Youtubers e as Mídias Sociais

Você sabe o que é um youtuber? Não? Uma pessoa pode ser considerada youtuber a partir do momento em que ela grava vídeos e posta YouTube, com o intuito de compartilhar seus gostos, pensamentos, ideias, estilo de vida ou até mesmo apenas para se sentir menos sozinha.

Atualmente, as redes sociais são dominadas por essas pessoas, se você parar para observar, elas estão em toda a parte. Porém se engana quem pensa que o lugar de um youtuber ainda é apenas no Youtube: eles já estão no Facebook, Twitter, Instagram e em diversas outras redes sociais. E não para por aí! O mundo de um youtuber também já não é mais apenas a internet. Vamos pegar como exemplo o garoto de 23 anos, Júlio Cocielo, que já atinge a marca de quase 12 milhões de inscritos em seu canal.

Júlio começou seu canal em 2011, seu foco principal sempre foi o humor. Ele era um garoto simples de Osasco que usou a internet como uma nova forma de se divertir. Com o passar dos anos, Júlio Cocielo foi criando nome, conquistando seu próprio público e, consequentemente, ganhando inúmeros fã-clubes que estão espalhados por todas as redes sociais.

Ligando os pontos a uma teoria, vale lembrar da autora Lúcia Santaella. A escritora defende que, atualmente, muita coisa se constrói através da hipermídia, que é uma linguagem originada da fusão das mídias “onde as informações encontram-se vinculadas num alto grau de interconexões e o leitor pode transportar-se no tempo e no espaço mudando de dimensões e de pensamento”.

Mais uma vez, pode-se fazer um link com Júlio que, com toda a visibilidade conquistada através de seus vídeos, começou a ganhar patrocinadores, a ser chamado para fazer propagandas, a participar de eventos e a ser indicado a diversos prêmios. Ele é um dos inúmeros exemplos de youtubers que já não estão presentes apenas no mundo virtual. Hoje em dia é comum você ir a uma livraria, por exemplo, e encontrar diversos exemplares de livros de pessoas que trabalham na internet, que são youtubers. Muitas peças que entram em cartaz nos teatros de todo o Brasil e no mundo inteiro também contam com a participação deles.

Outras plataformas que já acolhem esses profissionais são o cinema e a televisão, que usam a imagem dos youtubers para ganhar mais audiência ou ter uma bilheteria maior. Cerca de 20 youtubers brasileiros (incluindo nomes como Júlio Cocielo, Thaynara OG e Felipe Castanhari) atuaram no filme Internet – O Filme que foi às salas de cinema de todo o país em fevereiro desse ano (2017). Além disso tudo, esses novos nomes de sucesso são chamados para eventos de revistas, rádios, emissoras de televisão, casamentos e aniversários de famosos e etc. Babado, né?

No ano de 2015, Júlio ganhou um troféu do Prêmio Jovem Brasileiro. Ganhou um prêmio de humor no ano de 2016, e já foi indicado a outras premiações como Meus Premios Nick, da rede Nickelodeon, em ambos os anos: 2015 e 2016. Fora as diversas outras conquistas do garoto que não caberiam se citadas todas nesse texto. O youtuber também já foi convidado para apresentar categorias de diversos prêmios e ganhou seu próprio quadro no programa Pânico na Band, o “Bate ou Regaça”, que chegou a ser o quadro de maior audiência em 2016.

E você pode estar se perguntando: Como um garoto de 23 anos e vários outros como ele conseguem tudo isso? Como atingem tanto as pessoas? Como conseguiram fazer com que várias pessoas consumissem o Youtube? O fato é que a mídia digital proporcionou uma comunicação mais segmentada, mais direcionada a um determinado público. Mas se engana quem pensa que existe apenas uma segmentação nas mídias digitais, na verdade, todos os públicos conseguem arranjar algo que seja de seu interesse, que faça mais parte da sua realidade. O mundo digital, com influenciadores digitais como youtubers, vloggers e blogueiros é regado de infinitos assuntos e conteúdos, que abrangem todos os tipos de públicos possíveis, em suas diversas segmentações. E é por esse motivo que a mídia digital hoje toma conta do dia a dia das pessoas, e esses “digital influencers” estão por toda a parte, em todas as outras mídias sociais, para se aproximar cada vez mais desse público que implora pelo seu conteúdo.

Com base nessas informações e analisando o cenário atual das mídias digitais e sociais em geral, pode-se afirmar que os youtubers realmente tomaram conta, eles são os influenciadores digitais dos dias de hoje, eles transmitem uma imagem ao seu público, divulgam ideias, expõem opiniões, falam diretamente com aqueles que têm ou querem ter um pensamento igual ao do influenciador. As pessoas já consomem as mídias procurando por esses influenciadores, por esses youtubers, querem ouvir o que eles têm a dizer, querem ser como eles, ter o que eles tem, falar o que eles falam. E é por esse motivo, por exercer toda essa influência, que os queridinhos da internet tomaram conta de todas as mídias possíveis, para atingir esse público de todas as formas e, consequentemente, ajudar também emissoras de tv, rádio e até a divulgação de outros canais que fazem parcerias.

E agora? Convencidos que o mundo já é tomado pelo digital e pelas pessoas que dele usufruem?


REFERÊNCIAS


Autora: Maria Luiza Cariello

Capa:

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s