O Universo de Star Wars

Você já tentou entender a paixão dos fãs por Star Wars? Ou nem sabe o que é isso?!  Vem com a gente que vamos te contar tudo sobre uma das mais importantes sagas da história do cinema.  Temos certeza que, quando você terminar de ler, vai querer sair correndo para assistir todos os filmes e até querer brincar de sabre de luz com os amigos (uoom, uooom ♪)

giphy

Tudo começou “há muito tempo atrás em uma galáxia muito muito distante…” com o cineasta George Lucas, criador do universo de Star Wars e de personagens marcantes que viraram verdadeiras celebridades, como o vilão Darth Vader, o companheiro Chewbacca e o amorzinho RD2D. Os filmes foram inspirados nos seriados Buck Rogers e Flash Gordon, dos anos 20 e 30 respectivamente, transformando Star Wars em uma espécie de ópera espacial. As artes até que são muito parecidas, né?!

Buck Rogers in the 25th Century
Buck Rogers
star_wars_netflix1
Star Wars

Engana-se quem pensa que o sucesso de Star Wars surgiu de uma ideia brilhante logo de cara. Inicialmente, o maior público alvo do filme eram as crianças. O gênero de ficção científica e guerras estava em baixa na década de 70, o que não ajudava em nada na  sua aprovação pelos executivos de Hollywood. A ideia acabou sendo rejeitada pela Warner Bros e Universal, até que a Fox Studios decidiu investir no filme (YES!). George Lucas ficou com os direitos para uma sequência e também de todo merchandising derivado de suas criações (e a gente sabe que ele não ganhou pouco com isso, né non?! haha)

Após muitos problemas com a produção, pouco dinheiro investido e até o descrédito dos próprios membros envolvidos, estreava em 25 de maio de 1977, o filme Star Wars (que a princípio, foi lançado sem o subtítulo “Uma nova esperança”) lançado em 32 cinemas dos Estados Unidos. Sendo uma grande surpresa, pois o filme foi um enorme sucesso, que acabou rendendo 10 indicações ao Oscar e venceu 7, em 1978. Parece que o jogo virou não é mesmo?

Entendendo Star Wars

Agora chegamos num assunto polêmico: Qual ordem assistir os filmes? Muita gente fica na dúvida, e com razão! Convenhamos, os filmes de Star Wars foram lançados em uma sequência um pouco diferente.

Para começo de conversa, não existe uma ordem certa para assistir a saga. Vamos explicar as duas maneiras mais comuns de assistir, porém, existem muitas outras – que os próprios fãs criaram – para ver os filmes.

Star Wars é composta por seis filmes, divididos em duas partes: a trilogia clássica (os primeiros três filmes lançados)  e a trilogia nova (lançada tempos depois, já nos anos 2000, que se passa antes da trilogia clássica). Recentemente foi anunciado que seria lançada mais uma trilogia, mas falaremos dela mais tarde.

Ficou meio confuso? Calma! Como diria o Mestre Yoda, Ordem colocar vamos nessa bagunça!

109276-eterno-mestre-jedi-yoda-esta-morto-em-624x0-1

Trilogia clássica

Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)

Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980)

Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983)

Trilogia Nova

Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999)

Episódio II – Ataque dos Clones (2002)

Episódio III – A Vingança dos Sith (2005)

Então vamos lá! A primeira forma de assistir Star Wars é pela ordem cronológica, sendo a trilogia nova (episódios 1, 2 e 3) primeiro, introduzindo o universo da saga e a trama principal dos Skywalkers, focando na vida de Darth Vader, contando desde sua infância até se tornar um dos maiores vilões da história. E, depois, a trilogia clássica (episódios 4, 5, e 6), desenvolvendo a história e fechando as pontas soltas que foram deixadas nos demais filmes.

A outra forma mais comum de ver Star Wars é pela ordem de lançamento, que basicamente  são as trilogias invertidas, primeiro assiste os episódios 4, 5 e 6, sendo a trilogia clássica e depois os episódios 1, 2 e 3, referentes a trilogia nova, fazendo um flashback da vida dos personagens principais.

É importante lembrar que não existem só essas ordens para assistir a saga, tanto que elas não são recomendadas pelos fãs, pois o plot da mesma é revelado antes do final do último filme, porém são as maneiras mais comuns de se assistir.

