Game of Thrones e a Cultura da Convergência

Pega a pipoca, chama ozamigo e separa os domingos, porque estamos em contagem regressiva para o retorno de Game of Thrones!

tumblr_n42b3cvUfp1qgcra2o1_400

KkUC4J

Nós do NCD sabemos que você esta contando os dias para descobrir o destino de seus personagens sobreviventes favoritos. E pra não te deixar sozinho nessa, estamos fazendo a contagem regressiva junto com você:

13043371_1009128155830139_835597839010189351_n

Pra entrar no clima  da 6ª temporada, separamos pra você os trailers que foram lançados neste mês de Abril:

 

Sem mais delongas (spoilers), já que estamos há três dias (SIM!) da grande estreia, vamos a uma breve introdução sobre este fantástico mundo de George R. R.  Martin.

Desde que estreou em 2011 nas telinhas norte-americanas, Game of Thrones tornou-se a maior série exibida pela HBO e conquistou fãs em todo o mundo. Adaptada com base nos livros “As Crônicas de Gelo e Fogo” (A Song of Ice and Fire), a trama se passa em Westeros, uma terra inspirada na Europa Medieval, onde as estações duram anos ou até mesmo décadas.

As histórias giram em torno de uma batalha entre os Sete Reinos, onde algumas famílias, com seus conflitos interpessoais e políticos, disputam o tão desejado Trono de Ferro. Este símbolo foi construído a partir das espadas dos inimigos que o primeiro Rei (Aegon Targaryen) derrotou. E apesar de possuir bordas afiadas e ser desconfortável, representa poder absoluto.

A aproximação do inverno trás violentas lutas entre duas famílias dominantes, que disputam o Trono de Ferro, pois sua posse  asseguraria a sobrevivência durante o longo inverno que está por vir.

giphy (6)

tumblr_makf2i2VNz1rften5o1_500

Paralelamente às batalhas, “os Outros”, mais conhecidos como “Caminhantes Brancos”, voltam a ameaçar a vida em Westeros. Depois de muitos anos sem serem vistos, essas criaturas de olhos azuis-claros, de  aspecto congelado e cadavérico, surgem com o desejo de atravessar a gigante muralha de gelo que protege os Sete Reinos. E até agora não nos disseram o real motivo de terem voltado.

game-of-thrones-ban-2

Inicialmente Martin planejava que a série literária fosse uma trilogia, porém, mudou de ideia durante a escrita do primeiro livro. As declarações oficiais são de que serão lançados 7 livros, tendo publicado até agora apenas 5. Vale ressaltar que as duas primeiras temporadas da série televisionada são relacionadas aos dois primeiros livros. A partir da terceira temporada, os produtores decidiram abordar a série como um todo, sem necessariamente, seguir a relação cronológica dos livros.

Até agora, Game of Thrones conta com 5 temporadas já lançadas, e os fãs estão ansiosos, aguardando o (inverno) último domingo de Abril (24), dia em que será transmitido o primeiro episódio da 6ª temporada.

0BAuns.gif

Atualmente, a televisão disputa a atenção do espectador com diversos dispositivos como os smartphones, computadores e tablets. Foi preciso buscar alternativas de interação com esses outros meios de comunicação para não perder a audiência. Por isso, quando a 4º temporada de Game of Thrones foi ao ar, a HBO desenvolveu uma estratégia diferente para bater um papo com os fãs. Utilizando de hashtags e menções em tempo real no Twitter e no Facebook, os espectadores se comunicavam simultaneamente à transmissão do novo episódio, reforçando a audiência do canal. E agora, às vésperas da estreia da nova temporada, nós já começamos a ouvir os burburinhos:

 

Sem título3

Sem título

As redes sociais tornaram-se um complemento na forma de consumir televisão. Por isso é tão comum que as pessoas assistam a determinados programas, comentem e compartilhem diferentes opiniões, utilizando de ferramentas como Twitter e Facebook. Game of Thrones é uma série que sabe trabalhar seu sucesso, principalmente utilizando o conceito de  segunda tela, termo utilizado para definir o uso de um dispositivo conectado à internet enquanto se assiste televisão.

Sem título2

Recentemente vimos esse fenômeno acontecer durante a cerimônia do Oscar. As pessoas postavam no Twitter suas opiniões, fazendo uso de hashtags para dizer se concordavam ou discordavam com a premiação.

000000000

                       Mas por que Game of Thrones conquistou o coração da galera?

Além de trabalhar com uma ótima qualidade de produção estética e de roteiro, quando comparada a outras séries, os episódios de Game of Thrones têm um tempo maior para se desenvolver, tendo uma hora de duração cada um. Não podemos deixar de dizer que a série é conhecida por sua liberdade de explorar cenas de sexo, nudez e violência, que atrai em especial o público brasileiro.

