Harry Potter e a transmidiação

Com certeza você possui um amigo fanático por Harry Potter, que sempre arruma uma maneira de falar sobre essa saga no meio da rodinha de amigos, ou até mesmo você é esse amigo fanático. Uma coisa é certa, Harry Potter está na vida de grande parte da população mundial. Desde seu lançamento a saga faz um sucesso estrondoso, que só cresceu com o passar dos anos, indo além de Livros e Filmes, Harry Potter conquistou espaço em diversas outras plataformas, e esse é um fato que precisa ser analisado, como essa saga se tornou a potência que é hoje?

Mas se por acaso você vive em outro mundo e nunca ouviu falar de Harry Potter, aqui vai uma breve descrição do que essa oitava maravilha do mundo é. Ela se trata de uma série literária, do gênero infanto juvenil, composta por sete livros e escrito pela autora JK Rowling. Conta a história de Harry, um menino órfão, que mora com os tios e seu primo Duda na rua dos Alfeneiros número 4, aos 11 anos ele descobre que é um bruxo e possui uma vaga na escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Ao longo da saga acompanhamos e descobrimos juntos com Harry e seus dois melhores amigos, Rony Weasley e Hermione Granger, mais sobre o mundo Bruxo e seus mistérios.

hpp

Joanne Kathleen Rowling, nascida em 31 de julho de 1965, teve a ideia para escrever a saga durante uma viagem de trem até Londres, porém ela estava sem caneta, e passou todo o caminho imaginando a história do jovem Harry. Na mesma noite a autora deu início ao primeiro livro da saga, que levou cinco anos para ser finalizado.

Joanne enfrentou dificuldades para lançar o primeiro livro da saga, sendo rejeitada por diversas editoras. Até que em 1997, Harry Potter e a Pedra Filosofal era lançado atraves da editora Bloomsbury Children’s Books. Porém duvidando do poder comercial de uma autora feminina, Joanne foi aconselhada a usar o Nome JK Rowling, no qual é conhecida até hoje.

Para saber mais sobre a autora e o início da saga Harry Potter, assista ao documentário “magia além das palavras”.

 

Harry Potter e a transmidiação

A cultura da convergência, diz respeito a diferentes formas de reconfiguração e transformação dos conteúdos que consumimos. Sendo transmitida em vários lugares diferentes, modificada e expandida, a história de Harry Potter é um ótimo exemplo disso.

A Transmidiação da marca acontece em diversas plataformas, vamos analisar alguns deles e observar como cada conteúdo criado é capaz de expandir e nos fazer imergir ainda mais no universo criado pela JK Rowling.

  1. Livros

A saga literária acompanha a vida de Harry Potter, desde o momento em que ele descobre ser um bruxo até o início da sua vida adulta. Temos a oportunidade de aprender junto com Harry sobre o universo bruxo, já que também é algo novo para ele, nos fazendo imergir na história, que vai se tornando ainda mais densa e rica em detalhes com o passar dos anos. Sendo sete livros, que foram sendo lançados a cada ano, parte de seus fãs cresceram com a série, criando grandes laços afetivos com a mesma.

Seus livros foram um sucesso comercial em todo o mundo, sendo traduzidos para mais de 50 idiomas, e comercializados com diversas edições diferentes. Os últimos quatro livros foram considerados os mais vendidos da história, sendo que o último livro, Harry Potter e as relíquias da morte, vendeu mais de 11 milhões de cópias nos Estados Unidos nas primeiras 24 horas após seu lançamento.

coleco-harry-potter-capa-original-7-livros-22924-mlb20238682235_022015-f

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry descobre ser um bruxo e vai para a escola de magia e bruxaria de Hogwarts, onde conhece seus melhores amigos Rony Weasley e Hermione Grange. Somos apresentados ao bruxo das trevas que assassinou os pais de Harry Potter, Lord Voldemort. O mesmo tentou matar Harry, porém por alguma razão o feitiço não o feriu, após o ocorrido Harry, que na época era um bebê, passou a ser conhecido por toda comunidade mágica. Ao chegar em Hogwarts ele descobre que a escola está guardando a pedra filosofal, artefato mágico capaz de fazer o elixir da vida eterna, e que Voldemort está atrás dela, pois desde o ocorrido com seus pais o bruxo das trevas está sem forma física própria, e a pedra poderia o ajudar.

