Webby Awards – O Oscar da Internet

Todos nós já ouvimos falar de premiações como o Oscar e o Emmy. Tipicamente transmitidos por canais de televisão, esses eventos já entram para a cultura popular, sempre trazendo as grandes novidades do cinema e da teledramaturgia à tona. Por um bom tempo, essas premiações foram as referência para avaliar a qualidade de algum produto da mídia. Mas com a ascensão das redes sociais – Instagram, Facebook, Twitter – pautadas no dinamismo e interatividade, essas mídias iniciais acabaram sendo postas um pouco de lado.

Social-Media-Marketing.png

E problema enfrentado por esses eventos é que excluem uma parte muito importante do novo cenário midiático: a nossa amada internet. E foi pensando nisso que criaram o The Webby Awards. Idealizado em 1996, com o intuito de avaliar e premiar o conteúdo criado na web e para a web. Completando agora seus vinte e um anos de existência, o acontecimento tomou proporções sem tamanho, tendo empresas como Google e YouTube em seu time de patrocinadores.

O Webby apresenta duas premiações. A primeira se chama The Webby Award, onde um júri de especialistas, criadores de conteúdo e ex-ganhadores do prêmio irão julgar e decidir quem vai levar a honra para casa. Já a segunda se chama The Webby People’s Voice Award, esse é o momento em que o evento aproveita a natureza colaborativa da internet e deixa as pessoas em casa decidirem quem vai ganhar!

giphy.gif

O Webby tem várias categorias. Desde de questões mais técnicas como Advertising and Media (Propaganda e Mídia), na qual vão premiar feitos como Best Art Direction (Melhor Direção de Arte) ou Best Use of Social Media (Melhor Uso das Mídias Sociais). Porém o evento vai muito além de reconhecer ações da publicidade atual, também são honrados websites que tem como o foco o ativismo, seja sobre preconceitos sofridos por algum grupo social – como o Beyond Prison, que tenta mostrar que a prisão não precisa ser um local de punição e sim de recuperação – ou até mesmo organizações preocupadas em preservar a fauna e a flora do mundo em que vivemos.

Mas não se preocupe, o Webby Awards não é tão sério assim. Eles também abraçam o lado zoeiro da internet, isso porque na categoria Social, uma das premiações é o Gif Of The Year (Gif do Ano). Sem contar com a categoria Animals (Animais), em que as melhores melhores contas que divulgam fotos ou vídeos de animais fofinhos, como Doug The Pug e Jimmy the Bull, são honrados. ❤

giphy (1).gif

O Webby Awards tem ganhado cada vez mais espaço na cultura da mídia. Ele usa de sua influência para mostrar que a internet deixou de ser apenas um espaço para amadores e iniciantes e agora é um modo de criar conteúdo da mais alta qualidade e com um maior número de alcance. Além de ser o método mais democrático de distribuição de informação nos dias de hoje.

Agora que você já sabe, não perde tempo e vai lá conferir os concorrentes deste ano! Nós aqui no NDC já temos nossas apostas 😉

Texto: Lívia Reim

Capa: Luciano Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s