Sílvio Santos e o seu legado na internet

Señor Abravanel x Silvio Santos

Sílvio Santos já foi muitas coisas em sua vida, inclusive Senor Abravanel. Seu nome de batismo tem origem judia, herança trazida pelos pais de seu país natal, o antigo Império Otomano (Turquia), da onde vieram no início do século XX.

Nascido em 12 de dezembro de 1930, Sílvio é um sagitariano nato. Talvez isso explique seu carisma e bom humor e bem, aquelas suas tiradas que todo mundo adora imitar. “Mah oe”, sendo a mais famosa de todas, sem esquecer daquele clássico microfone preso logo abaixo do seu pescoço e do bordão “Quem quer dinheiro?”

Silvio Santos 7.gif

Sua origem judaica talvez tenha influenciada na sua capacidade empreendedora, ou talvez fosse algo natural. Diz-se que seu primeiro trabalho surgiu depois que ele viu outros camelôs vendendo capinhas para título de eleitor e decidiu copiar o esquema.

Entretanto, esperto como já era aos catorze anos, Sílvio e seu irmão mais novo ficavam apenas 45 minutos nas ruas, tempo em que os rígidos policiais estavam em horário de almoço.

Não demorou muito para sua voz poderosa ser identificado e ele ser chamado para trabalhar na Rádio Guanabara, recusando o emprego por seu camelô ser mais lucrativo. Aos 18 anos, aceitou o trabalho definitivamente, quando a carreira militar era incompatível com a de ambulante.

Silvio sempre participava de concursos de radialista e locutor. Como começou a ganhar todas as disputas, acabou sendo proibido de concorrer. Daí surgiu o nome “Silvio Santos”, para poder continuar participando.

Militar, radialista, camelô, filântropo, político, técnico em contabilidade, empresário. Durante as pesquisas feitas para esse texto, descobrimos que Sílvio, pseudônimo pelo qual é popularmente conhecido agora, já foi até paraquedista no exército. Claramente o homem não para, o que diz muito sobre como ele deixou de ser camelô para se tornar um dos homens mais bem sucedidos e ricos do Brasil.

Inclusive, criaram uma lista estilo Buzzfeed para homenagear seus 85 anos que reúne curiosidades e informações impressionantes sobre sua história.               

Empresário, apresentador e candidato à Presidência.

O talento para os negócios abriu as portas para o empreendimento que o transformaria em bilionário. Além de investir no ramo televisivo, também fez novos empreendimentos: adquiriu de seu amigo, Manoel de Nóbrega, o Baú da Felicidade, empresa que vendia baús de presentes de Natal para crianças mediante pagamento em prestações e que acabou tornando-se uma de suas maiores marcas nos programas de auditório.

Com o tempo, na medida em que aumentava o sucesso do Programa Silvio Santos, os resultados financeiros foram ao topo. O Baú passou a distribuir não só brinquedos e eletrodomésticos, mas uma enorme gama de produtos, incluindo carros e casas, o que motivou a expansão dos negócios do grupo. Para suprir as demandas do empreendimento, Silvio criou empresas nas mais variadas áreas.

Muito se passou até que Sílvio chegou ao ramo televisivo. Apesar de ter começado nos anos 50 na televisão, foi apenas no final da década de 70 que o SBT surgiu. Antes disso, ele passou pela TV Globo, TV Tupi e pela Rede Record até começar a pensar em ter sua própria emissora.

raw

Em um turbulento período da Ditadura Civil-Militar, no ano de 1975, Silvio conseguiu vencer a concorrência do Canal 11, do Rio de Janeiro. Unindo mais quatro canais de TV, que juntos formaram o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).

Toda fama que ele alcançou, graças a sua irreverência diante as câmeras, proporcionou que ele entrasse na política, concorrendo nas eleições presidenciais de 1989, chegando a lançar campanhas na televisão. Porém, sua candidatura foi barrada na Justiça, graças a alegação de que ele era dono de uma emissora de TV e por uma denúncia de Eduardo Cunha que comprovava que seu partido não havia realizado convenções suficientes para se tornar elegível.

l0HlAUQphvmtpVp1S.gif
A gente só fica pensando se Silvinho tivesse sido presidente. Será que o Brasil seria uma mega potência, gente? Mais bem humorado com certeza seríamos!