  • Harry Potter e a Câmara Secreta

No segundo ano, descobrimos que um dos fundadores de Hogwarts, escondeu uma sala secreta no castelo, contendo um monstro que se fosse solto mataria todos os alunos de sangue ruim, ou seja, que possui pais trouxas (quem não é bruxo). Claro que esse monstro é solto e os alunos começam a ser atacados, e a escola ameaça ser fechada. Harry se recusa a voltar para casa dos tios, e começa a investigar, junto a Rony e Hermione, o que está acontecendo, ele encontra a câmara e descobre que quem está por trás de tudo é novamente Lord Voldemort.

tumblr_moykpjthjm1rhek0ko1_500

  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

No terceiro ano, Sirius Black fugiu de Azkaban (prisão bruxa altamente protegida) e está atrás de Harry Potter. Descobrimos mais coisas sobre o passado de Harry e sobre Voldemort, além de sermos apresentados aos marotos, grupo de amigos que o pai de Harry fazia parte. Neste ano Hermione está estranha, aparecendo cansada demais e fazendo mais matérias que o normal. Harry e Rony desconfiam dela, até que é revelado que a mesma tinha ganhando um vira-tempo, objeto mágico capaz de voltar algumas horas no tempo, o que explicou como a menina conseguiu fazer tantas matérias. Harry e Hermione utilizam o vira tempo para solucionar os problemas que surgiram no decorrer da história.

  • Harry Potter e o Calice de Fogo

No quarto ano, Hogwarts foi escolhida para sediar o Torneio Tribruxo, um evento onde três alunos de escolas distintas são escolhidos para participar de uma série de provas, e o vencedor ganha a taça tribuxo. Duas escolas são convidadas para passar o ano em hogwarts, sendo elas a Escola Bruxa Durmstrang e a Academia de Magia de Beauxbatons. Harry acaba sendo escolhido para participar do torneio, e descobrimos que a última prova era uma armadilha de Lord Voldemort, para atrair Harry Potter e poder retornar, dessa vez com seu corpo.

  • Harry Potter e a Ordem da Fênix

No quinto ano, somos apresentado a Ordem da Fênix, uma organização criada para combater Lord Voldemort. Esse ano foi complicado para Harry, ele era visto como mentiroso, pois grande parte da comunidade bruxa não acreditava que Voldemort havia retornado. O ministério da magia estava intervindo em Hogwarts, proibindo que os alunos  treinassem feitiços durante as aulas. Logo Harry e seus amigos sentiram a necessidade de criar um grupo para aprender e treinar as magias que eram impedidos, já que Voldemort havia retornado e eles precisavam saber se defender.  

  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe

No sexto ano, temos Lord Voldemort mais forte e prestes a concretizar seus planos, Hogwarts se preparando para batalha final e Harry Potter participando das aulas de poções à pedido do diretor Dumbledore. Graças a isso, Harry utiliza um livro que pertenceu ao príncipe mestiço, um ex aluno que foi muito bom em poções, superando até Hermione. Descobrimos mais sobre as Horcrux, objeto mágico onde é possível depositar uma parte da alma, o que permite que a pessoa sobreviva de alguma forma após a morte, tomamos conhecimento que Lord Voldemort conseguiu dividir sua alma em sete parte, e para ser detido é preciso descobrir quais são essas horcrux e destruí-las.

