Os Influenciadores Digitais, o Snapchat e o consumo das mídias.

Se você pensou que estávamos nos ‘fazendo de doidos’ e ignorando o fenômeno mais recente no mundo dos  Digital Influencers e das redes sociais…calma seguidor! Estamos aqui pra finalmente falar de Thaynara OG e a revolução do Snapchat.

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Nos últimos meses, uma maranhense de apenas 24 vem roubando a cena na internet. Thaynara Gomes, mais conhecida como @thaynaraog é a primeira celebridade rica bem novinha lançada com sucesso pelo Snapchat no Brasil.

Temos exemplos incansáveis de influenciadores digitais que surgiram de plataformas como o Youtube e Instagram, mas, no app mais amado pelos jovens (fora Pokemon Go),  Thay é a primeira a deslanchar e colher os frutos fartos de uma fama repentina.

Profissão do futuro?

Como não cansamos de falar por aqui, nossa amada cibercultura é a progenitora desse fenômeno chamado Influenciadores Digitais. Isso porquê a liberação do pólo de emissão deu voz a quem e para o que quiser comunicar. Mas como sabemos que seguidor é bicho perdido, vamos traduzir mais ainda para você:

Pessoas capazes de mobilizar uma grande audiência nas redes sociais, seja por seu estilo, fotos bem produzidas, humor ou qualquer outro ~talento~, agora têm plataformas para produzir todo o tipo de conteúdo. Quem é considerado relevante, seja por qualquer característica pessoal, atrai um público e se torna capaz de influenciar seus comportamentos, pautar temas e tendências que são replicados e discutidos pelo seu público (vulgo, seguidores).

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Seguidores pedem o aval de Kéfera Buchmann sobre o produto anunciado. Se ela aprova, eles confiam.

 

Estes são os novos profissionais que têm transformado a forma de se fazer publicidade e movimentado um novo tipo de mídia para as marcas. Seria seu sonho? O nosso também! Muitos Youtubers têm hoje pequenas fortunas conquistadas com suas maquiagens ou diários em vídeo.

Casas, carros e viagens são conquistas que muitos realizaram antes dos 25 anos com a profissão de Digital Influencer. Grandes marcas têm apostado nessa plataforma para se tornarem relevantes para o público jovem e alavancarem as vendas para aqueles que sonham em ter/usar o que seus ídolos digitais tem/usam.

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Kéfera indica e ensina sobre uma promoção da marca de cartões Mastercard

A juventude do século XXI e o consumo de mídia

Muitos jovens já não consomem o conteúdo oferecido pelas emissoras de TV como antigamente. Seja pelos horários restritos (fixos) para assistir aos programas ou por não sentirem proximidade com o que as emissoras produzem, esses indivíduos têm migrado para as redes sociais. Com isso, as marcas viram a necessidade de direcionar os investimentos em mídia para onde o seu público realmente está.

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blogueiros costumam fazer vídeos (snaps, youtube ou postagem no instagram) para mostrar tudo o que recebem das marcas e agradecer

Mas qualquer um pode postar na internet, certo? Aí é que tá o problema. Com as barreiras de entrada quase inexistentes, muitas marcas lotaram nossa querida web e, com isso, cada vez mais publicidade é oferecida sem que nós tenhamos interesse.

Para evitar que seu conteúdo seja bloqueado (por ferramentas como os Adblocks) ou simplesmente ignorado (por mecanismos como o “pular este anúncio”), as marcas passaram a investir não mais em comerciais com artistas de TV, figuras tão distantes para os jovens, mas em outros jovens que, pela proximidade ou admiração, têm muito mais poder de convencimento sobre esses novos consumidores.

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Kéfera é patrocinada pela Adidas e desperta o desejo de compra nos seguidores ao usar e postar as peças da marca

Ao invés de sentar em frente a uma televisão, a juventude hoje prefere assistir a outros jovens como eles em seus “reality shows” da vida comum. Os programas oferecidos pelas TVs, abertas ou a cabo, não acompanham o dia a dia, as preferências ou costumes desse público. E neste novo cenário de transformação no consumo de mídia, eis que surge o aplicativo para revolucionar tudo isso. Ele mesmo, o fantasminha que desaparece em 24hs.

