Especial 15 Anos de Publicidade FAESA: A Agência Integrada.

Esta semana, o curso de Publicidade e Propaganda da Faesa completa 15 anos. #debutante

giphy4

 

É claro que não poderíamos deixar passar em branco uma data tão importante para nós, né? Por isso, durante a semana de comemoração, faremos alguns posts destinados ao curso de Comunicação Social,  trazendo um pouco sobre os projetos que são desenvolvidos pelos alunos.

Entre os maiores projetos do curso atualmente, está a Agência Integrada. Criada há 13 anos, ela faz parte do curso de Comunicação Social da FAESA. Seu objetivo é trazer para dentro da faculdade a experiência e a prática vivenciada nas agências publicitárias. Além disso, os alunos contem com a oportunidade de aprender com professores e aplicar o que é aprendido em sala de aula de forma mais vívida.

1451407_988416327919879_2523234982120612696_n

Na Integrada, os alunos são escolhidos por seu nível de excelência. Não existe um processo de seleção a não ser a própria capacidade do aluno. É preciso comprometimento, responsabilidade, presença, inventividade, criatividade, habilidades de Redação Publicitária e/ou Direção de Arte.

“Trabalhamos com quatro estagiários, sendo dois diretores de arte e dois redatores. O contrato deles pode durar até um ano e após este período, abrimos nova seleção. Estes alunos recebem uma bolsa e ajuda de custo, e cumprem horário  diário entre 14h e 18h.”

Ao entrar na agência, cria-se uma nova visão do mercado de trabalho e da atuação do publicitário. Vivenciar a elaboração de campanhas institucionais e entender como funciona o processo criativo de um redator, por exemplo, faz toda a diferença na formação de um aluno de publicidade. Publicitários que passaram pela Integrada tendem a se destacar mais no mercado por terem começado em um ambiente educacional e só então evoluído para o ambiente externo.

Os últimos formandos conseguiram nota 10 em seus TCC’s e foram direto da faculdade para o mercado, alguns antes mesmo de se formarem, e atestam a diferença que isso fez em suas carreiras e na vida pessoal.

12341174_929529267141919_1714053702543494744_n

“Estagiar na Integrada foi fundamental para o meu desenvolvimento como publicitário”, disse Hélber Lopes, que atualmente trabalha na Agência Criativa, na área de criação de conteúdo. “Lá eu fui preparado para o mercado e direcionado a persistir em ideias, administrar tempo, aprimorar a utilização de ferramentas e acima de qualquer coisa, ser uma pessoa melhor. A interação e a colaboração dos amigos em prol das produções dos projetos são incríveis”.

Quando questionada sobre sua experiência, Chris Gama nos conta: “lá não é um lugar só de aprendizado, mas também de diversão, que em minha opinião, quando se juntam, resultam em boas ideias”.

Luma Wernesbach afirmou que além de ter recebido uma preparação incrível para o mercado, aprendeu a desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, a proatividade e a autoconfiança. “A produção de trabalhos e projetos incríveis ao lado de pessoas que merecem toda a admiração fazem com que você se encante cada vez mais pela publicidade.”

Para Bruno Barros, a Agência foi responsável pelo seu “primeiro contato com a Publicidade”. Existe na fala de todos os ex-bolsistas o carinho e o agradecimento pelo tempo que passaram lá. “Coloquei em prática conceitos vistos em sala de aula, aprendi lidar com demanda, prazo, e mesmo sendo uma Agência Experimental, tive todo suporte necessário para aprender, crescer e encarar o mercado de trabalho. Olho pra trás e vejo como tudo valeu a pena, pelo lado pessoal, profissional e principalmente pelas infinitas amizades conquistadas nesse tempo.”

Assim como é ensinado na disciplina de Criatividade, com o professor Victor Mazzei, uma ideia nunca está acabada completamente. E é isso que se busca na Integrada. Existe na agência a capacitação, o impulso para melhorar o que é feito e o apoio para sempre desenvolver o que há de melhor em você.

10400194_974225029339009_8516960752207676688_n

Fizemos uma entrevista com Gustavo Coutinho, coordenador da agência, e ficamos sabendo de algumas coisas que rolam na Agência, além de uma novidade que envolve o nosso amado NCD ❤

  1. Nesses 13 anos de trabalho com a Agência, como foi a evolução da Integrada? Como o curso de PP se beneficiou com isso?