  • Harry Potter e as Relíquias da Morte

O último ano se resume na caça pelas Horcrux. Harry, Rony e Hermione ficam encarregados de achar e destruir essas Horcrux, afim de derrotar Lord Voldemort. Porém, durante essa jornada eles enfrentam batalhas diversas que vão desde dragões e tortura, até enfrentar a si mesmos. A batalha final acontece em Hogwarts, onde Lord Voldemort e seus seguidores são derrotados e o mundo salvo. Ainda temos um epílogo de dezenove anos depois da batalha, onde vemos Harry Potter casado com a irmã de seu melhor amigo, Rony e Hermione juntos, e todos com filhos, prontos para irem para Hogwarts.

tumblr_m5tw2fkxul1qleyj1o2_r1_500

  1. Filmes

Esse foi o primeiro passo para a transmidiação da marca, e foi a partir dos filmes que a saga passou a ser mais conhecida. Em 2000 a Warner Bros. Picture comprou os direitos de Harry Potter, e a produção das adaptações dos livros começaram. Foram escolhidos Daniel Radcliffe, para interpretar Harry Potter, Emma Watson, como Hermione Granger e Rupert Grint como Rony Weasley. JK Rowling se fez muito presente em todas as decisões que estavam sendo tomadas para que as adaptações cinematográficas pudessem agradar seu público.

rs_500x218-140730144019-tumblr_lwp1uifqkg1qb9qh4o1_500_large

Foi então que em 2001 era lançado o primeiro filme da Franquia, Harry Potter e a Pedra Filosofal, recebendo ótimas críticas, detendo o posto de 28° filme com maior bilheteria mundial. Os demais filmes da saga foram lançados um a cada ano, sendo que o último foi dividido em duas partes, após a utilização desse método em Harry Potter, várias outras sagas também optaram em dividir seus últimos filmes.

Harry Potter e as relíquias da morte parte 2, lançado em 2011, foi altamente aclamado pela crítica recebendo avaliação 96%, pelo Rotten Tomatoes, sendo indicado a Oscar de melhor maquiagem, efeitos visuais e direção de arte, além de bater recordes de bilheteria, detendo atualmente o posto de 8° maior bilheteria mundial.

Conforme a trama ia ficando mais densa, as aberturas dos filmes iam acompanhando o clima da saga, Começando com Harry Potter e a pedra filosofal com uma abertura clara e trilha sonora alegre e envolvente, e terminando com Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, tendo sua abertura mais escura e sombria com a trilha sonora mais pesada. Confira no vídeo abaixo um compilado com todas as aberturas da saga.

  1. Livros Derivados

Expandindo o universo da magia pela primeira vez, JK Rowling escreveu três livros, denominados Biblioteca de Hogwarts, sendo eles: Os contos de Beedle, o Bardo, uma coletânea de cinco contos infantis, que são conhecidos pelo mundo bruxo. Quadribol através dos séculos, se inicia com um prefácio de Dumbledore, e trás a história das vassouras voadoras e sua evolução, além de detalhar tudo sobre o Quadribol, esporte muito famoso na comunidade bruxa, sua fama pode ser comparado ao futebol para os trouxas.  Animais fantásticos e onde habitam, o livro é um guia dos animais do mundo mágico, ele conta com uma descrição detalhada de cada animal.

a-biblioteca-de-hogwarts-classicos-harry-potter-3-volumes-1000051629

Além desses, Harry Potter possui livros próprios para cada tema, como sobre as criaturas, lugares, feitiços, e até livro que fala sobre a produção das adaptações cinematográficas, todos altamente detalhados, permitindo que o universo mágico seja cada vez mais complexo e rico em informações.

  1. Pottermore

No ano de lançamento do último filme da saga, JK Rowling anunciou que seria lançado um site oficial, onde seria divulgado informações exclusivas sobre a série e até textos produzidos pela autora, expandindo ainda mais o universo mágico.

Em abril de 2012 o Pottermore foi oficialmente lançado. O site é uma plataforma de informações para os Potterheads (fãs da saga Harry Potter), sendo um exemplo da cultura participativa, no qual é possível os fãs vivenciarem e se sentirem parte do mundo da magia, pois o site disponibiliza vários testes que estão presentes nos livros e nas adaptações cinematográficas, como o teste das casas, onde você é selecionado para uma das casas de Hogwarts, sendo elas Grifinória, Corvinal, Sonserina e Lufa-Lufa, o teste para escolha da sua varinha e recentemente foi divulgado o teste do patrono, o patrono é um guardião em forma de animal, formado por energia positiva.