Como Star Wars mudou o cinema

Tan tan tan taaaaan tan,  tan tan tan taaaaan tan, tan tan tan taaaaan tan, tanananam ♪♪

Uma das marcas mais fortes de Star Wars é sua trilha sonora, que ficou conhecida até mesmo por quem nunca assistiu a saga, junto com seus créditos iniciais, claro. Esse conjunto é usado como referência à saga em vários lugares. São completamente disseminadas dentro da cultura pop.

E se a gente dissesse que  você pode fazer sua própria abertura de Star Wars?  Siiiiim! Graças ao Star Wars Crawl Creator você pode escrever o que quiser e a zoeira não tem limites!

Outro exemplo marcante na saga é a música tema do Império, a misteriosa Marcha Imperial, que rapidamente é associada a um dos maiores vilões do cinema mundial, nosso querido  Darth Vader. O responsável por essas obras primas (convenhamos que essa trilha sonora espetacular contribui para que Star Wars seja o que é hoje, né?) é ninguém mais, ninguém menos que o compositor John Williams, que fez as trilhas de filmes como Indiana Jones, Superman, ET, Jurassic Park e Harry Potter.

Se quiser saber mais sobre como a música influencia o nosso dia a dia e nossas sensações, dá uma olhadinha nesse post que preparamos sobre o assunto. 😉

Não tem como falar de Star Wars e não citar os seus efeitos especiais! Podemos dizer, com toda certeza, que George Lucas deu um up nesse quesito e isso aconteceu quando, em meio a crise dos filmes de ficção científica e a falência de várias empresas, ele criou seu próprio estúdio: a ILM – Industrial Light And Magic, que, hoje, virou sinônimo de inacreditáveis efeitos visuais, se tornando referência nessa área.

tumblr_mdyjtes5jc1rlapeio1_500

Além da trilha sonora e abertura, seu roteiro foi algo novo para a época. Podemos dizer que George Lucas colocou em prática a Teoria das aberturas de José Predebon, no que diz respeito ao pensamento difuso, que é uma forma de não seguir um pensamento linear, e sim, fugir do padrão. A história de Star Wars também é contada fazendo uma alusão ao sistema político, as guerras e relações existentes no mundo real abordando o conceito central dessa teoria.

Disney: The Magic Kingdom of Star Wars

“Eu sempre acreditei que o filme pudesse viver além de mim, e achei importante fazer essa transição enquanto estou vivo. Estou confiante que, com a Lucasfilm (…) em uma nova casa na Disney, ‘Guerra nas estrelas’ vai certamente viver e florescer por muitas gerações a seguir”, – George Lucas

A Disney comprou a LucasFilm em 2012 por US$ 4,05 bilhões e decidiram lançar uma nova trilogia, com direção de J.J Abrams, já consagrado por Missão Impossível 3, Star Trek e outros filmes de grande sucesso. Em 2015 chegou aos cinemas “Star Wars – O Despertar da Força”, que além de trazer os antigos e queridos personagens, apresentou novidades tanto no cast quanto no design dos Stormtroopers, naves e até um amiguinho para o android mais fofo da saga (R2D2 <3), mas sempre mantendo vivo o espírito da trilogia clássica, já que no contrato George Lucas continua como consultor criativo das próximas produções (UFA!).

Todas as histórias criadas antes da aquisição do universo Star Wars pela Disney ficaram conhecidas como Lendas, contendo um selo que chamamos de “Legends”, esses conteúdos não entram na “história original” da saga. Já as novas tramas, criadas após a compra da LucasFilm,  fazem parte do “Cânone” de Star Wars, ou seja, são considerados conteúdos oficiais e que são intimamente ligadas às novas criações.

Star Wars e a convergência

Star Wars se tornou um ícone da cultura nerd. Podemos dizer que essa saga está para a geração dos nossos pais, como Harry Potter está para a nossa geração. Ela modificou a indústria cinematográfica da época, pois a partir do seu lançamento, o gênero de ficção científica ganhou mais investimento e, posteriormente, foi lançado outros filmes do gênero, como Star Trek.

Devido a todo o sucesso que seus filmes fizeram, começaram a ser lançados conteúdos e produtos de todos os tipos, relacionados a saga, e é aí que a Cultura da convergência entra. Essa teoria diz respeito a forma que consumimos e nos relacionamos com os conteúdos midiáticos, a partir do momento que o universo de Star Wars foi expandido a convergência foi possível, levando Star Wars para diversas plataformas como livros, HQs, jogos e muitos outros.