Após a candidatura mal sucedida, Silvio se dedicou à expansão e consolidação do SBT. Foi só em 2000 que ele voltou a se aventurar, fundando a Jequiti Cosméticos em 2006, e no ano seguinte o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá.

Silvio Santos foi homenageado em fevereiro de 2001 pela escola de samba carioca Tradição, com o enredo “Hoje É Domingo, É Alegria. Vamos Sorrir e Cantar!”, de Lourenço e Adalto Magalha. Silvio Santos desfilou como destaque num carro alegórico num traje todo prateado.

Por trás do sorriso que alegra as tardes de domingo de milhões de brasileiros está um dos mais talentosos empreendedores da história do país, que soube, como poucos, explorar o potencial da economia popular e dos meios de comunicação de massa para criar um império empresarial que vai muito além do SBT. Terra

 

Segundo lugar ou Gênio da publicidade?

02185303410398

Uma das maiores sacadas foi ter posicionado a SBT como segundo lugar orgulhosamente, certa de que permanecerá naquele posto sem que ninguém a tire de lá. A jogada do grupo televisivo não é almejar a liderança, mas sim trabalhar dentro da sua real capacidade e destacar sempre suas conquistas. (Leia mais na Folha Nobre).

Programação e pegadinhas

Mas todos sabemos que na verdade, a SBT se destaca como emissora da zoeira. Cheia de bafões, escândalos e programações malucas, Sílvio faz o que quer com sua grade e os horários. Mas não podemos negar que se tem algo que perdura, são os programas das nossas infâncias. A programação infantil sempre foi seu forte – Sílvio alega que enquanto ele estiver vivo, os desenhos pela manhã permanecerão -, além da reprodução de Chaves e novelas mexicanas ininterruptas.

tumblr_mkx0rxtdh41rqak5eo1_400

O Programa Silvio Santos (existente desde 1963) já somou quase cem atrações diferentes ao longo dos anos, advindas de um agrupamento de vários programas de auditório e quadros. Show do Milhão (que gerou o joguinho mais sensacional da época que não existia internet), Roda Roda Jequiti; Quem Quer Dinheiro; Topa ou Não Topa; Qual É A Música e muitos outros fazem sucesso principalmente por fazerem uso da participação do auditório, este, que é considerado por Silvio “o mais feminino do Brasil”, pois nos primeiros anos do programa a entrada de homens na plateia não era permitida.

maxresdefault
“Você acabou de ganhar 1 milhão de reais em barras de ouro! Mah oe!”

Desde muitos anos atrás, os programas mais populares dos canais da TV aberta investiram na exibição de pegadinhas para entreter o público. De certa forma isso configura a Teoria Hipodérmica, em que são oferecidos entretenimentos vagos e sem conteúdo direcionado para que a população se sinta distraída e não desenvolva senso crítico.

“Para este modelo, uma mensagem transmitida pela mídia é aceita e espalhada imediatamente e igualmente entre todos os receptores, provocando um efeito rápido e poderoso entre eles” – Wikipedia


03

Além disso, é uma programação barata e que gera audiência. Sílvio percebeu isso e investiu não só em reproduzir, como também gerar esses conteúdos. Nos últimos anos, as pegadinhas transmitidas na SBT bateram record de audiência e passaram a ser exibidas no online também.

Talvez esse seja um dos motivos que foi investido muito dinheiro para criar cenários e histórias muito mais complexas, como o ataque zumbi no metrô de Fortaleza, a garota do elevador, Invocação do Mal e a Boneca Annabelle. Porque quanto melhor o conteúdo, mais rapidamente ele irá viralizar.