Além de uma plataforma utilizada para divulgação de informações, expandir o universo mágico e nos fazer viver as experiências da saga, o Pottermore possui uma loja, onde é possível comprar os livros e audiolivros da saga.

cats

  1. Potterish

O site Potterish, é a maior plataformas sobre Harry Potter do Brasil e um ótimo exemplo de Cibercultura, essa teoria diz respeito a forma que a tecnologia influencia a sociedade, mais especificamente, o site se encontra em uma das vertentes da cibercultura, a liberação do polo de emissão, onde através da tecnologia, todos podem ser produtores de conteúdo.

O Potterish além de ser uma plataforma de novidades sobre o universo de Harry Potter, já aprovado pela autora da saga, lá é possível encontrar informações mais direcionadas, como conteúdos sobre os feitiços, poções, e lugares presentes na história da Jk Rowling, ainda servindo de ponte para vários outros sites sobre Harry Potter, como a Floreiros e Borrões.

  1. Floreiros e Borrões

Sendo derivado do Potterish, a Floreiros e Borrões é um site de fanfics (histórias que são criadas pelos fãs) no caso da Floreiros as histórias são todas baseadas no universo mágico de Harry Potter. Exemplo de Inteligência coletiva, no que diz respeito a produção de conteúdo, o site é utilizado por vários potterheads para divulgarem suas fics, algumas delas são tão bem estruturadas que algumas informações criadas chegam a ser confundidas com a historia original.

  1. Wiki Potter

Outro exemplo de inteligência coletiva é a Harry Potter Wiki, uma especie de Wikipedia do universo da magia, lá é possível encontrar quase tudo sobre a história de Harry Potter, o conteúdo é criado pelos fãs, assim como a Wikipédia, onde várias pessoas podem criar e editar conteúdos.

  1. Riddle Diário

Recentemente foi lançado um jogo criado pelos fã da saga, chamado Riddle Diário, trata-se de uma série de enigmas sobre Harry Potter, a cada resposta certa o nível de dificuldade é aumentado. No dia do seu lançamento a hashtag #RiddleDiario ficou em primeiro lugar nos Trends Topics do Twitter, graças aos Potterheads que estavam jogando e utilizaram a hashtag para se ajudarem e compartilhar suas experiências obtidas com o jogo. Atualmente o primeiro e o segundo ano está liberado, seus criadores anunciaram que cada livro da saga se tornará um ano no jogo.

regras-do-riddle-diario
Imagem ampliada
  1. Youtube

Ainda como exemplo da cultura da convergência, podemos citar os produtores de conteúdos presentes no YouTube. Os canais que focam na temática do universo criado pela JK Rowling, trazendo curiosidades e informações cada vez mais detalhadas sobre a saga. Dentre esses canais, os mais conhecidos são: o Observatório Potter, Expresso de Hogwarts e o Caldeirão Furado.

  1. The Wizarding World of Harry Potter

Inaugurado em 2010, o primeiro parque temático da saga foi uma parceria da Warner com a Universal. Transformando o sonho de muitos fãs em realidade, por proporcionar a sensação de como é estar em Hogwarts e em Hogsmeade, cidade próxima a escola, experimentar a famosa cerveja amanteigada e ter a experiência de comprar sua varinha no próprio Olivaras, indo além da sensação que temos com o Pottermore. O parque possui paisagens, lojas e restaurantes que estão presentes na história, todos iguais aos livros e filmes. O espaço foi criado para que seus visitantes se sentissem realmente dentro do universo de Harry Potter, se tornando uma das melhores lembranças para um fã da saga.