Vamos falar um poucos dos conteúdos criados referentes a saga e das diferentes plataformas que eles se encontram, mas é importante lembrar que existem muitos outros conteúdos sobre Star Wars dentro e fora da internet, o que torna praticamente impossível listar tudo aqui, já que a cada dia a produção só aumenta.

k18zns6

Livros

Os livros são uma das alternativas mais utilizadas por Star Wars para expandir seu universo. Sendo lançados no Brasil pela Editora Aleph, tantos os selos Legends como os do próprio cânone da saga. Contando com mais de dez livros já lançados, que se passam entre os filmes da trilogia clássica e da trilogia nova.

A editora, pensando nos fãs da saga que poderiam ficar confusos com a quantidade de livros lançados, fizeram um vídeo em seu canal do Youtube tirando as dúvidas e explicando mais sobre essa parte do universo expandido.

HQs

Além de livros e filmes, as muitas histórias de Star Wars ainda são desenvolvidas em HQs. Após a aquisição da Disney e a escolha de voltar com a produção dos quadrinhos, as histórias lançadas passaram a ser parte do Cânone, sendo assim, os acontecimentos das HQs vão impactar os novos filmes.

Um dos roteiros originais de George Lucas, que viraria um filme, se tornou uma HQ. Han solo é um alienígena e Anakin Skywalker se chama Annikin Starkiller, na história eles são beem diferentes do que os personagens que conhecemos. Esse HQ é uma reimaginação do que poderia ter sido Star Wars. Bizarro, né?

gplommq

Jogos

Um dos jogos mais conhecidos sobre a saga é o Star Wars: Battlefront lançado em 17 de Novembro de 2015 e traz elementos de todos os filmes da saga, como Speeder Bikes no planeta de Hoth, andadores AT-AT em endor e muito mais. Personagens de várias raças receberam um mix de habilidades para se enfrentarem nos campos de batalha. As plataformas que aceitam o jogo são: Microsoft Windows, Playstation 4 e  Xbox One.

Animações

A animação mais conhecida é a Star Wars Rebels, transmitida pela Disney XD desde 2014 e se encontra na terceira temporada atualmente. Ela se passa entre os episódios 3 e 4 da saga, e mostra a caçada contra os últimos Jedis da galáxia, nos apresenta novos  personagens e expande ainda mais o universo criado por George Lucas.

KananCrew.png

A Lego não ia ficar de fora dessa! A marca em parceria com a Lucasfilms lançou uma série animada sobre o universo de Star Wars chamada “As Crônicas de Yoda”. Ela mostra o famoso Mestre Yoda e sua classe de Padawans (crianças que treinam para se tornar Jedi), lutando para impedir que o império crie uma nova arma para destruir a república. A história pode ser encontrada no Youtube e em DVD.

Existem muitas outras animações sobre a saga e a cada dia esse número só aumenta, tornando o universo de Star Wars cada vez maior e completo.  

Fanfics

Uma boa saga com fãs sólidos não poderia ficar sem ter fanfics (histórias criadas pelos fãs). Graças a cibercultura, e a inteligência coletiva, dando a oportunidade para todos serem criadores de conteúdos, compartilhando e recebendo informações, Star wars conta com inúmeras fics espalhadas pelo ciberespaço, sendo algumas delas tão bem estruturadas que algumas informações criadas podem ser confundidas com conteúdos do cânone da saga, e outras contendo uma espécie de crossover com outras sagas, na hora da criação de uma fanfic os fãs realmente soltam a imaginação. Elas podem ser encontradas em sites próprios de fanfics, um exemplo é o Nyah! Fanfiction, um dos mais famosos sites de fanfics do Brasil.

May the 4th be with you

Para os fãs da saga, 4 de maio não é uma data comum, trata-se do Dia de Star Wars. A data foi escolhida graças ao trocadilho entre “May the force be with you”, traduzindo “que a força esteja com você”, a frase é repetida várias vezes durante a saga, se tornando uma das marca de Star wars e “ May the fourth be with you”, que na tradução fica “Quatro de maio esteja com você”. A data ficou famosa graças a facilidade que a informação tem de se propagar pela internet e mídias sociais, que sempre  param no dia 4 de maio para falar sobre Star Wars.

giphy1

Star wars Celebration

Trata-se de uma convenção de Star Wars, sua primeira edição aconteceu em 1999, no qual a Lucasfilm auxiliou na organização do evento para celebrar o lançamento do primeiro filme da nova trilogia, Star Wars Episódio I – A Ameaça Fantasma. Posteriormente ela foi realizada nos lançamentos dos demais filmes e no aniversário de 30 anos da saga. Mas foi a partir de 2015 que a convenção começou a ser realizada todo ano, cada edição em um lugar diferente do mundo, dando a chance para os fãs vivenciarem a história de Star Wars, além de criarem laços afetivos tanto com as pessoas presentes no evento, como com a própria saga.