Criada e teorizada por Henry Jenkins, convergência é “o fluxo de conteúdos através de múltiplas plataformas de mídia, a cooperação de múltiplos mercados midiáticos e o comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam”.

Nada mais do que mais um exemplo de Cultura de Convergência, a replicação das melhores pegadinhas criadas por Sílvio geram mais visualizações do que a televisão jamais terá de audiência, principalmente por parte do público jovem.

Por quê?

Porque a televisão está sendo substituída pela internet. É muito mais fácil acessar uma página do YouTube para dar boas risadas e depois fechá-la do que sentar-se em frente à televisão e esperar a programação desejada, à mercê dos comerciais. O tempo é corrido demais hoje para as pessoas, por isso a rapidez do mundo digital superou a velocidade do analógico.

Sucesso na mídia e nas redes sociais

Sílvio já possui 84 anos. Alguns, como sua própria esposa, dizem que ele já está gagá. Outros dizem que ele simplesmente não se importa porque faz o que bem entende na sua própria emissora. Qualquer que seja o motivo, alguns episódios cômicos de seus programas geraram virais que rolam na rede sem nem que ele precise se impulsionar para isso. Sua genialidade, carisma e humor funcionam por si só.

Selecionamos alguns dos melhores momentos que fizeram os brasileiros chorarem de rir.

Dizem que tudo Sílvio Santos toca vira barras de ouro (que inclusive, ele gosta de distribuir), e um exemplo disso foi quando o apresentador fez uma propaganda grátis para Netflix, chamando atenção dos donos do serviço de streaming, e acabou ganhando uma assinatura vitalícia.

Sílvio não se importa de pagar mico, em um de seus programas ele caiu enquanto conversava com um telespectador, sabendo contornar essas situações com classe, ele decidiu continuar o programa sentado, como se nada tivesse acontecido. Logo após a queda, a hashtag “Programa Silvio Santos” se encontrava nos Trending Topics do Twitter, ranking que reúne os assuntos mais comentados no site.

Uma coisa é certa, Sílvio Santos não tem limites. Um de seus programas o apresentador se queixou da cor de suas roupas, dizendo que não combinavam, e decidiu troca-las durante o programa. A plateia foi a loucura, incentivando que ele tirasse a roupa em rede nacional. Confiram no vídeo abaixo:

Porém nem tudo são flores, Sílvio já recebeu críticas na internet graças a um comentário racista. Em um dos quadros do seu programa o apresentador perguntou a uma menina de cinco anos estava bem com seu cabelo afro, a garotinha respondeu que sim, mas Sílvio insistiu que o cabelo dela estava chamando “muita atenção”. Essa não foi a primeira vez que o apresentador fez comentários racistas em seus programas, ele já implicou com o cabelo afro de uma atriz de Chiquititas, alegando que ela não conseguiria seguir essa carreira com aquele cabelo. Além de comentários homofóbicos, como com o ator João Guilherme, da novela cúmplices de um resgate, alegando que ele parecia “uma bichinha” por usar maquiagem.

Close errado, né Sílvio?

Na avenida 23 de Maio, o grafiteiro paulo Terra fez um painel de 27 metros homenageando Sílvio Santos, o mesmo convidou Paulo para comparecer ao programa e agradecer pela homenagem, confira:

Quem poderia imaginar que o Sílvio Santos e o presidente fora Temer frequentam o mesmo salão? Em uma das visitas do presidente a São Paulo, ele encontrou Sílvio Santos no salão do  Robson Jassa, ambos são clientes antigos do cabeleireiro.


jassa

Alguém segura esse homem! Sílvio Santos com quase noventa anos já está apto para dominar o mundo. Fundador da segunda melhor emissora do país, ele detém um legado tanto na internet como na vida de grande parte dos brasileiros que o idolatram e o reconhecem como o grande gênio que é.

Sendo o mestre do entretenimento e em distribuir dinheiro, nunca sabemos qual será a próxima que o Sílvio irá aprontar, o que nos resta é esperar para ver.

Texto: Alessandra Santarosa e Natália Souza
Capa: Luciano Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s