  1. Escola de Magia e Bruxaria

Recentemente foi divulgada a criação da Escola de Magia e Bruxaria no Brasil, no qual o fãs Brasileiros têm a oportunidade de vivenciar a experiência de estudar em Hogwarts. A Escola conta com quatro casas, assim como Hogwarts, e seus alunos recebem uma grade de horário das suas aulas de acordo com sua casa, tendo até provas finais para se formarem, além de contar com uniformes e premiações. A experiência da Escola de Magia e Bruxaria se torna totalmente imersiva no universo da magia, sendo quatro dias de atividades que estão presentes na história criada pela JK Rowling.

  1. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Para a felicidade dos fãs, em 2013 foi revelado que seria produzida uma peça teatral. Ela se passa dezenove anos depois de Harry Potter e as Relíquias da Morte, focada em Alvo, filho de Harry, que estava sofrendo com o fardo de possuir o sobrenome Potter. A peça não foi escrita pela JK Rowling, porém a mesma teve participação na hora de criar e aprovar a história.

A peça foi dividida em duas partes, sendo apresentada inicialmente em Londres. Os atores escolhidos para atuar não são os mesmos dos filmes, tendo Jamie Parker como Harry Potter, Paul Thornley como Rony Weasley e Noma Dumezweni como Hermione Granger. A escolha do elenco gerou certa repercussão, pois os mesmo não possui certa semelhança com os personagens originais.

fghdfhf

A escolha de produzir uma peça e apresenta-la somente em Londres restringiu seu alcance. Devido a isso, foi anunciado que seu roteiro seria transformado em livro, para que todos os fã da saga tivesse contato com a história. Sendo conhecido como o oitavo livro a saga, Harry Potter e a Criança amaldiçoada foi lançada em novembro de 2016 no Brasil, pela editora Rocco, a mesma responsável pelas traduções de Harry Potter no país.

  1. Animais Fantásticos e Onde Habitam

Após o fim da saga Harry Potter nos cinemas, os fãs se tornaram órfãos de novos lançamentos cinematográficos. Até que em 2015, JK Rowling anunciou que seria lançado novos filmes dentro do universo da magia, expandindo ainda mais a história.

A nova saga, que contará com cinco filmes, será baseada no livro Animais fantásticos e onde Habitam, possuindo roteiro escrito pela própria JK Rowling, a nova série trás a história de Newt Scamander, um magizoologista (quem estuda os animais do mundo mágico) que viaja pelo mundo catalogado animais. Sua maleta, capaz de comportar vários animais que ele encontra em suas viagens, acaba abrindo e algumas dessas criaturas fogem, cabe a Newt encontra-los e evitar que o mundo bruxo seja exporto para os trouxas.

Além da história de Newt, JK Rowling anunciou que a nova saga contará com a participação do diretor de Hogwarts Dumbledore, quando ele ainda era jovem, já que animais fantástico e onde habitam se passará 70 anos antes de Harry Potter, podendo abordar fatos que são apenas citados ou pouco aprofundados na história do Bruxo Potter.

Seguindo a cultura da convergência, Harry Potter saiu de uma simples saga literária e se propagou para filmes, parques e sites. Com o auxílio dos fãs, que se fazem muito engajados quando o assunto é a saga, Harry Potter expandiu seus horizontes a patamares inimagináveis, além de todos os exemplos citados, temos muitos outros conteúdos sobre a série, como jogos, aplicativos voltado para os fã da saga, convenções, e até um easter egg no google maps. A cada dia a quantidade de conteúdo sobre a saga aumenta.

O sucesso de Harry Potter não foi por acaso, devido a todo trabalho que a marca teve para fazer que seu público se sentisse parte do universo da magia, e toda atenção que a própria JK Rowling oferece aos Potterheads pelas redes sociais, os fãs de Harry Potter se sentem acolhidos pela série, além de muitos deles terem crescido com o Bruxo Potter e criaram várias amizades graças a saga, fazendo que seus laços emocionais com a série se tornassem cada vez mais forte.

Texto: Natália Souza
Capa: Bernardo Leal

Saiba mais: Analise da marca Harry Potter sob a ótica da cultura da convergência 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s