tinha em casa.

Instagram: 2,1 milhão de seguidores

Facebook: 2.929.973 de curtidas

Youtube: 2.254.838 Inscritos

Alice Salazar 

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Alice Salazar começou a se interessar pelo mundo da maquiagem ainda criança, ao ver a mãe (também maquiadora) trabalhando com uma infinidade de sombras, cores, batons e pincéis.  Frequentou cursos para obter aperfeiçoamento profissional e em 2010 criou o blog Espelho Meu, apresentando tutoriais e dicas de beleza. Atualmente a maquiadora oferece cursos de automaquiagem em diversas cidades do Brasil. Além disso, lançou o livro De Bem Com o Espelho, repleto de dicas simples, para mulheres de todas as idades.

Instagram: 997 mil seguidores

Facebook: 1.057.472 mil curtidas

Youtube: 1.300.083 mil inscritos

Agustin Fernandez

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O Urugaio Agustin aprendeu a se maquiar sozinho e desde criança tinha interesse por maquiagem e moda. O maquiador e cabeleireiro fez sucesso nas redes sociais com tutoriais de automaquiagem voltado para o publico feminino. Tudo começou quando ele se juntou a blogueira Flávia Flores, para promover um projeto que visava ensinar mulheres com a câncer a se maquiar. Apesar de não ter nascido aqui, o maquiador se considera brasileiro, fala português fluentemente e todos os seus vídeos são voltados para o público feminino nacional.

Instagram: 368 mil seguidores

Facebook: 291.362 mil curtidas

Youtube: 12.713 mil inscritos

Julia Petit 

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Além seu jeito tipicamente paulistano, que mistura a força das tatuagens espalhadas pelo corpo, ao jeito elegante, eclético e feminino, Julia também ficou conhecida por seus tutoriais de maquiagem inspirados em grandes influencias do mundo da moda. Fundadora do blog Petisco, conta com uma equipe de colunistas que falam sobre assuntos diversificados, como cultura, comportamento e moda. Em pouco menos de oito anos, o Petisco se tornou um dos sites femininos mais acessados no país, com cerca de nove milhões de visitas mensais. A maquiadora transformou sua identidade em uma marca descolada e acessível, à qual grifes de maquiagem fazem questão de se associar. Sua mais recente empreitada foi uma coleção limitada com a M.A.C Cosmetics, que evaporou os produtos das prateleiras e do e-ccomerce (comércio online).

Instagram: 491 mil seguidores

Facebook: 235.847 mil curtidas

Youtube: 371.782 mil inscritos

 E por falar em M.A.C…

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Além de usar estratégias de divulgação com blogueiras, as marcas de maquiagem e cosméticos em geral, também se apropriam de estratégias de marketing para alcançar mundialmente e regionalmente seu público alvo. A M.A.C é uma marca de maquiagem global que foi fundada no Canadá e chegou no Brasil em 2002, com sua primeira loja no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Em 2009, nosso país foi responsável pelo aumento da produção de um dos batons da marca: o Snob; quando do a personagem interpretada pela atriz Ísis Valverde, na novela Caminho das Índias, usava o batom.

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Rapidamente esse tom entre o rosa e lilás virou o queridinho das brasileiras e fez crescer a demanda do produto, surpreendendo a marca e chamando atenção para o nosso país. Segundo a maquiadora Fabiana Gomes, que fez parte do primeiro time de artistas M.A.C no Brasil, cores de batom como o Snob, ainda eram um tabu para as brasileiras, pois havia um certo receio em ousar e explorar cores diferentes.

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A marca se manteve atenta às redes sociais, e como citamos anteriormente, assinou uma coleção com a blogueira Julia Petit, em 2015. A coleção era composta por 11 produtos, entre eles batons, sombras, gloss, delineador e blush, vendidos em 30 lojas ao redor do mundo e pelo e-commerce. Foi inspirada no clima tropical brasileiro e tinha como referência a flor vitória régia, que representa o clima e a beleza. A coleção contava com cores que se adequavam bem a todos os tons de pele.

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A divulgação da coleção da Julia Petit ocorreu majoritariamente nas redes sociais. Além de seu próprio blog e canal do Youtube, os principais sites das grandes revistas e segmentos de moda (como Vogue Brasil e Elle) também noticiaram o lançamento da coleção.

Em sumo, percebemos cada vez mais a necessidade das marcas de se adequar às preferencias do público onde estão inseridas, principalmente se tratando de marcas globalmente conhecidas. Essas, devem não só avaliar as relações e valores que originalmente seguem, mas se adaptar aos valores dos países que as recebem, tendo em vista uma forma mais estreita de se comunicar com seu público. A M.A.C é um exemplo claro de marca que se regionalizou, ou seja, se adaptou ao público brasileiro, sem perder suas características principais e fazendo uso de personalidades que têm credibilidade com seu publico-alvo, como é o caso das blogueiras.

 

Fonte:

Trabalho de Conclusão de Curso: Regionalização das marcas globais: Estudo de caso M.A.C. Cosmetics.

Desenvolvido por Alana de Souza Aguiar e Sarah Carneiro da Costa Brumatti.

Orientado pela  Professora Msc. Carine Cardoso.

Arte da capa por Luciano Oliveira.

 

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