“Temos uma filosofia na Integrada de que a evolução precisa ser um exercício diário, estar sempre acontecendo. Mas se formos pegar como parâmetro o início da agência, acredito que evoluímos na busca por estratégias para maximizar o aprendizado do aluno durante a trajetória dele aqui dentro. Para isso dar certo, precisávamos dos estagiários 100% empenhados e conseguimos isso prezando pelo melhor ambiente de trabalho possível, para que o aluno tivesse motivação para vir trabalhar, que gostasse de estar aqui com a gente. Acredito que conseguimos este equilíbrio entre satisfação e resultado e hoje o clima na agência é excelente. Isso, sem duvidas, é um grande diferencial.  A partir daí as coisas fluem com mais facilidade e podemos estender este suporte para além da integrada, orientando, dentro do possível, outros alunos do curso nos concursos universitários e trabalhos acadêmicos.”

  1. Para você, que coordena os alunos e assiste o desenvolvimento pessoal e profissional deles, qual é a prioridade para se tornar um bom publicitário?

“Antes de qualquer coisa, o aluno precisa estar certo se é isso mesmo o que ele quer. Precisa enxergar a escolha da profissão como uma decisão importante e se entregar de corpo e alma para ser um grande profissional. A partir daí, a busca por referencias deve ser uma constante. Ele precisa ir além dos livros e apostilas. Temos, hoje em dia, facilidade de acesso ao que melhor está acontecendo na nossa área, acesso aos anuários internacionais de propaganda, às grandes premiações mundiais. As vezes uma viagem a um lugar desconhecido, uma cultura diferente ou até mesmo um show musical contribuem muito para ampliar nosso repertório intelectual, e tudo isso vira referência.”

  1. Como é o dia a dia na Integrada?

“Começamos sempre com uma reunião para traçarmos as metas do dia. Nela, conferimos pendências e discutimos sobre as novas demandas. Depois distribuímos a tarefas e estipulamos os horários de entrega. Caso haja necessidade, fazemos juntos um brainstorm para nortear os trabalhos e, durante a produção, seguimos acompanhando e discutindo sobre as duvidas que surgem. Ao final do dia, nos reunimos para conferir os resultados.”

  1. É notável o destaque da Integrada em concursos de publicidade como o Colibri, a Ecos Mostra e a FENAPRO. A que se deve esse sucesso?

“Principalmente ao talento desses alunos. Temos muita gente boa em sala de aula e quem entende que pode tirar proveito da estrutura e dos ótimos professores disponíveis, sai na frente. A Integrada é mais uma peça desta engrenagem. Ela funciona como um reforço, uma extensão da sala de aula. E o fato de simular uma agência com todas as suas cobranças e funcionalidades, acaba contribuindo para um amadurecimento mais intenso dos seus estagiários. Estimulamos muito a participação nos concursos porque acreditamos que este tipo de atividade, com toda a sua cobrança, prazo e foco, contribui para o crescimento do aluno. Há dois anos implantamos esta filosofia e hoje já é uma das principais ferramentas de aprendizado dentro da Integrada. E o resultado deste esforço já começa a dar frutos: neste curto período, nossos alunos já acumularam 12 títulos entre prêmios e indicações.”

  1. Por enquanto só existem os cargos de Direção de Arte e Redação na agência. Existe a possibilidade da Integrada se expandir em áreas de atuação?

“Oferecer mais possibilidades aos alunos, expandindo nossas funções para todas as áreas que envolvem uma agência, é um desejo antigo da Integrada. Hoje, porém, temos dois empecilhos: o primeiro é físico, já que precisaríamos de um espaço bem mais amplo para absorvermos uma equipe completa. O outro é a demanda, pois como possuímos apenas clientes internos, atualmente não há trabalho suficiente que contemple as demais funções. Mas vou te contar um segredo: Há um início de “namoro” nosso com o pessoal do NCD para somarmos forças e desenvolvemos juntos uma parceria na área.”

tumblr_inline_mfnpjmkrbr1rotdvm
Quando você descobre que é o crush do seu crush ❤

Já queremos todos shippando #IntegratividadeDigital

Pode vir quente que estamos fervendo amor, criatividade e entusiasmo pra engatar uma paquera com vocês, viu, Tegs ? (Já #fazendoaíntima do mozi).

A Integrada é realmente um exemplo de sucesso e uma ferramenta incrível no suporte ao ensino que a Faesa oferece aos alunos. Fique de olho nos próximos episódios para saber mais sobre outros projetos super legais que o curso de Publicidade nos oferece.

E bora comemorar!

anigif_original-grid-image-18101-1402354448-411

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s