Game of Thrones é uma série completa, pois apesar de ser  dramática, sabe trazer elementos da comédia e aventura, possui dezenas de personagens carismáticos e suas diferentes histórias se interligam. Há violões e mocinhos, é claro, mas nada garante que eles serão os mesmos até o final. Até porque, como vocês já devem ter ouvido falar, a série ficou bem conhecida por matar personagens protagonistas. E o mais incrível: a trama é tão consistente que consegue seguir a história e manter os fãs ligados, mesmo depois da morte de alguns personagens queridos.

esse.gif

tumblr_mvbxl6O5X81snm6goo1_500

As séries de televisão norte-americanas estão cada vez mais presentes no Brasil, e é através da internet que elas ganham mais espaço e fãs por aqui. Graças ao grande sucesso, Game of Thrones foi a série de televisão mais pirateada em 2014, segundo o site especializado em downloads ilegais TorrentFreak.

Tendo em vista que a melhor atitude seria aceitar que pirataria existe e assim tentar combate-la (ou diminui-la), a HBO resolveu exibir os episódios simultaneamente em vários países ao mesmo tempo. E como de costume, o episódio terá exibição simultânea com os EUA.

Como foi feito na temporada passada, o sinal da HBO ficará aberto para não-assinantes a partir desta sexta feira (22), tendo exibições especiais de filmes inéditos (vamos vender o peixe, né HBO?), até o término do dia 24, com a exibição do novo episódio.

E a gente fica como com essa noticia?

3551641942

E pra completar, a HBO acaba de ganhar sua própria versão de programa “pós show”. O After the Thrones irá trazer recapitulações e teorias acerca dos novos episódios e será exibido nas segundas-feiras via HBO Now, HBO Go e HBO on Demand.

after-300x430

Game of Thrones é um exemplo de série que está inserida no processo chamado convergência midiática. Se há alguns anos GoT já fazia sucesso, com o avanço das mídias sociais, a repercussão está se multiplicando exponencialmente. A cada temporada, além de ser compartilhada, discutida, contestada e elogiada na internet, também é reelaborada em forma de novos conteúdo e narrativas.

A equipe de mídias sociais soube atiçar seus espectadores, que por sua vez  que criam sites, blogs, fóruns, memes, companhas, virais para o Youtube, trending topics no Twitter, perfis fakes, fanpages no Facebook, podcasts e outras formas de consumir e brincar com esse universo de George R. R Martin.

Pra você que quer ficar sempre por dentro do que acontece nas filmagens, ter notícias sobre o elenco, ou simplesmente procura um lugar pra discutir a série, os livros e os próximos lançamentos, saiba que a galera do site Game of Thrones BR está aqui pra isso. O site conta com uma equipe de 7 pessoas, que trabalham duro pra te manter informado sobre tudo o que rola no universo de George R. R. Martin.

giphy (4)

E pra te mostrar como a série tem grande repercussão, principalmente pelas redes sociais, selecionamos algumas novidades e curiosidades que você só encontra online:

A HBO divulgou uma abertura especial de Game of Thrones no perfil oficial da série no Facebook. O diferencial desta versão é que ela conta com tecnologia 360°, que permite que você arraste e clique em qualquer direção para explorar o mapa de Westeros da forma como quiser.

Divirta-se:

 

Quer descobrir qual personagem de Game of Thrones você é? A gente te diz como: o Spotify inventou uma forma de analisar o que você anda escutando e te mostrar com qual personagem da série você mais se identifica, com base no seu gosto musical.

GOT

Clique aqui pra fazer o teste.

A criatividade rola solta quando o tema é Game of Thrones. Olha que máximo, os personagens da série foram transformados em desenhos da Disney:

cersei

                        Cersei Lannister recriada na versão Disney.

briane-jaime

              Brienne of Tarth e Jaime Lannister, recriando a cena clássica de “A Bela e a Fera”.

tyrion

                       Tyrion Lannister recriado na versão Disney.

Clique aqui para ver mais.

Também existe o arquivo de áudio digital do Game of Thrones BR, que produz conteúdo e debate acerca dos acontecimentos da série e é publicado em forma de Podcasting. São os famosos Podcasteros, que você pode ouvir clicando aqui.

Podcasteros.jpg

E pra mostrar que a galera aqui do Espirito Santo também é fã de Game of Thrones e manja das tecnologias, não poderíamos esquecer desse vídeo:

Já imaginou se a série fosse feita na Universidade Federal do Espírito Santo? Esse vídeo mostra uma paródia da abertura de como seria esse famoso seriado. Aos criadores: estamos aguardando a versão 360º, viu? (hahaha).

Enquanto isso, a ansiedade toma conta e a gente chega a imaginar que até os próprios animais de estimação fazem parte do elenco. Sendo assim, apresento-lhes uma personagem nova da série, a grande estrela da 6ª temporada:

Lady Nala Stark of Winterfell.

Boatos de que essa ginger reconquistará Winterfell antes mesmo de Sansa Stark.

Agora só nos resta bater um papo com os amigos que também são fãs da série e usar todos esses entretenimentos online.

Domingo is coming!

gf lindo.gif

Arte da capa por Luciano Oliveira.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Game of Thrones e a Cultura da Convergência

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s