O Dia das Mães na internet

Dia das Mães sempre foi dia de comoção internacional, importante para estabelecer gratidão e uma relação familiar carinhosa. Mas agora em pleno 2016, não perceber – e não celebrar – a data tornou-se quase impossível. Filtro no Snapchat, reação no Facebook, hashtags no Instagram. Não importa onde, já virou hábito postar nas redes sociais mensagens, declarações e fotos com as mamães, sejam antigas ou novas, felizes ou tristes, clichês ou inovadoras, porque em uma era digital, compartilhar é mais importante do que viver.

Para começar, houve a grande surpresa na maior rede social ativa no Brasil. O botão de “florzinha” chegou no Facebook, representando “gratidão” para todas as mães conectadas e homenageadas em posts. Segundo o site B9, “Já faz 3 meses que o Facebook introduziu as reações, como alternativa ao velho e cansado (mas sempre útil) Curtir. Agora, a empresa começa a testar reações temporárias, que serão liberadas apenas em datas ou situações específicas. “

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A reação deu tanta repercussão que em poucas horas que o botão esteve ativo, surgiram memes, páginas e muita zoeira no Facebook.

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E como  melhor do Brasil é o brasileiro, não puderam deixar a nossa rainha Inês Brasil de fora. 

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E nesse mundo virtual, todo mundo sabe que a mistura mãe + rede social = micão. É só você abrir a página do Facebook da sua mãe ou a conversa no Whatsapp para confirmar nossa teoria. Por mais que elas se esforcem, a antiga geração ainda possui alguns obstáculos quando se trata de lidar com dispositivos digitais e internet. O resultado é uma comédia, como a página Surrealista (irmã do Sensacionalista) mostrou para a gente aqui e o Buzzfeed listou aqui. Além dessas, muitas outras nos mostram diariamente como é divertido observá-las lidando com aplicativos de forma atrapalhada, como a página Minha Mãe no Whatsapp que já é sucesso com mais de 300 mil seguidores.

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As redes sociais viraram uma plataforma de interação entre as marcas e o público, utilizando de datas especiais para criar uma relação mais próxima. Zoeiras da internet à parte, as marcas estão se pronunciando cada vez de forma mais intensa, criando parâmetros quando se trata de peças modernas e criativas. Para elas o importante não é só vender, mas transmitir valores para os consumidores, seja demonstrando que ser mãe é estar conosco em todos os momentos, é dedicar-se ao máximo, ensinar como ultrapassar as barreiras da vida ou nos ensinando que mãe não é apenas aquela que gerou, mas sim aquela que criou, deu carinho, sangue, suor e lágrimas por você.

Sem exceção, a Google é sempre a primeira do dia a se pronunciar sobre datas especiais. Ela cria um design especial para o logo diariamente – que ficou conhecido como “Doodle” e neste domingo (8), ela nos apresentou uma homenagem às mães como já era de se esperar.

Algumas marcas resolveram inovar nas campanhas de Dia das Mães, a Avon por exemplo, emocionou apresentando a campanha #MãeSemCulpa, que contou a história de uma personagem negra, mãe de um rapaz bissexual, tratando de temas importantes como diversidade, inclusão e respeito.

Já a HBO usou o sucesso da famosa série Game Of Thrones para homenagear as mamães, utilizando quatro teasers para a comemoração. Como todo fã alucinado da série já sabe, as mães da trama não são para se brincar quando se trata de proteger seus filhos. Sendo eles humanos ou… Dragões.

Confira um deles, intitulado “Eles crescem tão rápido”, estrelando Daenerys Targaryen, a Mãe Dos Dragões:

Enquanto isso, a P&G trouxe a representação da força da mulher pra sua campanha. Cm a aproximação das Olimpíadas a marca utilizou do tema para mostrar a histórias de mulheres que revezam a rotina de ser mãe com a rotina de seus filhos, atletas olímpicos, apresentando uma campanha emocionante.

Aspirina foi simples e direta, mas despertou humor na mensagem da peça. Sem deixar de vender seu peixe ela nos lembrou que um remédio para dor de cabeça pode fazer muita diferença.

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“Emoção e simplicidade marcam o vídeo em homenagem ao Dia das Mães assinado pela CBL Desenvolvimento Urbano. O texto descreve as caraterísticas do primeiro lar de uma criança, que é o útero materno. Com uma linguagem muito doce e de agradecimento ao valor da mãe, o vídeo nos agarra pela emoção. A CBL encontrou nesse vídeo uma forma carinhosa de homenagear a todas as famílias e promover uma conexão com seu público-alvo.”

Criado e produzido pela Criativa Comunicação Integrada, por meio da Criativa Conteúdo, o  vídeo é narrado por um menino de 6 anos e tem como elemento de construção visual desenhos infantis.

E falando em publicidade, o setor publicitário esteve a todo o vapor durante este fim de semana, nos bombardeando com matérias, peças e vídeos que ligam o Dia das Mães com outra data muito importante para a comunicação social: O dia do Profissional de Marketing (8 de maio). Acredite ou não, diversas agências tiveram a sacada de juntar as datas e criar peças memoráveis, divertidas e carinhosas.

Veja como a WMcCann, a Buteco Criativo e Publicis Brasil trataram do assunto mãe (publicitária) com expertise e marcaram os corações de todos nós!

WMcCann:

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Buteco Criativo:

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Publicis Brasil:

A Publicis foi além e se empenhou no papel de mãe. A agência convidou na sexta-feira (6) todas as mamães dos funcionários para mostrar o que cada um faz no trabalho. O resultado ficou incrível! Confira:

 

Neuari Consultoria e Serviços Empresarias:

“Quando o dia das mães e o dia do profissional do marketing caem na mesma data acontece um momento raro e cheio de amor. E por que não juntar os dois em uma homenagem só?”

A Neuari preparou uma campanha especial para parabenizar aqueles que estudam e desenvolvem o branding e aquelas que os fizeram entender (e se orgulhar) do fato de não sermos mesmo “todo mundo”.

 

E você, o que preparou pra sua mãe? ❤

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Texto: Alessandra Santarosa
Capa: Luciano Oliveira

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