O SnapChat e os reality shows individuais

Com fotos e vídeos que podem ser vistos por apenas 10 segundos durante 24h (ou não, caso não seja postado em sua história) no Snapchat, cada um pode ser a estrela do seu próprio programa.Com ferramentas diferenciadas como filtros e caneta para desenhar nas imagens, o aplicativo oferece muito mais possibilidades de interação do que as outras redes sociais.

Basta um Smartphone com internet e pronto: qualquer pessoa pode ser a celebridade do seu círculo de amigos e fazer, do seu dia a dia, o seu próprio Reality Show. A popularização do aplicativo do momento fez com que cada vez mais pessoas passassem a expor sua rotina e “conversar com o celular” para entreter seus seguidores.

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Thaynara OG e o poder do kiu

Tá, mas quem é Thaynara Gomes dentro de todo esse contexto? Um produto da nova cultura de consumo de conteúdo pelos jovens que deu a ~sorte~ de dar certo. A maranhense nunca sonhou com a fama que tem hoje e tudo o que realizaria quando começou a fazer graça no Snapchat, em junho de 2015, para descontrair no intervalo de estudos para prestar concurso público. Advogada formada, a menina ouviu dos amigos que tinha talento e deveria colocar o perfil público para que as pessoas pudessem conhece-la.

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Um foi indicando ao outro e, quando menos esperava, famosos globais estavam mencionando seu perfil e indicando aos seguidores. No final do ano passado Thaynara já havia se tornado um fenômeno. Mas foi este ano que o boom aconteceu: de anônima à muito famosinha do Snap com mais de meio milhão de visualizações por dia.

Thaynara ostenta hoje uma lista de feitos de dar inveja em muito famoso ‘macaco velho’:

  • Viajou para Genebra a convite do Bradesco para trazer a tocha olímpica para o Brasil;

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  • Esteve no Encontro com Fátima Bernardes;

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  • Esteve no lançamento de um  carro da Fiat ao lado de Hugo Gloss e artistas globais;

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  • Lançou um sabor de suco em uma lanchonete de sua cidade;

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  • Viajou para Marrakesh para uma websérie no Youtube;

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  • Esteve no Programa da Xuxa;

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  • Esteve na abertura e no encerramento das olimpíadas, também a convite do Bradesco;

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  • Fez participação em um filme nacional;

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  • Gravou seu primeiro comercial ao lado da estrela Fernanda Souza, de quem é amiga;

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  • Viajou para o Vale do Silício onde visitou as sedes da Netflix, Adobe, entre muitas outras empresas;

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  • Viajou para a Disney com uma excursão só dela;

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  • Deu entrevista para grandes canais como a BBC.

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Além tudo isso, Thay tem na conta diversos eventos de lançamento de marcas e aberturas de lojas. É muito acontecimento, pra pouco NCD. E tudo devidamente documentado em seu Snapchat, claro. E pasmem: tudo isso só este ano. É surra de entretenimento, merchan e dinheiro, viu?

A menina que se intitulava sub-celebridade, é hoje um dos rostos mais conhecidos da internet, amiga de diversos famosos e responsável por atrair multidões por onde passa. Até hoje Thay se assusta com a quantidade de fãs que lotam os shoppings e os eventos em que faz presença vip. Presença essa pela qual cobra em torno da bagatela de 20 mil reais. Isso sim é poder do kiu, né?

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Thaynara OG é só mais um (grande) exemplo dessa profissão em que jovens recebem grandes quantias para apenas mostrar que recebeu um produto e aprovou. Uma aparição de menos de 10 segundos no Snap rende muitas coisas grátis a ela e tantos outros influenciadores digitais.

Apesar da fartura, este tipo de profissão é instável e efêmera: esses jovens não serão referência para seu público para sempre. Ao contrário dos artista de TV, a fama deste nicho é muito mais passageira. A qualquer momento pode surgir uma nova Thaynara, e, após os fãs cansarem das mesmas piadas e bordões, a menina pode, por sorte, ter o respaldo de um diploma e seguir em sua profissão de formação.

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Enquanto isso, os formadores de opinião da web aproveitam as oportunidades para fazer muita publicidade e influenciar muitos comportamentos em troca de viagens, produtos e alguns segundos de exposição de marca. Tem que agradecer muito e de joelhos à Nossa Senhora da Cibercultura, viu?

kiu!

 

 

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