Jiu Jitsu: a arte suave

Dica da semana para exercitar seu ócio criativo.

Quando o assunto é adotar um estilo de vida mais saudável, as pessoas costumam procurar uma academia ou esportes mais consagrados e conhecidos, como futebol e natação, por exemplo. Hoje o assunto aqui no #NCDFaesa é um esporte que a maioria das pessoas não conhecem tanto e que carrega um estereótipo bem definido: Homens fortes, donos de Pitbull (como diria Gabriel, o pensador) e fãs de UFC. Estamos falando do Jiu jitsu!

A origem exata de seu surgimento não é clara, mas sabe-se que nasceu no Japão Feudal. É uma arte marcial que utiliza essencialmente golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo.

Durante as guerras de Samurais, muitas vezes, no campo de batalha, eles ficavam sem suas espadas, sua principal arma, e foi daí que surgiu o jiu jitsu: da necessidade de uma luta que não fosse de combate, já que suas armaduras os protegiam de golpes diretos.

giphy.gif

A essência do jiu jitsu é utilizar a força do oponente a seu favor, com o mínimo de força possível.  Não é a toa que literalmente, em japonês significa “suavidade”, “brandura”, e jutsu, “arte”, “técnica”. Daí seu sinônimo literal: “arte suave”.

Ao contrário do estereótipo, o Jiu jitsu é feito para mulheres e crianças também, ou seja, para todas as idades. Como sua origem é a defesa pessoal, e as mulheres precisam saber se defender dos inúmeros assédios e violência que sofrem, nada melhor do que um esporte advindo da defesa pessoal. Com as técnicas aprendidas, pode-se imobilizar e finalizar pessoas muito maiores e mais fortes do que você. 

Ficou interessado?

giphy (2).gif

Se liga nas dicas:

A academia Gracie Barra, referência mundial em jiu jitsu  por utilizar a linha de ensino do grande mestre Carlos Gracie – um dos “fundadores” do jiu jitsu aqui no Brasil -, proporciona à você o ensino dessa encantadora arte (e tem unidade aqui em Vitória!).

A arte suave favorece o condicionamento físico, apresenta a noção de hierarquia e respeito para crianças e adolescentes e ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e mental, já que usa de estratégias o tempo todo.

giphy (4)

Aqui vão algumas dicas pra você ficar por dentro de como os jiujiteros se comunicam:

Amasso – é imobilizar seu oponente de um jeito que fica difícil até para que ele respire:

Casca grossa – é aquele jiujitero (quem luta jiu jitsu) que não falta uma aula, treina insistentemente e nem sente mais quando leva um amasso.

Oss – é um cumprimento que demonstra respeito e admiração a quem vc se dirige.

Finalizar – Utilizar golpes o qual obriga a pessoa a bater (desistir) e assim, perder a luta.

Raspar – Trocar de lugar com o seu oponente. Se ele está por cima, você raspa e você passa a ficar por cima e ganhando pontos.

Quer saber mais? Que tal fazer uma aula experimental e sentir de verdade os benefícios e a alegria dessa família? Com o tempo você pode até se tornar um casca grossa. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s