Remakes Nostalgia

Você é daqueles que sempre está assistindo uma série? Ou várias ao mesmo tempo? Não perde a oportunidade de ver mais um episódio mesmo perdendo alguns minutinhos a mais de sono? E está sempre a procura de alguém para comentar T-U-D-O sobre? Então, você, oficialmente, é um viciado em séries (e isso é um orgulho, né?).

 serie GIF

A definição de série é um conjunto de coisas que têm uma relação entre si e se sucedem umas às outras. Nesse caso, estamos falando de séries televisivas, produzidas especialmente para televisão, podendo ser de diversos gêneros. A série televisiva possui um número preestabelecido de episódios por temporadas e segue um padrão diferente das novelas, por exemplo, trazendo episódios mais curtos e sucintos sempre com um ápice no final para haver uma continuação. São aquelas séries que, quando te conquistam, fica impossível viver sem. E, por esse motivo, é tão ruim quando elas chegam ao fim.

 chorar little manhattan abc do amor GIF

Ao pensar nesse fã entristecido com o fim de sua série favorita, as produtoras investem cada vez mais em remakes.

E o que isso significa? Explico: são programas/filmes/séries já finalizados que  voltam à ser gravados. Podem ser refilmagens, com atores originais; spin-offs, com novos personagens; ou reboots, mantendo elementos fundamentais da saga, trazendo referências.

Essa onda revival de séries pode ser exemplificada com os anúncios inesperados dados no Netflix, causando muita surpresa aos fãs e, consequentemente, muita discussão nas mídias sociais.

É hora de matar as saudades de grandes séries que foram sucesso:

Netflix Brasil  GIF

Gilmore Girls

Resultado de imagem para gilmore girls a year in the life

Oito anos após a exibição do último episódio, a série ganhou uma continuação com quatro capítulos produzidos pela Netflix. Cada um deles correspondeu a uma estação do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno). A notícia deixou os fãs de Lorelai e Rory extremamente felizes, até porque o final da sétima temporada foi duramente criticado na época em que foi ao ar. Nem a criadora de Gilmore Girls, Amy Sherman-Paladino, ficou feliz com o desfecho e teve a oportunidade de se redimir.

Friends

Resultado de imagem para people hanging out with friends

O elenco da série se reuniu em um especial da NBC Must See TV: A Tribute to James Burrows, com duração de duas horas. O especial foi ao ar em 2016 e marcou o episódio número 1000 de James Burrows na TV com sua nova comédia da NBC, Crowded. O sonho de todo fã da série, tornou-se possível.

Três é Demais

Resultado de imagem para três é demais

Para a felicidade de quem cresceu entre os anos 80 e 90, o seriado Três É Demais (Full House) ganhou uma continuação com seu elenco original. A produção é do Netflix, que já exibiu duas temporadas inteiras, mostrando como está a divertida família.

Heroes

Resultado de imagem para heroes tv show

A série de heróis ganharia uma minissérie derivada, chamada Heroes Reborn. Poucos nomes da série original retornariam. Seriam apresentadas, em 13 episódios, novas pessoas com habilidades extraordinárias. Contudo, os fãs não ficaram nada satisfeitos com a produção da série, que acabou não fazendo sucesso e foi cancelada.

Private Practice

Resultado de imagem para private practice wallpaper

A queridinha da série Grey’s Anatomy ganhou sua própria série particular. Os fãs de Grey’s ficaram bem tristes com a saída da personagem Addison Montgomery, estrelada pela atriz Kate Walsh. Com a grande mobilização dos fãs, a criadora da série, Shonda Rhimes, decidiu criar uma série derivada, contando da vida de Addison e mostrando os rumos tomados na vida da médica após sair da trama principal.

Twin Peaks

Resultado de imagem para twin peaks serie

A série de mistério foi um marco da TV americana, por apresentar um jeito de contar histórias que pautaria vários outros programas. Quando a série Twin Peaks completou 25 anos foi anunciado que em 2016, a série ganharia novos episódios.

No entanto, divergências entre a emissora americana que exibiria a continuação e o diretor David Lynch, ameaçaram colocar um fim no projeto. Lynch chegou a apontar que a emissora não queria dar dinheiro o suficiente para que a produção ficasse como o imaginado. Em contrapartida, a emissora afirmou fazer de tudo para ter o diretor no projeto. Até agora, nada foi resolvido, mas os fãs ainda especulam ser grandes as chances do retorno.

Lima (2013), diz que o sucesso dos seriados no mundo, não se dá apenas pelos formatos ou pela alta qualidade com que são produzidos. Existem fatores mais profundos como a identificação e a projeção do público com personagens, ambientes e histórias.

Não é a toa que essas histórias serão (ou já foram) trazidas de volta. A cada nova série favorita, acabamos escolhendo também nosso personagem favorito. Quem sabe os nossos queridinhos atuais não sejam estrelas dos próximos remakes? Partiu cruzar os dedos!

 love disney heart amor i love you GIF

Netflix

Essa nostalgia pode ser explicada pela forma como assistimos séries hoje em dia, por meio do Netflix. Dessa forma, fica fácil identificar o mais popular e mais assistido pelas pessoas e, a partir desses dados, propor o remake.

Além de conquistar o público que já usa a plataforma (antigos ou novos fãs), o aplicativo também atrai o público mais velho que acaba adquirindo um pacote. Esse cenário permite maior expressão e interação do público, fazendo com que a internet e as novas tecnologias abram espaços e novas formas de diálogo com o telespectador.

E, para conquistar ainda mais fãs, o Netflix é muito presente nas mídias sociais, respondendo a comentários e brincando com seus seguidores. Um exemplo de convergência, já que estende sua boa relação com o público para além de sua plataforma de filmes e séries, criando laços e proporcionando boas experiências,  fazendo o consumidor se sentir mais próximo e parte do todo.

Para Henry Jenkins (2009), “a convergência representa uma transformação cultural à medida que consumidores são incentivados a procurar novas informações e fazer conexões em meio a conteúdos de mídia dispersos.”.

adas.png

Enquanto as novas temporadas e episódios não chegam, a gente se diverte assistindo novamente os episódios antigos que estão disponíveis no Netflix!


ARTIGO USADO:

http://www.ufjf.br/facom/files/2013/05/Monografia-De-Olho-na-tela-O-consumo-de-s%C3%A9ries-de-TV-norte.pdf

AUTORES USADOS:

João Vicente e Henry Jenkins


LINKS:

http://www.digai.com.br/2015/07/143916-series-de-tv-aula-de-redes-sociais/

http://pipocamoderna.com.br/2016/07/prison-break-revival-da-serie-ganha-novo-trailer-e-primeira-cena-inedita/

http://www.ligadoemserie.com.br/2016/08/netflix-confirma-que-tera-the-oc-no-catalogo/#.WAlytSSKJ4k


Redator: Beatriz Gondim
Capa: Eduardo Pagotto 
Revisora: 
Maria Luiza Cariello

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s