Star Wars Run

A Star Wars Run, é uma corrida que acontece todo ano, no Brasil ela é realizada em São Paulo, e mobiliza uma grande quantidade de fãs de Star Wars do estado. A corrida se encontra na terceira edição, premiando o primeiro vencedor masculino e feminino, mais um acompanhante, com uma viagem de cinco dias para o Walt Disney Resort.

O Retorno de Star Wars

No ano de 2013 a Disney anunciou o retorno de Star Wars ao cinema, os fãs ficaram loucos com a notícia, pois até então, a franquia havia acabado. Foi mantido o formato de trilogia, assim como os filmes anteriores. Porém dessa vez, o anúncio foi de mais duas trilogias, sendo a primeira uma continuação dos filmes já lançados, e a outra com histórias completamentes novas, nos apresentando novos personagens e desenvolvendo alguns personagens que apareceram nos filmes antigos, expandindo ainda mais esse enorme universo de Star Wars.

O primeiro filme dessa nova leva foi  “Star Wars Episódio VII – O despertar da Força” foi lançado em dezembro de 2015. O filme se passa aproximadamente 30 anos depois de Star Wars Episódio VI – O retorno de Jedi, o império que havia sido destruído junto com a estrela da morte no filme anterior, se reorganiza com o nome de Primeira Ordem e a paz da galáxia é novamente ameaçada. Rey e Finn junto com o androide BB-8 partem para encontrar os rebeldes, agora denominados resistência, pois juntos eles iriam encontrar o último Jedi,  Luke Skywalker, que havia se exilado após o falho treinamento de seu sobrinho Kylo Ren. O filme traz elementos da trilogia clássica causando um ar nostálgico e misterioso nos antigos fãs.

O próximo filme da nova trilogia lançada pela Disney é Star Wars: Episódio VIII, que tem data de estreia para 15 de Dezembro de 2017. Ele trará a Rey, depois de dar seus primeiros passos em um novo e gigante mundo em Star Wars – O Despertar da Força, junto com Finn, Poe e Luke Skywalker para o próximo capítulo da saga.

O final da primeira trilogia sob o comando da Disney ficou marcado para 2019 com Star Wars – Episódio IX. Ainda não sabemos como será o encerramento dessa trilogia, o que nos resta é esperar e ver o que George Lucas guardou para a gente.

tumblr_o5fiynvcm41rlapeio1_540

Trilogia Derivada

Os novos filmes das duas trilogias serão lançados em anos alternados, sendo assim, o próximo e Rogue One, que tem como data de estreia 15 de Dezembro 2016 (OMG, TÁ CHEGANDO! *-*), se passa entre o Episódio III e IV, ligando as trilogias antigas a nova lançada pela Disney. O filme conta a história de Jyn Erso, fora-da-lei que adere à Aliança Rebelde e a um grupo de renegados com a missão de roubar os planos da Estrela da Morte, arma cuja concepção é atribuída ao pai dela, Galen Erso. Esse filme não terá sequência mas, para a felicidade de todos, o último spot que saiu na internet, intitulado “Breath” deixa bem claro que o Darth Vader vai aparecer no filme em dezembro.  

O marketing de conteúdo foi  bem explorado nas redes sociais para a divulgação de Rogue One, principalmente aqui no Brasil, no qual, alguns personagens do filme foram adaptados e  transformados em memes (a gente nem adora memes, né?).

15135861_1269988586392718_5914416176785112554_n

14492583_1215298401861737_4237287001877844856_n

Os próximos filmes anunciados são Han Solo, marcado para 25 de Maio de 2018, que contará a juventude do contrabandista mais amado de Star Wars. E finalizando a trilogia de derivados teremos um filme sobre Boba Fett, o personagem aparece em quatro cenas em toda a saga e mesmo assim conseguiu ganhar o coração dos fãs de Star Wars, o filme tem data marcada para 2020.

Em 2017 a saga completa 40 anos desde o primeiro filme lançado. É bem capaz de ter edições especiais, comemorações e um monte de coisas legais, Vamos torcer!

E pra você que é novo neste universo, “Que a força esteja com você, meu jovem padawan”.

Texto: Bruna Rocha e Natália Souza

Capa: Moacyr Casillas Luchi

Anúncios

2 comentários sobre “O Universo de Star Wars

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s